Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 piores tsunamis da história

Top 10 piores tsunamis da história

Nesta seleção estão em destaque os 10 piores tsunamis da história. Dos tsunamis mais recentes, para aqueles que causaram destruição sem igual através dos séculos. Com número de mortes chegando às proporções trágicas, estes são não apenas os piores tsunamis do meio ambiente, mas são também os mais mortais.

10°

Grande Tsunami Yaeyama – 1771

Grande Tsunami Yaeyama entre os piores tsunamis da historia
Em 24 de abril de 1771, o Grande Terremoto Yaeyama causou a formação deste tsunami. O tsunami atingiu a ilha Ishigaki e Miyakojima do Japão e matou um total de 12.000 pessoas. A agricultura foi severamente danificada e a população diminuiu cerca de um terço do que era. O tsunami em Ishigaki teria atingido uma altura de 79.8 metros.

Monte Unzen – 1792

Monte Unzen entre os piores tsunamis da historia
A erupção de 1792 do Monte Unzen na parte ocidental de Kyushu, Japão, é a mais mortal erupção vulcânica no país. E causou um mega tsunami que atingiu 100,5 metros e matou 15.030 pessoas.

Terremoto Meiji-Sanriku – 1896

Meiji-Sanriku entre os piores tsunamis da historia
Este terremoto atingiu o Japão em um dia que o país estava celebrando o retorno dos soldados da Guerra Japonesa Sinto e o feriado Shinto. O terremoto de magnitude 7.2 que ocorreu foi pequeno, mas o tsunami que atingiu a costa de Sanriku, 35 minutos mais tarde foi muito maior.
As ondas causadas alcançaram até 38,1 metros altura e quase 9.000 casas foram destruídas. 22.070 foram relatados mortos. O Havaí também sofreu alguma destruição do tsunami, já que as ondas de 9,1 metros foram medidas ali.

Terremoto/Tsunami Arica – 1868

terremoto arica entre os piores tsunamis da historia
O terremoto de magnitude estimada de 8.5 a 9.0 próximo a Arica, então parte do Peru, agora parte do Chile, em 1868, quase destruiu toda Arica e suas cidades vizinhas. O tsunami que produziu, quase completamente destruiu a cidade portuária de Pisco. E também causou algum dano no Havaí, Nova Zelândia e Japão. Em torno de 25.674 vítimas foram registradas.

Terremoto Japonês – 1826

Terremoto japones entre os piores tsunamis da historia

As inundações do Tsunami causado pelo terremoto de 1826 que aconteceu no Japão é sexta posição nesta seleção, dos 10 piores tsunamis da história, e foi registrada quantidade absurda de 27.000 mortos.

Terremoto Hoei – 1707

Terremoto Hoei entre os piores tsunamis da historia
Este terremoto é o único a ter rompido todos os segmentos de mega impulso de Nankai simultaneamente e é o segundo maior terremoto a ter já atingido o Japão, além do terremoto de 2011, Tohoku.
A magnitude estimada do terremoto foi de 8.6. O tsunami conseqüente correu ao longo da costa sudoeste de Kochi e seguiu até uma média de 7,6 metros a 9,7 metros em alguns lugares. O total de mortos foi estimado a ser de 30.000.

Erupção de Krakatoa -1883

Erupcao de Krakatoa entre os piores tsunamis da historia
Não apenas terremotos que podem causar tsunamis monstruosos; as erupções vulcânicas fazem o mesmo também. No dia 27 de agosto de 1883, 4 grandes erupções do vulcão Krakatoa na Indonésia ocorreram, resultando em 4 diferentes tsunamis de mais de 30,4 metros de altura.
Não havia absolutamente sobreviventes na ilha de Sebesi, a ilha mais próxima ao vulcão, e os corpos foram encontrados flutuando no oceano por semanas após o evento. O total de morte foi em torno de 36.000.

Terremoto/Tsunami/Incêndio de Lisboa – 1755

lisboa entre os piores tsunami de todos os tempos
Os geólogos atualmente estimam que o terremoto de Lisboa de 1755, foi próximo a magnitude de 9, na escala de momento de magnitude. Com um epicentro no Oceano Atlântico, a cerca de 200 km de Cabo de São Vicente no sul de Portugal, o terremoto de mega impulso foi um dos terremotos mais mortais da história.
E foi seguido por incêndios e um tsunami que destruiu a maior parte de Lisboa no Reino de Portugal. O tsunami aconteceu em torno de 40 minutos após o terremoto e tomou conta do porto, centro da cidade e outras cidades próximas.
Os tsunamis tão altos quanto 20,1 metros também varreram a costa do Norte da África e atingiu ilhas sobre o Atlântico. Um tsunami de 3,04 metros também atingiu Cornwall na costa sul inglesa e Galway, na costa oeste da Irlanda. Um total de 100.000 foi relatado de mortos do desastre.

Terremoto/Tsunami Messina – 1908

messina entre os terremotos mais mortais da historia
Um terremoto de 7.1 atingiu Messina, uma cidade na ilha de Sicília, em 28 de dezembro de 1908. O terremoto sacudiu de 30 a 40 segundos e momentos depois, um tsunami de 12,1 metros de altura formou e atingiu as costas próximas.
Na época, os edifícios ali não foram feitos resistentes ao terremoto e 93% das estruturas em Messina foram destruídas. As famílias inteiras foram enterradas sob telhados pesados e detritos e estavam ainda sendo descobertas e tiradas dias depois. Outras famílias não foram sortudas e a catástrofe natural numerou em torno de 123.000 mortos.

Tsunami do Oceano Índico – 2004

oceano indico entre os piores tsunami de todos os tempos
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto lançou próximo a 23.000 bombas atômicas de tipo Hiroshima, de monte de energia, debaixo da superfície da Terra. Isso desencadeou uma série de ondas assassinas através do Oceano Índico que viajou tão rápido quanto um avião a jato.
A magnitude do terremoto de 9.0 foi o terremoto de maior magnitude em 40 anos e o tsunami que gerou viajou até 4828,03 km para África. Em torno de 229.866 foram encontrados mortos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *