Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores rochas do mundo

Top 10 maiores rochas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores rochas do mundo, neste contexto, a referência é para característica geológica, como uma montanha, consistindo de uma pedra única sólida ou rocha. Um problema em encontrar a maior rocha é que o termo “monólito” é um pouco ambíguo, e nem sempre é usado essa denominação as rochas gigantes. Mas, na seqüência são apresentadas as maiores e mais interessantes rochas do planeta.

10°

Peña de Bernal

Pena de Bernal entre as maiores rochas do mundo
Peña de Bernal é a maior rocha do México localizada em San Sebastian Bernal, uma pequena cidade no estado de Queretaro. A rocha se eleva a 350 metros, acima da cidade e foi formada há cerca de 100 milhões de anos, durante o período Jurássico, quando era ao menos 3 vezes mais alta do que hoje.

Rochedo de Gibraltar

rocha de gilbratar entre as maiores rochas do mundo
Rochedo de Gibraltar é um território ultramarino do Reino Unido na costa sul da Espanha, na entrada para o mar Mediterrâneo. O monólito de calcário de 426 metros de altura é lar de 27.800 gibraltinos, e 250 macacos-de-gibraltar, os únicos primatas selvagens na Europa.
Na mitologia grega, Gibraltar foi um dos Pilares de Hércules que marcou a borda do Mediterrâneo e o mundo conhecido, sendo o Rochedo de Gibraltar nona posição nesta seleção, das 10 maiores rochas do mundo.

El Capitan

el capitan entre as maiores rochas do mundo
Um dos pontos turísticos mais famosos em Yosemite National Park, o monólito de granito El Capitan sobe quase 910 metros, verticalmente de Yosemite Valey.
É um desafio favorito entre os escaladores de rocha experientes. Em 1958, Warren J. Harding, Wayne Merry e George Whitmore foram os primeiros a escalar o Nose of El Capitan usando cordas, grampos e pinos de expansão.

Torres del Paine

torres del paine entre as maiores rochas do mundo
Torres del Paine é um parque nacional na região extremo sul da Patagônia, Chile, apresenta montanhas, lagos e geleiras. A peça central do parque são 3 Torres de Paine; monólitos de granito espetaculares moldados pelas forças do gelo glacial. O pico mais alto é de cerca de 2500 metros.

Ben Amera

Ben Amera entre as maiores rochas do mundo

O melhor segredo mantido de Mauritânia, Ben Amera está escondida no deserto aguardando ser descoberta pelo turismo de massa. Segundo algumas fontes, é o segundo maior monólito do mundo, após Uluru. Ben Amera está localizado a 5 km de Tmeimichat, uma pequena aldeia na rota do trem do deserto entre Nouadhibou e Zouerate.

Devils Tower

Devils Tower entre as maiores rochas do mundo
Subindo 386 metros acima do terreno circundante, Devils Tower é o núcleo de um antigo vulcão exposto da erosão. É localizado em Black Hills em Crook County, nordeste de Wyoming.
E foi declarado um Monumento Nacional dos Estados Unidos, quando foi escolhido como o local do ponto de encontro humano-alienígena no filme de ficção científica vencedor do Oscar de Steven Spielberg, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.

Sigiriya

Sigiriya entre as maiores rochas do mundo
Sigiriya é uma fortaleza de rocha espetacular, com altura de 370 metros, e vista para os arredores verdes da selva. É uma das maiores atrações do Sri Lanka. A rocha Sigiriya é um espigão de magma endurecido de um vulcão extinto e há tempo corroído, parecido a Devils Tower.
Por volta do quinto século a.C, foi usado como um mosteiro em um abrigo na montanha, e mais tarde se transformou em uma fortaleza de rocha pelo rei Kasyapa.

Pão de Açúcar

pao de acucar entre as maiores rochas do mundo
O Pão de Açúcar é uma das atrações turísticas mais comumente reconhecidas e procuradas no Rio de Janeiro. Situado em uma península que se projeta afora no Oceano Atlântico, a montanha sobe 396 metros, acima do nível do mar. Um teleférico leva os visitantes para o pico do Pão de Açúcar onde vistas espetaculares de Copacabana e outras praias podem ser admiradas.
O Pão de Açúcar se resume ao complexo de morros com localização no bairro da Urca e formado pelo morro do Pão de Açúcar, que oferece denominação para o complexo, formado ainda por morro da Urca e morro da Babilônia também. E juntamente com estátua do Cristo Redentor se caracteriza como o maior cartão-postal do Rio de Janeiro, e um dos mais populares do Brasil.

Zuma Rock

zuma entre as maiores rochas do mundo
A resposta da Nigéria para Uluru da Austrália, Zuma Rock situa-se no norte da capital Abuja, na Nigéria, e é facilmente observada indo pela estrada principal de Abuja para Kaduna.
Embora Uluru seja um terço mais larga, Zuma Rock é duas vezes mais alta, subindo impressionantes 725 metros acima do seu entorno. Segundo alguns observadores, um rosto de uma pessoa pode ser reconhecido na parte branca no centro da rocha.

Uluru/Ayers Rock

Uluru entre as maiores rochas do mundo
Uluru é um dos ícones naturais mais conhecidos da Austrália, localizado a 335 km a sudoeste da cidade grande mais próxima, Alice Springs. Trata-se do maior monólito do mundo. A formação de arenito de renome mundial apresenta 348 metros de altura e mede 9.4 km em circunferência.
A rocha sofre de dramáticas mudanças de cor com seu tom terracota, gradualmente mudando de azul para violeta ao pôr do sol, para vermelho flamejante nas manhãs quando o sol nasce atrás dela.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *