Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 montanhas mais altas do Brasil

Top 10 montanhas mais altas do Brasil

Desde os primórdios a humanidade anseia subir o alto da montanha sem motivo aparente. As motivações das pessoas que buscam o pico da montanha são diversos, como superação, sensação de conquista, transcendência. Infelizmente, nem todos que tentaram conseguiram, alguns ficam pelo caminho, outros se tornam estatísticas das mortes durante a escalada. A montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, também é recordista em vitimas. Ela fica a 8.848 m de altitude acima do mar.
Essas montanhas sempre permaneceu no imaginário das pessoas em várias civilizações, por meio de mitologia que fundamenta e direciona a história dos povos. Por exemplo, em folclore japonês, as montanhas são sagradas e todas têm atmosfera sobrenatural.

10°

Pedra do Sino – Altitude 2.670 m

pedra do sino entre os maiores montes do brasil
A Pedra do Sino é o local culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da cidade de Teresópolis. Os penhascos grandes e vales são incríveis, com também muitas grutas e cachoeiras. Já a montanha é muito buscada pelos praticantes de esportes aventureiros, e dispõe alguns trechos para praticar rapel e escaladas.

Morro do Couto – Altitude 2.680 m

morro do couto entre as montanhas mais altas do brasil
O Morro do Couto é localizado no Parque Nacional Itatiaia, Rio de Janeiro, na mesma área que o Pico das Agulhas Negras. Trata-se de montanha de fácil acesso, com trilhas muito conservadas e também demarcadas.
As paredes oferecem boas proteções. E a vista do topo é linda, possibilitando visão de 360 graus de Itatia inteiro, com toda a vegetação incrível, vales, quedas d’água e grutas.

Monte Roraima – Altitude 2.734,06 m

monte roraima entre as montes mais altas do brasil
O Monte Roraima é caracterizado como pico muito exótico do país. Esta montanha integra o grupo denominado tepuis, que são montanhas de desenhos raros e que iniciaram a formação há cerca de 2 bilhões de anos, sendo todas na América do Sul.
Os montes da região foram esculpidos pelo vento e chuva, e as rochas podem lembrar, algumas vezes, os desenhos de bichos e objetos. E somente 10% do pico estão em território do Brasil, com localização na Serra de Pacaraima, Roraima.

Pico do Cristal – Altitude 2.769,76 m

pico do cristal entre os picos mais altas do brasil
Esta montanha é o terceiro maior pico da Serra do Caparaó. A localização é no Parque Nacional do Caparaó, divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, em mesmo local do Pico da Bandeira e do Pico do Calçado. O nome desta montanha é pelas suas formações rochosas de quartzo, sendo determinada uma das mais bonitas montanhas da Serra do Caparaó.

Pico das Agulhas Negras – Altitude 2.792,66 m

pico das agulhas negras entre os picos mais altos do brasil

O ponto de maior altura da serra da Mantiqueira e sexto mais alto do país é o Pico das Agulhas Negras. A localização é na região alta do Parque Nacional do Itatiaia, em divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O cume da montanha é alcançado com cerca de 5 horas de caminhada no terreno rochoso por meio de bromélias, plantas rasteiras, gravatás, com exigência de bom preparo físico e determinadas técnicas verticais em certos trechos.
O nome Pico das Agulhas Negras é por muitas ranhuras compostas em bloco de rocha do pico, sendo a sombra fina e escura remetendo ao desenho de agulhas.

Pedra da Mina – Altitude 2.798,39 m

Pedra da Mina entre os picos mais altos do brasil
A Pedra da Mina é localizada na Serra da Mantiqueira, sendo o local mais alto do Estado de São Paulo, e quinto maior do país. O cume determina a divisa dos municípios de Queluz, São Paulo, e Passa Quatro, Minas Gerais, de ambos os Estados, em trecho da Mantiqueira denominado como Serra Fina.
E para alcançar o cume da Pedra da Mina, montanha em quinta posição nesta seleção, é necessário enfrentar subida íngreme, muito alta, que transforma a caminhada em bem lenta.

Pico do Calçado – Altitude 2.849 m

pico do calcado entre os picos mais altos do brasil
Esta montanha integra os picos da Serra do Caparaó, com localização em Parque Nacional do Caparaó, em divisa de estados do Espírito Santo e Minas Gerais; o Pico do Calçado é o quarto maior desta serra. A subida é considerada relativamente fácil, dispondo de uma trilha bem demarcada e quase plana, cruzando riachos e vegetação de médio e pequeno porte.

Pico da Bandeira – Altitude 2.891,98 m

pico da bandeira entre os picos mais altos do brasil
O Pico da Bandeira é a mais alta do Estado de Minas Gerais, e é determinada a mais acessível montanha do Brasil. E é possível alcançar o cume depois de algumas horas de trilha íngreme no interior do Parque Nacional do Caparaó, onde está localizada em Serra do Caparaó. O pico está entre os municípios de Alto Caparaó e Ibitirama.

Pico 31 de Março – Altitude 2.972,66 m

pico 31 de marco entre os montes mais altos do brasil
Esta montanha está situada na mesma Serra que o Pico da Neblina, a Serra do Imeri, Amazonas. E o Pico 31 de Março é somente 21 m menor do que o Pico da Neblina.
O pico foi descoberto no ano 1964, na primeira tentativa de se alcançar o cume do Pico da Neblina pela expedição militar do Brasil. Porém, o topo do Pico 31 de Março só foi atingido no ano seguinte, por outra expedição militar que também tentava alcançar o ponto mais alto do Pico da Neblina.

Pico da Neblina – Altitude 2.993,78 m

pico da neblina entre as montanhas mais altas do brasil
O Pico da Neblina é posição líder na seleção das 10 montanhas mais altas do Brasil, e dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está localizado, em Serra do Imeri, São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, em fronteira do Brasil com Colômbia e Venezuela.
O Pico da Neblina é uma das montanhas mais difíceis também. E apenas para chegar até esta montanha é preciso viagem de dias de carro, barco, e muita caminhada. E para alcançar o cume, é necessária realização de trekking que pode durar até 8 horas.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Komodo Dragon Chilli Pepper entre as pimentas mais fortes do mundo

Top 10 pimentas mais fortes do mundo

Nesta seleção são apresentadas as 10 pimentas mais fortes do mundo, segundo medição pela escala …

9 Comentários

  1. Bruno Guerreiro de Moraes

    Muito legal mesmo, o pico da neblina é surpreendente. Gostei também muito do Monte Roraima. Montanhas belas, com aspecto misterioso. Parabens pela pagina e pesquisa.

  2. sérgio fortes bortolini

    GOSTARIA DE CORRIGIR A INFORMAÇÃO DE QUE O PICO DA BANDEIRA É O MAIS ALTO DE MINAS GERAIS. O PONTO MAIS ALTO DO PICO DA BANDEIRA FICA LOCALIZADO NO ESPÍRITO SANTO E QUE NO INÍCIO DA DÉCADA DE SETENTA EXISTIA UMA CASA DE MADEIRA NO PONTO MAIS ALTO COM EMBLEMA DO ESTADO DO E.S. E O PARQUE TEM 70% DE SUA ÁREA LOCALIZADO TAMBÉM NO E.S.

  3. Cara o Brasil é formado por formamentos antigos portanto devido a sedimentação e a erosão o Brasil Não possui montanhas e sim serras, fica a dica.

  4. Olá, belas fotos e boas descrições, porém, existem 2 erros graves, a Pedra do Sino da Serra dos Órgãos não faz parte das 10 maiores, nem das 20 maiores. E as medições dos maiores picos foi atualizada, te recomendo dar uma pesquisada legal em alguns sites. Segue a lista atualizada:

    01. Pico da Neblina, Serra do Imeri, 2993,78m
    02. Pico 31 de Março, Serra do Imeri, 2972,66m
    03. Pico da Bandeira, Serra do Caparaó, 2891,98m
    04. Pico do Calçado, Serra do Caparaó, 2849,00m
    05. Pedra da Mina, Serra Fina, 2798,39m
    06. Pico das Agulhas Negras, Serra do Itatiaia, 2791,55m
    07. Pico do Cristal, Serra do Caparaó, 2769,76m
    08. Monte Roraima, Serra da Pacaraima, 2734,06m
    09. Morro do Couto, Serra das Prateleiras, 2680,00m
    10. Pedra do Sino de Itatiaia, Serra do Itatiaia, 2670,00m
    11. Pedra do Altar, Serra do Itatiaia, 2665,00m
    12. Pico dos Três Estados, Serra Fina, 2665,00m
    13. Morro da Cruz do Negro, Serra do Caparaó, 2658,00m
    14. Pedra Roxa, Serra do Caparaó, 2649,00m

  5. Tem um ERRO !! A pedra do Sino que aparece na foto é a de Itatiaia vista das Agulhas Negras .A da Serra do Orgãos é outra e não faz parte da lista!!!

  6. Aprendi na aula de geografia que não existem montanhas no Brasil então acho interessante corrigir o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *