Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países que mais contribuem para o aquecimento global

Top 10 países que mais contribuem para o aquecimento global

Todos os países poluem, mas alguns emitem níveis mais altos de dióxido de carbono do que outros. Nesta seleção estão em destaque os 10 países que mais contribuem para o aquecimento global.
Para esta seleção, são considerados os níveis de CO2 publicados pelo banco de dados de emissão da Global Atmospheric Research. Os números de 2015 ainda não estão disponíveis, então são levados em conta os totais de emissão de 2014.

10°

Brasil – Emissões 501.102,85 Ktons CO2

brasil paises que mais contribuem para o aquecimento global
O Brasil ocupa uma posição interessante quando se trata de aquecimento global. Por um lado, o país ocupa a décima posição entre os países responsáveis pelo aquecimento global, como uma das maiores economias. Por outro lado, é lar para um dos maiores ecossistemas e florestas, Amazônia.

Canadá – Emissões 565.991,53 Ktons CO2

canada paises que mais contribuem para o aquecimento global
O governo canadense planeja trabalhar com cientistas e seguir seus conselhos com base na evidência disponível sobre o aquecimento global. E deseja implementar políticas que contribuam para uma economia de baixo carbono, incluindo atribuição de preço ao carbono.
Como os efeitos de alterações climáticas se tornam mais agudos, diz-se que as florestas canadenses estão entre as mais vulneráveis, o que afetaria as inúmeras espécies e ecossistemas.

Coréia do Sul – Emissões 610.065,60 Ktons CO2

coreia do sul paises que mais contribuem para o aquecimento global
610 milhões de toneladas de emissões de CO2 em 2014, são números realmente grandes e que afeta o clima local, assim como a situação global.
Vários poluentes e gases de efeito estufa causados pela industrialização da área, assim como o aumento da população impactaram o país em muitas maneiras. O país tem um plano para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2030.

Irã – Emissões 618.197,22 Ktons CO2

ira paises que mais contribuem para o aquecimento global
As ondas de calor têm sido mais freqüentes no Irã. A situação é tão grave que até 2100, se as emissões de carbono não forem cortadas, a costa iraniana, Qatar, Dubai e outras áreas nas proximidades poderiam se tornar inabitáveis.

Alemanha – Emissões 767.145,57 Ktons CO2

alemanha paises que mais contribuem para o aquecimento global

Na realidade, o país tem trabalhado duro para mudar sua principal fonte de energia para fontes renováveis. No último ano, a Alemanha anunciou que 78% de toda eletricidade do país vem de fontes de energia renováveis.
As emissões do país estão caindo e a tendência também, espera-se, que continue nos próximos anos. Afinal, o país planeja cortar as emissões de gases de efeito estufa até 2020 e até 95% em 2050, mudando para energia renovável em todos os setores.

Japão – Emissões 1.278.921,81 Ktons CO2

japao paises que mais contribuem para o aquecimento global
As emissões de dióxido de carbono do Japão atingiram 1.2 bilhões de toneladas em 2014, o que é um grande número. Não apenas o país é um dos maiores contribuintes do planeta para o aquecimento global, mas é também uma das nações que são mais afetadas pelas mudanças no clima.
O calor extremo, as tempestades e aumento dos níveis de água são apenas alguns dos efeitos já se fazendo conhecidos no Japão. Até 2030, o Japão deseja reduzir suas emissões de dióxido de carbono em 26%.

Rússia – Emissões 1.766.427,27 Ktons CO2

russia paises que mais contribuem para o aquecimento global
A mudança climática está quase sendo de percepção por muitos cantos da Rússia, especialmente considerando o quanto enorme o país realmente é. No entanto, os governos russos tomaram isso para além de si, executando políticas que visam diminuir as emissões de gases de efeito estufa, tanto quanto possível.
Atualmente, o país promete manter seu plano em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 25 a 30% abaixo em relação aos níveis do ano 1990.

Índia – Emissões 2.341.896,77 Ktons CO2

india paises que mais contribuem para o aquecimento global
Felizmente, a Índia tem um plano parecido ao de outros estados, buscando diminuir suas emissões de gás de efeito estufa por 33 a 35% dos níveis de 2005, até 2030. O governo também determinou o mesmo prazo para atrair mais de sua energia das fontes renováveis, determinando 40% como o alvo.

Estados Unidos – Emissões 5.334.529,74 Ktons CO2

estados unidos paises que mais contribuem para o aquecimento global
Na realidade, em 2014, o país concluiu que mais de 5.3 bilhões de toneladas de CO2 foram lançada na atmosfera. Para efeitos de comparação, apenas 28 estados membros da União Européia geraram 3.4 bilhões de toneladas de CO2 no mesmo ano.
Como se finalmente acordasse de um sono profundo, o Estados Unidos apresentou uma proposta ambiciosa, buscando reduzir as emissões de dióxido de carbono em 32% dos níveis de 2005 até 2030, aumentando sua utilização de energia renovável em 30% no mesmo ano.

China – Emissões 10.540.749,59 Ktons CO2

china paises que mais contribuem para o aquecimento global
É uma situação preocupante quando se tem que usar uma máscara para sair de casa, porque o ar não é respirável, mas é o caso para milhões e milhões de pessoas na China. Segundo pesquisa, a poluição do ar no país causa 1.6 milhões de mortes prematuras a cada ano.
As emissões de CO2 na China têm sido acima de 9 bilhões de toneladas desde 2010, apesar dos esforços do país para se retratar como um dos maiores combatentes do aquecimento global. Até agora, o país deseja colocar em prática um novo sistema nacional para limitar as emissões de carbono, começando em 2017.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente …

2 Comentários

  1. No caso do Japão, infelizmente o país voltou a queimar gás e petróleo em suas usinas termelétricas com a desativação de suas centrais nucleares em 2011 devido ao acidente em Fukushima, o que contribuiu para aumentar as emissões de carbono invés de baixá-las. O governo local vem incentivando a produção de energia renovável.

  2. preocupante, mas alemanha é modelo atualmente em nao emitir poluiçao no mundo e vao melhorar ainda mais agora o resto dos paises infelismente nao tem soluçao a curto e alongo prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *