Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 psicólogos mais famosos de todos os tempos

Top 10 psicólogos mais famosos de todos os tempos

A psicologia é um dos campos de estudo mais complexos e interessantes. A mente humana é um ponto interessante para estudo e as pessoas apenas começaram a entendê-la. Nos últimos 100 anos, as pessoas apresentaram avanços significativos em compreender o funcionamento da mente.

Alguns psicólogos antes mais conhecidos pensadores, deram uma visão sobre a amplitude e diversidade da psicologia. Cada um deles trouxe uma voz única e perspectiva diferente a este campo. Eles ajudaram as pessoas em ampliar a própria visão e solucionar os mistérios desconhecidos. Nesta seleção estão em destaque os 10 psicólogos mais famosos de todos os tempos.

10°

Anna Freud – 1895-1982

ana Freud entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
Anna Freud foi uma psicanalista britânica austríaca. Ela pode ser considerada como a fundadora da psicologia infantil psicanalítica juntamente com Melanie Klein. Ela foi a sexta criança e último filho de Sigmund Freud e Martha Bernays.

Seguindo o caminho do seu pai, ela também fez contribuições significativas na psicanálise. Os trabalhos de Anna Freud enfatizaram a importância do ego e sua adaptabilidade no ambiente social. Ela é a nonagésima nona psicóloga mais citada do século 20, segundo a pesquisa de Review of General Psychology de 2002.

Abraham Maslow – 1908-1970

Abraham Maslow entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
Todos o conhecem por hierarquia de necessidades de Maslow. Esta teoria descreveu a saúde psicológica de uma pessoa com base na satisfação de suas necessidades inatas em ordem de sua prioridade. Maslow foi um professor de psicologia em Cornell University, Brooklyn College, Brandeis University, Alliant International University, New School for Social Research e Columbia University.

Ele enfatizou sobre a importância de focar qualidades positivas nas pessoas, ao invés de tratá-las de um “saco de sintomas”. Maslow foi classificado como décimo psicólogo mais citado do século 20, segundo a pesquisa de Review of General Psychology publicada em 2002.

Erik Erikson – 1902-1994

Erik Erikson entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
O psicanalista e psicólogo de desenvolvimento americano nem sequer possui diploma de bacharel e ele é o décimo segundo mais citado psicólogo do século 20. Ele é conhecido por seu desenvolvimento psicossocial da teoria dos seres humanos. E foi altamente influenciado por Sigmund Freud e Anna Freud que também foi mencionada.

Ivan Pavlov – 1849-1936

Ivan Pavlov entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
O fisiologista é principalmente conhecido por seus trabalhos em condicionamento clássico. Pavlov tinha uma energia incomum desde sua infância. Ele tinha sido muito curioso sobre o que ele chamou de “o instinto para pesquisa”. Pavlov abandonou sua carreira religiosa para devotar sua vida à ciência. Pavlov se tornou o primeiro Premiado Nobel russo por vencer o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1904.

Albert Bandura – 1925-presente

Albert Bandura entre os psicologos mais famosos de todos os tempos

Albert Bandura é conhecido como o criador da teoria da aprendizagem social. Por quase 6 décadas, ele contribuiu de forma significativa nos campos da educação e psicologia. O renomado psicólogo foi também influente entre a transição de behaviorismo e psicologia cognitiva. As experimentações altamente populares conhecidas como experimento Bobo Doll foi também conduzido por ele. A construção teórica de auto-eficácia foi também uma criação de Albert Bandura.

Jean Piaget – 1896-1980

Jean Piaget entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
O psicólogo clínico suíço é conhecido por seus trabalhos em construtivismo, epistemologia genética, teoria de desenvolvimento cognitivo, permanência do objeto e egocentrismo. Jean Piaget enfatizou muito na educação das crianças e é também um pioneiro em desenvolvimento psicologístico da criança. Em 1934, durante seu mandato como diretor da International Bureau of Education, ele disse, “Apenas a educação é capaz de salvar as nossas sociedades de possível colapso, violento ou gradual”.

William James – 1842-1910

William James entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
William James foi o primeiro educador nos Estados Unidos a oferecer um curso de psicologia. Ele foi um filósofo e psicólogo treinado para ser um médico. Alguns o rotularam como o “Pai da Psicologia Americana”. James foi um dos principais pensadores do final do século 19. Ele é considerado um dos filósofos mais influentes que já existiram nos Estados Unidos. James foi um dos fundadores da psicologia funcional.

Carl Rogers – 1902-1987

Carl Rogers entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
Carl Rogers é um dos fundadores da abordagem humanística, ou abordagem centrada em cliente, em psicologia. Por sua pesquisa pioneira, ele foi homenageado por American Psychological Association, com Prêmio por Contribuições Científicas Distintas em 1956. Rogers é considerado a ser um dos pais fundadores da pesquisa de psicoterapia. Ele desenvolveu sua própria abordagem única para entender a personalidade e relações humanas que era a “abordagem centrada na pessoa”.

B. F. Skinner – 1904-1990

B F Skinner entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
Um psicólogo, inventor, behaviorista, autor e filósofo social, o americano Burrhus Frederic Skinner tem e será conhecido por suas contribuições por décadas. Ele tinha prestado 16 anos de seu serviço como um professor de psicologia na Universidade de Harvard. Bem conhecido como o fundador do behaviorismo moderno em psicologia, Skinner não percebeu qualquer relevância do livre-arbítrio. Ele acreditava que as ações humanas são as conseqüências das ações anteriores.

Sigmund Freud – 1856-1939

Sigmund Freud entre os psicologos mais famosos de todos os tempos
Sigmund Freud foi um neurologista austríaco que fundou a psicanálise, e é posição líder nesta seleção, dos 10 psicólogos mais famosos de todos os tempos. Este método é útil para o tratamento de psicopatologia através da expressão verbal de pensamentos entre o paciente e psicanalista. A psicologia clínica moderna desenvolveu-se como um resultado das teorias de Freud. Suas obras se espalharam pela cultura popular e pensamento contemporâneo ocidental.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Dwayne Johnson entre as pessoas mais seguidas no instagram

Top 10 pessoas com mais seguidores no Instagram

O Instagram é uma das plataformas de rede social mais populares atualmente. Nesta seleção estão …

3 Comentários

  1. Freud criou a psicanálise Freudiana exclusivamente com fins comerciais, não há nenhuma comprovação científica naquilo que ele dizia, mas assim como tem gente que defende astrologia tem gente que defende a psicanálise Freudiana. Não tenho nada contra a psicologia moderna e nem contra a psicanálise moderna, mas a Freudiana

  2. Eu considero esta lista como incompleta devido a falta do nome de Lev Vygotsky.

  3. Freud não era Psicólogo. Ele foi médico Neurologista que se dedicou a Psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *