Ínicio » Esporte » Top 10 melhores jogadores de xadrez de todos os tempos

Top 10 melhores jogadores de xadrez de todos os tempos

Não há dúvida que ao longo da história do xadrez existiram muitos jogadores excelentes que reformularam e redefiniram a forma que o jogo é executado. Eles se sobressaíram aos demais, deixando um marco na história do jogo. Confira os 10 melhores jogadores de xadrez de todos os tempos.
O critério usado é baseado em uma série de fatores, incluindo o domínio sobre contemporâneos, tempo de carreira no topo, contribuições para o xadrez e talento individual e brilho.

10°

Paul Morphy – Estados Unidos, 1837-1884

Paul Morphy entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Paul Charles Morphy foi um jogador de xadrez Americano. Ele é considerado o maior mestre de xadrez de sua era e um não oficial Campeão Mundial de Xadrez.
Ele foi um prodígio do xadrez e foi chamado de “O Orgulho e Tristeza do Xadrez”. Após aprender sozinho a jogar quando criança, assistindo membros da família jogadores, ele foi considerado um dos melhores jogadores em New Orleans com 9 anos de idade.

Wilhelm Steinitz – Áustria, 1836-1900

wilhelm steinitz entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Wilhelm Steinitz foi um jogador austríaco de xadrez e primeiro campeão mundial de xadrez, de 1886 a 1894. Steinitz perdeu seu título para Emanuel Lasker em 1894 e também perdeu a revanche em 1897. Ele foi um dos jogadores mais dominantes na história do jogo.

Viswanathan Anand – Índia, 1969-

Viswanathan Anand entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
É um grande mestre de xadrez indiano, o atual campeão mundial e jogador mais bem classificado do mundo. Anand é um dos 6 jogadores da história a quebrar a marca 2800 na lista FIDE, e aos 37 anos de idade, pela primeira vez se tornou o número 1 do mundo.
Anand se tornou o primeiro grande mestre da Índia em 1987. E foi descrito como o campeão do mundo mais versátil, como é o único jogador a ter vencido o campeonato mundial de xadrez em vários formatos.

Alexander Alekhine – Rússia, 1892-1946

alexander alekhine entre os melhores jogadores de xadrez de todos os temposalexander alekhine entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Alexander foi o quarto Campeão Mundial de Xadrez. E é muitas vezes considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos. Aos 20 anos de idade, estava entre os mais fortes jogadores de xadrez no mundo. E durante a década de 1920, venceu a maioria dos torneios que disputou. Em 1927, ele se tornou o campeão de xadrez mundial por derrotar Capablanca.

Mikhail Botvinnik – Rússia, 1911-1995

Mikhail Botvinnik entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos

Mikhail foi um Grandmaster Internacional russo e 3 vezes Campeão Mundial de Xadrez. Ele trabalhou como um engenheiro elétrico enquanto jogando xadrez de alto nível. Ele também desenvolveu um algoritmo de xadrez projetado para pensar como um jogador humano.
Jogando classe de xadrez por décadas, sendo um autor eminente de xadrez, um dos pioneiros do xadrez de computador e um mestre de xadrez em seus últimos anos, Botvinnik é amplamente considerado como o mais importante contribuinte para xadrez no século 20.

José Raúl Capablanca – Cuba, 1888-1942

Jose Raul Capablanca entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
José Raúl Capablanca foi um jogador de xadrez cubano que foi campeão mundial de xadrez de 1921 a 1927. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele foi famoso por sua excepcional habilidade de fim de jogo e velocidade para jogar.
Pelas suas realizações no mundo de xadrez, maestria sobre o tabuleiro e seu estilo de jogar relativamente simples, ele foi apelidado de Máquina de Xadrez Humana.

Bobby Fischer – Estados Unidos, 1943-2008

Bobby Fischer entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Bobby foi um jogador americano e décimo primeiro Campeão Mundial. É amplamente considerado como um dos melhores jogadores de xadrez de todos os tempos. Fischer foi também o autor do Xadrez best-selling.
Considerado uma lenda do xadrez. Aos 13 anos, Fischer se tornou famoso por seu jogo, “O Jogo do Século” contra Donald Byrne em Nova York. Aos 15 anos de idade se tornou o mais novo GM e candidato para Campeonato Mundial.

Emanuel Lasker – Alemanha, 1868-1941

Emanuel Lasker entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Emanuel foi um jogador alemão, matemático e filósofo que foi campeão mundial de xadrez por 27 anos. Em seu primeiro, Lasker foi um dos campeões mais dominantes, e ainda é considerado um dos jogadores mais fortes na história.
Seus contemporâneos afirmaram que Lasker usava jogo mental, e até se movia deliberadamente errado para confundir os adversários. Uma recente análise, no entanto, indica que ele foi à frente do seu tempo e usava uma abordagem mais flexível que seus contemporâneos. Ele publicou 5 livros e revistas de xadrez.

Anatoly Karpov – Rússia, 1951-

Anatoly Karpov entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
É um grande mestre de xadrez soviético/russo e ex-Campeão Mundial. Ele foi o oficial campeão mundial de 1975 a 1985 quando foi derrotado por Garry Kasparov.
Ele jogou 3 partidas contra Kasparov para o título de 1986 a 1990, antes de se tornar Campeão Mundial FIDE mais uma vez Kasparov rompeu de FIDE em 1993. Por suas décadas de longa data permanecendo entre a elite do mundo, Karpov é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Garry Kasparov – Rússia, 1963-

Garry Kasparov entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Nascido em Baku, Azerbaijão em 1963, Kasparov é um grande mestre de xadrez que se tornou o campeão mundial em 1985 por derrotar Anatoli Karpov. Nenhum outro jogador dominou o xadrez por tanto tempo como ele. E é considerado por muitos como o melhor jogador na história do xadrez. Garry também aparece em nossa lista das pessoas vivas mais inteligentes do mundo com um QI de 192 pontos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

maiores medalhistas olimpicos de todos os tempos

Top 10 maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos

Com encerramento da Olimpíadas do Rio, no mês de agosto, conseguimos fazer um balanço das …

18 Comentários

  1. Temos o kaizen e o kainaku.

    Exemplo: Botvinnik, Karpov são kaizen. Estudiosos que trouxeram pequenos avanços no xdreaz (de forma geral: jogo, divulgação, mídia)

    Fisher, Kaspavov, Thal são Kainaku. Trouxeram grandes mudanças no xadrez. Obrigaram os estudiosos a mudar abordagem no jogo.

    Uma contribuição para esse negócio de comparar níveis de jogo em épocas bem diferentes.

  2. Não é fácil fazer uma lista dos 10 melhores enxadristas do mundo de todos os tempos, mas eu também acho que Fischer merece uma melhor colocação. Para mim os 10 melhores são 1. Fischer, 2.Kasparov, 3. Capablanca, 4. Lasker, 5. Philidor, 6. Morphy, 7. Alekhine, 8. Botvinnik, 9. Steinitz e 10. Karpov, Philidor foi durante 50 anos foi o melhor do mundo, mas se esqueceram dele nesta publicação. Tiraria o Anand da lista.

  3. Um cara que colocava diferença de 3 pts para os demais na maioria dos campeonatos que vencia, que realmente passava por cima de td mundo, o gênio Bob Fischer tido por muitos como o maior de todos não pode ficar em 4, dois 6×0 em um torneio de candidatos por exemplo, é algo surreal, infelizmente seu temperamento e depois loucura o tiraram em pleno auge, o própio Karpov disse que teria perdido em 75. Lasker dominou em uma época carente de registros, muitos dizem que ele tinha o poder de escolher adversarios e regras, Kasparov outro gigante, fez seu dominio superando um outro gigante rival tido em Karpov, já Fischer teve mais impacto pois derrubou a dominância soviética, um inédito campeão americano categoricamente derrubando um grupo de favoritos soviéticos em plena guerra fria, como um herói solitario enfrentando um exército, outro ponto decisivo: comparando igualmente as eras do xadrez usando a media de torneios disputados, seu rate de 2785 é o maior de todos os tempos. minha lista dos 10 maiores: Fischer, Kasparov, Karpov, Capablanca, Lasker, Botvinnik, Alekhine, Anand, Steinitz e Morphy, esses dois ultimos por respeito historico pois carecem de registros assim como Lasker. Para um top 15 teriamos Tal, Spassky, Petrosian, Kramnik, Euwe.

  4. Luiz Minhoto de Mello

    Nossa quanta falta de educação nos comentários,basta dizer que não concorda e pronto.!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Como jogador de xadrez considero o Capablanca o melhor, já o Kasparov colocaria em segundo, quanto a Fischer ele foi brilhante, mas jogou muito poucas partidas, por causa de seu temperamento muito difícil, se ele disputasse o campeonato de 1975 ele teria vencido facilmente o Karpov e teria sido facilmente bi campeão, aliás até o próprio Karpov, em entrevista reconheceu que perderia o título para Fischer em 1975, caso os dois se enfrentassem, mas Karpov disse que derrotaria Fischer em 1978, pois ele estava muito mais forte do que em 1975.

  6. Eliezer Augusto Corbe

    Tranquilamente Lasker é melhor que Alekhine.

  7. Essa lista está maluca: Fischer em 4º? Fischer só pode ocupar o 1º, ou então ficar “hors concours”. Fischer é incomparável!!! Cadê Petrossian?

  8. Morphy atrás de Steinitz? Alekhine atrás de Lasker? Cadê Mikhail Tal?…Que lixo de lista…

  9. O grande erro foi colocar anand nessa lista !! E fischer em 4 ??? Alekhine atrás de lasker !!

  10. Calem a boca, seus lixos imundos! ICC é lixo! Chess.com também é outro lixo. E o cara ainda quer basear rating oficial com os ratings desses lixos dessas plataformas lixeiras. Quem é Nakamura? 3100 de rating?! Que piada!

  11. Eu ainda fico em uma lista de xadrez em 1 lugar

  12. Eu penso assim: você pode, por exemplo, fazer uma lista dos dez melhores jogadores de futebol da história e colocar o Maradona na frente do Pelé (eu não concordo mas esse é um ponto defensável). Outro mais jovem pode fazer uma lista e colocar o Messi à frente do Pelé. Um terceiro, um pouco mais velho pode colocar o Garrincha à frente do Pelé (já vi quem o faça). Alguém que tenha mais de 80, vai lá, pode até dizer: “eu não vi ele jogar mas pelo que falava meu pai eu tenho que colocar o Friedenreich à frente do Pelé”. Agora, colocar dois dos citados à frente do Pelé difícil, hein? Três? IM-POS-SÍ-VEL!

  13. Magnus está fazendo história, ainda não merece estar na lista, assim como outros jogadores top do mundo como Kraminik, Levon Aronian , Topalov entre outros. Que ele pode entrar na lista isso é óbvio, mas ainda é cedo.

    Danilo Cunha

  14. Leonardo, Noob. Leia o texto e veja em que foi baseada esta lista. Carlsen merece estar aí, claro! Mas não agora. E o Nakamura nunca ganhou nada. Quem é Nakamura? O maior site de xadrez é o icc. Chess.com é um lixo, tal como vc, noob.

  15. Na minha opinião, Magnus Carlsen deveria também estar na lista. Talvez entre Alexander Alekhine e Wiswanathan Anand.

  16. Péssima lista! e o atua campeão é Magnus Carlsen (Standard: 2876 ; Blitz: 2933) e Nakamura (Rapid: 2850)! Nakamura atingiu 3100 rating no maior site de xadrez. Chess.com
    Viswanathan Anand é o 2º no Standard, 9º Rapid e 18º Blitz).

  17. Magnus Carlsen podia ser colocado nessa lista ele vem sendo o numero 1 no xadrez e ja empatou uma vez com kasparov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *