Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores países produtores de carvão do mundo

Top 10 maiores países produtores de carvão do mundo

O carvão é a forma mais abundante e limpa de carbono disponível no planeta para produção e geração de energia. Por décadas, tem servido como uma alternativa para combustíveis fósseis e hidrocarbonetos.
Devido a sua disponibilidade maior, é muito mais barata para uso doméstico e industrial. As usinas de ferro e outras indústrias usam para a extração dos metais de seu minério.
Desde o início da década de 1880, a extração do carvão tem sido feita em escala excessiva, e ainda muitos dos países têm grandes quantidades de depósitos de carvão, que estão sendo descobertos e minados ao longo dos anos. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores de carvão do mundo.
10°

Cazaquistão

casaquistao entre os maiores paises produtores de carvao
O Cazaquistão afirmou produzir um total de 116.6 toneladas métricas de carvão no ano 2012. E provou estar a 85% da capacidade de potência instalada total no país. O país é considerado como o décimo segundo país mais consumista de carvão do mundo. E também tem 8 dos maiores depósitos do mundo. Há total de 400 depósitos no Cazaquistão.

Polônia

polonia entre os maiores paises produtores de carvao
No ano 2012, o país produziu 144.1 toneladas métricas de carvão. E depois da Alemanha, a Polônia é o segundo maior produtor de carvão na Europa inteira. Considerando que é o oitavo maior consumidor, o carvão do país é responsável pela produção de 85% da geração de eletricidade da Polônia. E tem 5.7 bilhões de toneladas de depósitos provados sob seu solo.

Alemanha

alemanha entre os maiores paises produtores de carvao
A Alemanha produziu 196.2 toneladas métricas de carvão. O país tem grandes reservas e bateu o recorde de 180 toneladas métricas de produção do carvão marrom. Portanto, se tornou o maior produtor de carvão marrom do mundo, seguido por Austrália e Rússia.

Rússia

russia entre os maiores países produtores de carvão

A Rússia se destaca com produção de 354.8 toneladas métricas de carvão anualmente. O carvão a vapor compartilha de 80% da produção total, e o restante é carvão de carbonização.
A Rússia é o maior país do mundo e classificada como o terceiro maior exportador, exportando 134 toneladas métricas de sua produção para outros países e quinto maior consumidor do mundo. A operação de mineração a céu aberto representa por 66% da produção de carvão total no mundo.

Indonésia

indonesia entre os maiores países produtores de carvão
A Indonésia se destaca com 5.5 bilhões de toneladas de reservas provadas no mundo. A produção de carvão representa 44% de sua produção de eletricidade. O centro de sua produção no país é a região do leste de Kalimantan. A maioria dos depósitos está localizada em Sumatra, leste de Kalimantan, e sul de Kalimantan.

Austrália

australia entre os maiores países produtores de carvão
Com a produção de 413 toneladas métricas de carvão em 2012, a Austrália se tornou a quarta maior produtora de carvão do mundo, nesta seleção dos 10 maiores países produtores de carvão do planeta.
Da produção total, aproximadamente 90% é exportada. E tem 76.4 bilhões de toneladas de reservas de carvão comprovadas. Em torno de 74% surge das operações a céu aberto.

Índia

india entre os maiores países produtores de carvão
Devido ao seu aumento de produção, a Índia conseguiu se destacar em produção de carvão, e sozinha é responsável por 8% do consumo global no ano 2012. A Índia gera 68% da eletricidade usando carvão. Jharkhand, Chhattisgarh, Orissa e Bengala Ocidental têm a maioria das reservas, representando 70% da produção de carvão nacional.

Estados Unidos

estados unidos entre os maiores paises produtores de carvao
Os Estados Unidos se destacam com produção de 922 toneladas métricas de carvão em 2012. Não apenas é o segundo maior produtor de carvão, mas também é o segundo maior consumidor de carvão do planeta.
Os Estados Unidos têm 25 de seus estados realizando operações de mineração de carvão. Devido à excessiva mineração e tecnologia mais nova, o país pode produzir mais do que os outros. E a maioria dos depósitos está concentrada na Bacia do Rio Powder, em Wyoming.

China

china entre os maiores paises produtores de carvao
Nos últimos 30 anos, a China manteve sua posição como a maior produtora de carvão do mundo. O país responde por 47% da produção global, produzindo 3.6 bilhões de toneladas de carvão anualmente. Também possui as maiores reservas de carvão do mundo. A China possui 12.000 minas produzindo carvão em quase 28 províncias. E responde por 80% da produção de eletricidade do país.
Detalhes interessantes sobre a República Popular da China, esta se caracteriza maior nação do planeta em área terrestre, e é determinada a terceira ou quarta maior no que diz respeito à área integral.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

maldivas entre os paises com mais ilhas do mundo

Top 10 países com mais ilhas do mundo

Uma ilha é qualquer parte da terra sub-continental que é cercada por água. Ilhas muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *