Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com maiores médias de temperatura do mundo

Top 10 países com maiores médias de temperatura do mundo

A temperatura média é uma questão bastante complexa já que depende de inúmeros fatores. Felizmente, dados meteorológicos completos e até compilados podem ser obtidas livremente em sites de banco de dados como a Weatherbase. Existe, por exemplo, o World Bank, uma organização respeitável que contém uma infinidade de bancos de dados também – um histórico das temperaturas inclusive. Com base nessas duas fontes, confira nessa seleção, os 10 países com maiores médias de temperatura do mundo.

10°

Gana – Temperatura Média Anual 26.98°C

gana entre os paises com maiores medias de temperaturas
Um dos muitos países quentes da África Ocidental, Gana é décima posição nesta seleção, dos 10 países com maiores médias de temperatura do mundo.
Não é de se admirar que o clima tropical impacte as estações seca e chuvosa neste país, e que as temperaturas médias mensais não caiam abaixo de 25°C. É basicamente posicionado no ponto central do planeta, estando em longitude entre 4° a oeste e 2° a leste, e apenas 4° ao norte do Equador.

Benim – Temperatura Média Anual 27.18°C

benin entre os paises com maiores medias de temperaturas
Outro país aberto em direção ao Golfo da Guiné, Benim encontra-se inteiramente no norte do Trópico. Se for desejado resfriar-se em Benim, tentar a parte norte do país. Evitar o período de inverno dentre dezembro e março, no entanto, porque é a época quando Harmattan, vento seco do Saara tende a causar uma série de problemas para a população local.

Sudão – Temperatura Média Anual 27.36°C

sudao entre os paises com maiores medias de temperaturas
Os desertos da Núbia e de Bayuda possui uma grande porcentagem do território tradicionalmente quente do Sudão. Desde que partes do sul do país se encontram próximas à linha do Equador, é fácil ver o quanto um território vasto consegue permanecer quente durante o ano inteiro.

Gâmbia – Temperatura Média Anual 27.39°C

gambia entre os paises com maiores medias de temperaturas
O clima é tropical e é complicado estar ali durante a estação quente e chuvosa, que vai de junho a novembro. Até maio, as temperaturas são geralmente mais baixas para um pouco de extensão, mas aquecem com pressa durante o mês mencionado.
Gâmbia teria sido um país sem litoral se não fosse pelo Oceano Atlântico. O país cortado pelo Senegal de oeste a leste, mas ainda permanece um dos menores países do continente na África.

Níger – Temperatura Média Anual 27.57°C

niger entre os paises com maiores medias de temperaturas

O deserto do Saara na verdade toma mais de 80% da área do país. O deserto, no entanto, não se estende ao sul, mas é onde o calor tropical tende a equilibrar as coisas, sendo o Níger sexta posição nesta seleção, dos 10 países com maiores médias de temperatura do mundo.

Mauritânia – Temperatura Média Anual 27.6°C

mauritania entre os paises com maiores medias de temperaturas
Outro país do Saara na África Ocidental, Mauritânia apresenta oscilações similares de temperatura como seu vizinho oriental, Níger. Enquanto tem uma faixa do Oceano Atlântico, 90% da Mauritânia se resumem ainda um deserto.
É a razão das temperaturas entre maio e setembro não caírem abaixo de 30°C, e ao contrário no Níger, não cai abaixo de 20°C também. A Mauritânia é quinta posição nesta seleção, dos 10 países com maiores médias de temperatura do mundo.

Senegal – Temperatura Média Anual 27.64°C

Senegal entre os países com maiores médias de temperaturas
Posicionado ao sul da Mauritânia, Senegal não segue através do deserto do Saara, mas suas partes do norte entram em contato com Sahel, que é uma zona de transição entre o deserto e savana.
Isto é o motivo de Senegal apresentar temperaturas mais equilibradas, mensais combinadas, mas no geral, a média anual é ainda muito quente. Se for o calor tropical do sul, o calor do deserto do norte ou clima seco, semi-árido do interior, Senegal permanece predominantemente seco, ensolarado e acima de tudo, um país quente.

Djibouti – Temperatura Média Anual 28.07°C

Djibouti entre os paises com maiores medias de temperaturas
Encontrado no Corno de África, Djibouti divide os litorais eritreu e Somali e controla o lado ocidental de Bab-el-Mandeb; a entrada sul ao Mar Vermelho. E tem um território pequeno que faz as coisas bastante simples, de clima sensato. O mês mais frio é dezembro com a temperatura média de 23.67°C, enquanto o mês mais quente é julho, com uma temperatura média de 32.38°C.

Burkina Faso – Temperatura Média Anual 28.19°C

Burkina Faso entre os países com maiores médias de temperaturas
De volta para a África Ocidental agora. Burkina Faso se encontra a norte de Gana e Benim, e oeste de Níger. As temperaturas aqui não caem abaixo de 25°C, mas as diferenças podem ser percebidas entre as partes norte e sul do país. Na realidade, Burkina Faso pode ser dividida em 3 regiões climáticas, Sahel, Sudão-Sahel, e Sudão-Guiné, de norte a sul respectivamente.

Mali – Temperatura Média Anual 28.25°C

mali entre os países com maiores médias de temperaturas
Com temperaturas mensais médias alcançando tanto quanto 33.38°C em junho, Mali é posição líder nesta seleção, dos 10 países com maiores médias de temperatura do mundo. Não é de espantar, realmente, desde que Mali faz fronteira com não menos do que 4 países que integram esta seleção, Níger, Mauritânia, Senegal e Burkina Faso.
A maioria do país é do Saara, mas as partes grandes ainda caem sob clima quente, semi-árido. O sul tropical leva um pedaço pequeno também, mas a única coisa que muda é a precipitação. As temperaturas são ainda assustadoramente altas durante o ano todo, com a média mais baixa em dezembro, de 21.65°C.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

10 Comentários

  1. hoje dia 22/06/2016 lá no norte do brasil vai fazer 31 graus

  2. Os brasileiros são mesmo bestas.
    acham que deveriam de estar em todas as listas.

    Eu sou Angolano que é muito mais quente do que o brasil pois ja estivi no Rio de Janeiro em pleno verão. sim faz calor mas nada que não se suporte com um sombra de palmeira e agua de coco.
    nem tem comparação possivel com os paises africanos.
    ou acham que no Brasil existe desertos do Shaara ou desertos da Namibia?
    e acham que os desertos se formam por fazer muito frio?

    acham que as pessaos em Africa têm a pele escura porque lhes apeteceu.

    se a ignorancia matasse muitos brsileiros já estariam mortos ao tempo.

  3. Olá,xará adriano,quero saber,mesmo o Brasil tendo uma média de 24º,é possível dessa média aumentar(em razão do aquecimento global)?

  4. Cadê o Brasil? Ptz” calor do inferno.

  5. cade o Brasil que é um verdadeiro inferno em forma de país?

  6. Só isso? E diz quente? Sei que é a média, mas em alguns desses locais não é sempre calor?

  7. no rio De janeiro É 43 no inverno 62 no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *