Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores países produtores de algodão do mundo

Top 10 maiores países produtores de algodão do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores de algodão do mundo até 2017. O algodão é uma das fibras comerciais mais importantes produzidas e é uma das mercadorias mais importantes importadas e exportadas pelo mundo inteiro devido aos seus usos em indústria têxtil, colchão e indústria de cama, indústria do petróleo, indústria de sabão, entre outros.

A produção anual de algodão é de surpreendentes 25 milhões de toneladas, representando 2.5% da terra arável do mundo. O cultivo de bolas de algodão é uma tarefa difícil em si, e exige muito esforço e trabalho. A invenção do processo de descaroçamento e mecanização do algodão ajudou os produtores a diminuir o trabalho e aumentar a produção. Sendo a matéria-prima mais procurada do mundo, há grande competição entre os países para a produção comercial do algodão.

10°

Turcomenistão

turcoministao entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
Sua produção anual é de 199.358 toneladas métricas. O algodão é cultivado em metade da terra irrigada do país e é irrigada pelo desvio de água do rio Amu Darya. Ahal, Mary, Chärjew, e Dashhowu são as principais regiões produtoras de algodão do Turcomenistão. 300 quilogramas por cidadão é a produção de algodão per capita, assim o Turcomenistão produz mais algodão per capita do que qualquer outro país do mundo. Uma importante fonte de renda para os habitantes e fundamental para a economia do país.
Veja também:  Top 10 maiores exportadores de milho do mundo

Argentina

argentina entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
A Argentina produz 214.371 toneladas métricas de algodão por ano cultivado ao longo da fronteira nordeste da nação. A colheita vai de meados de fevereiro a meados de julho. Apesar da falta de instalações de irrigação, a Argentina consegue aumentar sua produção com a introdução de fertilizante na região pelo Embaixador Militar dos Estados Unidos da Agricultura, Manuel Senor Rojas.

Turquia

turquia entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
A Turquia se destaca produzindo em torno de 853.831 toneladas de algodão anualmente. O governo turco aumentou os bônus de produção de algodão para incentivar a produção. As melhores técnicas de plantio e outras políticas estão ajudando os produtores a obter rendimentos mais altos.

Austrália

Australia entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
Uma quantidade estimada de 976.475 toneladas métricas de algodão anualmente. Em torno de 495 hectares de terra é usada em produção de algodão representando 17% do total de terras agrícolas da Austrália. Principalmente Queensland, em torno de Gwydir, Namoi, vales de Macquarie e NSW ao sul do rio McIntyre. São as regiões produtoras de algodão com quase 1200 fazendas.

Uzbequistão

Uzbequistao entre os maiores paises produtores de algodao do mundo

A produção anual de algodão no Uzbequistão é de 1.053.740 toneladas métricas. A renda nacional do Uzbequistão depende muito da produção de algodão. Por causa disso, o apelido do algodão no Uzbequistão é “ouro branco”. A indústria é controlada pelo estado em um nível nacional.

Paquistão

Paquistao entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
São 2.216.932 toneladas métricas de algodão são produzidas no Paquistão anualmente. A produção do algodão é integral para o desenvolvimento econômico do Paquistão. O algodão é cultivado como uma cultura industrial em 15% da terra da nação durante a estação kharif, que inclui os meses de monção de maio a agosto. As províncias de Punjab e Sindh são as regiões proeminentes produzindo algodão no Paquistão. O uso de uma melhor variedade de algodão, especialmente algodão BT aumentou a produção.

Estados Unidos

estados unidos entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
A produção total anual é de cerca de 3.598.853 toneladas métricas nos Estados Unidos, que são terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores produtores de algodão do mundo. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor e o maior exportador de algodão do mundo.

São 17 estados do país envolvidos na produção de algodão, principalmente os estados do sul e ocidentais, dominados por Texas, Califórnia, Arizona, Mississippi, Arkansas, e Louisiana são as áreas principais para produção de fibra de algodão, empregando mais de 200.000 pessoas no total.

China

china entre os maiores paises produtores de algodao do mundo
Com a produção anual de impressionantes 6.841.593 toneladas métricas, a China é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores países produtores de algodão do mundo. A Região Autônoma de Xinjiang, a Bacia do Rio Yangtze, incluindo províncias de Jiangsu e Hubei, e Huang, a Região Huai, principalmente em províncias de Hebei, Henan, e Shandong, são as regiões principais envolvidas na produção do algodão.

A transmissão de mudas, cobertura vegetal plástica, e colheita dupla de algodão-trigo são os vários métodos implementados para impulsionar a produção de algodão que traz para a China a fama de ser produtor superior no mundo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Uzbequistao entre os paises com maior taxa de alfabetizacao do mundo

Top 10 países com maior taxa de alfabetização

O ano de 2016 marcou o 50º aniversário do Dia Internacional da Alfabetização, e a …

Um comentário

  1. Eu que pensava que a maior parte do algodão do Brasil era importado da Argentina kkkkk me surpreendi ao saber que o Brasil é o 6º maior produtor e 3º maior exportador kkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

VEJA TAMBÉM!