Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores partidos políticos do Brasil

Top 10 maiores partidos políticos do Brasil

Estão em destaque nesta seleção os 10 maiores partidos políticos do Brasil, sendo todos considerados partidos ativos e segundo o numero de filiados em maio de 2014. E no momento o país possui 32 partidos políticos legalizados no Tribunal Superior Eleitoral, das mais variadas orientações ideológicas. Além desses, ainda existem os que estão em coletas de assinaturas, para então poder fazer seu registro diante do Tribunal Superior Eleitoral. Entre eles estão o Partido Pirata, Partido Militar Brasileiro e Libertários, com ideologias novas e polemicas.

10°

Partido Popular Socialista, PPS, 23 – 464.785

PPS entre os maiores partidos politicos do brasil
O Partido Popular Socialista teve registro definitivo em 1992, e o presidente atual é Roberto Freire. O espectro político do PPS é determinado centro-esquerda, com ideologia definida por social-democracia, e socialismo Democrático.
Este partido político do Brasil apareceu da decisão de parte da executiva nacional do Partido Comunista Brasileiro, PCB, para dissolução do partido e fundação de um novo.
A criação do PPS foi frente a uma nova ordem internacional, depois da queda dos antigos modelos comunistas, final da URSS e Guerra Fria. Os principais aspectos programáticos são radicalidade democrática, nova caracterização do socialismo, com pauta em humanismo e internacionalismo.

Partido Socialista Brasileiro, PSB, 40 – 582.211

PSB entre os maiores partidos politicos do brasil
Partido Socialista Brasileiro é nona posição na seleção dos 10 maiores partidos políticos do Brasil com 582.211 filiados, e registro definitivo em 1988. O presidente atual do PSB é Carlos Siqueira, e o espectro político é definido por esquerda, com ideologia de socialismo democrático.

Partido da República, PR, 22 – 765.949

PR entre os maiores partidos politicos do brasil
PR, Partido da República, tem data de registro definitivo em 2006, e presidente atual Alfredo Nascimento. O espectro político é caracterizado por centro-direita, com ideologia de republicanismo, liberalismo social, e protecionismo.

Democratas, DEM, 25 – 1.087.613

DEM entre os maiores partidos politicos do brasil
Democratas é sétima posição na seleção dos 10 maiores partidos políticos do país, com 1.087.613 filiados. O presidente atual é José Agripino Maia, e sua data de registro definitivo foi em 1986. O espectro político é definido por centro-direita, e ideologia é conservadorismo liberal, liberalismo econômico, neoliberalismo, e democracia liberal.
O DEM com PSDB e PPS é oposição ao governo Dilma Rousseff, e é membro da Internacional Democrata Centrista, com vários outros partidos de direita. A re-fundação ocorreu em 2007, na substituição ao Partido da Frente Liberal, PFL; e já as cores determinadas oficiais são verde, branco e azul.

Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, 14 – 1.185.070

PTB entre os maiores partidos politicos do brasil

O Partido Trabalhista Brasileiro apresenta o presidente atual Benito Gama, e sua data de registro definitivo foi em 1981. O espectro político é definido por centro, com ideologia de nacionalismo, e também trabalhismo. Este partido foi fundado no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no ano 1945, com inspiração de Getúlio Vargas, o maior líder e no bojo do Queremismo.

Partido Democrático Trabalhista, PDT, 12 – 1.208.123

PDT entre os partidos politicos com mais afiliados do brasil
Este partido é quinta posição na seleção dos 10 maiores partidos políticos do Brasil, com 1.208.123 filiados. O presidente atual é Carlos Lupi, e o espectro político é centro-esquerda, com ideologia caracterizada por social democracia, humanismo, trabalhismo e getulismo. A data de registro definitivo do PDT foi 1981.

Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, 45 – 1.350.114

PSDB entre os partidos politicos com mais afiliados do brasil
O Partido da Social Democracia Brasileira possui data de registro definitivo em 1988, e presidente atual Aécio Neves. O espectro político é definido por centro-esquerda, e a ideologia de sincretismo político, parlamentarismo, e ainda Social-Democracia.

Partido Progressista, PP, 11 – 1.414.630

PP entre os partidos politicos com mais afiliados do brasil
Em terceira posição na seleção, dos 10 maiores partidos políticos do Brasil, está o Partido Progressista, com presidente atual Ciro Nogueira, e 1.414.630 filiados. A data de registro definitivo do PP foi em 1995, e o espectro político é caracterizado por centro, com ideologia progressismo, e ainda a caracterização de democracia liberal.

Partido dos Trabalhadores, PT, 13 – 1.587.882

PT entre os partidos politicos com mais afiliados do brasil
O Partido dos Trabalhadores, PT, é segunda posição na seleção dos 10 maiores partidos políticos do país, com 1.587.882 filiados. A data de registro definitivo deste partido foi em 1982, e o presidente atual é Rui Falcão. O espectro político do PT é esquerda, com ideologia socialismo democrático, reformismo.
É considerado o maior partido na Câmara dos Deputados, e foi o predileto de cerca de um quarto do eleitorado do Brasil desde 2009, segundo revista publicada no ano 2010.
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são muito reconhecidos como membros de maior destaque. Os símbolos deste partido se resumem a bandeira vermelha com estrela branca ao centro, estrela vermelha de cinco pontas, entre outros.

Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB, 15 – 2.351.936

PMDB entre os partidos politicos com mais afiliados do brasil
O PMDB é posição líder na seleção dos 10 maiores partidos políticos do Brasil, com totais 2.351.936 filiados. O presidente atual é Michel Temer, e o espectro político é definido por centro, com ideologia de democracia e sincretismo político. A data de registro definitivo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro foi de 1981.
O PMDB é considerado sucessor do Movimento Democrático Brasileiro, legenda caracterizada de oposição ao Regime Militar de 1964. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro tem maior número de prefeitos e vereadores, e a maior representação no Congresso Nacional.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 candidatos a governador mais ricos das eleições 2014

Top 10 candidatos a governador mais ricos nas eleições 2014

O patrimônio dos atuais candidatos a governador que também estavam na disputa das eleições de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *