Nos siga nas redes sociais

Esporte

Top 10 melhores jogadores de xadrez de todos os tempos

Não há dúvida que ao longo da história do xadrez existiram muitos jogadores excelentes que reformularam e redefiniram a forma que o jogo é executado. Eles se sobressaíram aos demais, deixando um marco na história do jogo. Confira os 10 melhores jogadores de xadrez de todos os tempos.
O critério usado é baseado em uma série de fatores, incluindo o domínio sobre contemporâneos, tempo de carreira no topo, contribuições para o xadrez e talento individual e brilho.

10°- Paul Morphy – Estados Unidos, 1837-1884

Paul Morphy entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Paul Charles Morphy foi um jogador de xadrez Americano. Ele é considerado o maior mestre de xadrez de sua era e um não oficial Campeão Mundial de Xadrez.
Ele foi um prodígio do xadrez e foi chamado de “O Orgulho e Tristeza do Xadrez”. Após aprender sozinho a jogar quando criança, assistindo membros da família jogadores, ele foi considerado um dos melhores jogadores em New Orleans com 9 anos de idade.

9°- Wilhelm Steinitz – Áustria, 1836-1900

wilhelm steinitz entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Wilhelm Steinitz foi um jogador austríaco de xadrez e primeiro campeão mundial de xadrez, de 1886 a 1894. Steinitz perdeu seu título para Emanuel Lasker em 1894 e também perdeu a revanche em 1897. Ele foi um dos jogadores mais dominantes na história do jogo.

8°- Viswanathan Anand – Índia, 1969-

Viswanathan Anand entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
É um grande mestre de xadrez indiano, o atual campeão mundial e jogador mais bem classificado do mundo. Anand é um dos 6 jogadores da história a quebrar a marca 2800 na lista FIDE, e aos 37 anos de idade, pela primeira vez se tornou o número 1 do mundo.
Anand se tornou o primeiro grande mestre da Índia em 1987. E foi descrito como o campeão do mundo mais versátil, como é o único jogador a ter vencido o campeonato mundial de xadrez em vários formatos.

7°- Alexander Alekhine – Rússia, 1892-1946

alexander alekhine entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Alexander foi o quarto Campeão Mundial de Xadrez. E é muitas vezes considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos. Aos 20 anos de idade, estava entre os mais fortes jogadores de xadrez no mundo. E durante a década de 1920, venceu a maioria dos torneios que disputou. Em 1927, ele se tornou o campeão de xadrez mundial por derrotar Capablanca.

6°- Mikhail Botvinnik – Rússia, 1911-1995

Mikhail Botvinnik entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Mikhail foi um Grandmaster Internacional russo e 3 vezes Campeão Mundial de Xadrez. Ele trabalhou como um engenheiro elétrico enquanto jogando xadrez de alto nível. Ele também desenvolveu um algoritmo de xadrez projetado para pensar como um jogador humano.
Jogando classe de xadrez por décadas, sendo um autor eminente de xadrez, um dos pioneiros do xadrez de computador e um mestre de xadrez em seus últimos anos, Botvinnik é amplamente considerado como o mais importante contribuinte para xadrez no século 20.

5°- José Raúl Capablanca – Cuba, 1888-1942

Jose Raul Capablanca entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
José Raúl Capablanca foi um jogador de xadrez cubano que foi campeão mundial de xadrez de 1921 a 1927. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele foi famoso por sua excepcional habilidade de fim de jogo e velocidade para jogar.
Pelas suas realizações no mundo de xadrez, maestria sobre o tabuleiro e seu estilo de jogar relativamente simples, ele foi apelidado de Máquina de Xadrez Humana.

4°- Bobby Fischer – Estados Unidos, 1943-2008

Bobby Fischer entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Bobby foi um jogador americano e décimo primeiro Campeão Mundial. É amplamente considerado como um dos melhores jogadores de xadrez de todos os tempos. Fischer foi também o autor do Xadrez best-selling.
Considerado uma lenda do xadrez. Aos 13 anos, Fischer se tornou famoso por seu jogo, “O Jogo do Século” contra Donald Byrne em Nova York. Aos 15 anos de idade se tornou o mais novo GM e candidato para Campeonato Mundial.

3°- Emanuel Lasker – Alemanha, 1868-1941

Emanuel Lasker entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Emanuel foi um jogador alemão, matemático e filósofo que foi campeão mundial de xadrez por 27 anos. Em seu primeiro, Lasker foi um dos campeões mais dominantes, e ainda é considerado um dos jogadores mais fortes na história.
Seus contemporâneos afirmaram que Lasker usava jogo mental, e até se movia deliberadamente errado para confundir os adversários. Uma recente análise, no entanto, indica que ele foi à frente do seu tempo e usava uma abordagem mais flexível que seus contemporâneos. Ele publicou 5 livros e revistas de xadrez.

2°- Anatoly Karpov – Rússia, 1951-

Anatoly Karpov entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
É um grande mestre de xadrez soviético/russo e ex-Campeão Mundial. Ele foi o oficial campeão mundial de 1975 a 1985 quando foi derrotado por Garry Kasparov.
Ele jogou 3 partidas contra Kasparov para o título de 1986 a 1990, antes de se tornar Campeão Mundial FIDE mais uma vez Kasparov rompeu de FIDE em 1993. Por suas décadas de longa data permanecendo entre a elite do mundo, Karpov é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

1°- Garry Kasparov – Rússia, 1963-

Garry Kasparov entre os melhores jogadores de xadrez de todos os tempos
Nascido em Baku, Azerbaijão em 1963, Kasparov é um grande mestre de xadrez que se tornou o campeão mundial em 1985 por derrotar Anatoli Karpov. Nenhum outro jogador dominou o xadrez por tanto tempo como ele. E é considerado por muitos como o melhor jogador na história do xadrez. Garry também aparece em nossa lista das pessoas vivas mais inteligentes do mundo com um QI de 192 pontos.

31 Comentários

31 Comments

        Deixe seu comentário!

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Popular