Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores insetos do mundo

Top 10 maiores insetos do mundo

Os maiores insetos que já viveram foram os besouros como libélula, da ordem Protodonata, algumas vezes referidos como griffinflies. Eles tinham envergadura em torno de 73 cm transversalmente, e grandes mandíbulas, tornando os mesmos predadores formidáveis.
E felizmente, foram extintos há muito tempo atrás no final da Era Paleozóica. Embora insetos não possam crescer muito no mundo atual, há alguns que são, no entanto, grandes suficientes para dar até aos entomologistas experientes um grande susto. Nesta seleção estão os 10 maiores insetos do mundo, vivos atualmente.

10°

Cerambicídeo-gigante

titanus giganteus entre os maiores insetos do mundo
A floresta amazônica é lar de muitos besouros grandes, mas nenhum deles se compara em comprimento com o cerambicídeo-gigante, Titanus giganteus. Este inseto gigante tem as mandíbulas que podem facilmente encaixar um lápis ao meio, e segundo informações podem rasgar carne humana também.
Este besouro é realmente uma atração para os turistas aventureiros, e muitas agências de ecoturismo da América do Sul anunciam fotos dos mesmos em seus panfletos. E como muitos besouros, este pode emitir um som de assobio alto quando é ameaçado.

Bicho-pau Gigante

bicho-pau entre os maiores insetos do mundo
Os maiores insetos no planeta são os insetos stick ou bicho-pau, que evoluíram de uma forma bizarra para esconder-se de predadores entre galhos, ramos e folhagem. O stick gigante do sudeste da Ásia é a variedade mais longa, crescendo por até 60 cm.
E algumas espécies podem produzir um spray defensivo de pungente de cheiro, mas estes são na maioria inofensivos e são freqüentemente mantidos como pets.

Weta Gigante (Deinacrida)

weta gigante entre os maiores insetos do mundo
Endêmicos da Nova Zelândia, os wetas gigantes são enormes besouros que estão relacionados com grilos. Os maiores wetas gigantes podem pesar mais de 70 gramas, tornando os mesmos entre os insetos mais pesados do mundo. E são longos também, com corpos medindo até 10 cm, não incluindo as pernas e antenas.

Besouro Golias (Goliathus)

Goliath beetle  entre os maiores insetos do mundo
Com base em peso e volume, os besouros golias são fortes candidatos para o título de maiores insetos do planeta. Nativos da África, os machos desta espécie podem crescer até mais de 10 cm, e podem pesar até 100 gramas, em sua fase larval.
Embora eles sejam determinados a ser principalmente vegetarianos na natureza, eles mostraram um apetite voraz por proteína em cativeiro, e besouros em cativeiro são muitas vezes alimentados com comida de cachorro e gato.

Mariposa-atlas (Attacus atlas)

Mariposa atlas entre os maiores insetos do mundo

Estes insetos de tamanho de pássaro são comuns em todo o arquipélago malaio, e são as maiores mariposas do mundo. E são tão grandes que os casulos são ocasionalmente usados como bolsas em Taiwan.
A área total de suas asas podem medir 60 polegadas quadradas e a envergadura pode medir ao menos 30 cm comprimento. As lagartas atlas podem ter mais de 2.5 cm de espessura.

Vespa Caçadora

Vespa cacadora entre os maiores insetos do mundo
Estas vespas enormes são tão grandes e ferozes que são capazes de caçar e alimentar-se de tarântulas. Suas pernas têm ganchos nas extremidades que usam para trancar em suas vítimas, e o ferrão, que pode ser tão longo quanto um terço de polegada, é classificado entre os mais dolorosos do mundo.

Barata-rinoceronte

Barata-rinoceronte entre os maiores insetos do mundo
Este inseto é a barata mais pesada do mundo. E ao contrário de outras baratas, esta não tem asas, e não é considerada uma praga e possui papel importante em seu ecossistema por quebrar folhas mortas. Algumas pessoas pensam que sejam bons pets. São encontradas na Austrália, e podem viver por 10 anos e crescer mais de 7,5 cm em comprimento.

Borboleta da Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae)

Borboleta da Rainha Alexandra entre os maiores insetos do mundo
As maiores borboletas do mundo fazem jus ao nome com envergadura de até 27 cm, são terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores insetos do mundo. Encontrada apenas em regiões remotas de Papua Nova Guiné, o primeiro espécime já encontrado foi levado a baixo, usando uma espingarda.
Embora tenha sido descoberto apenas em 1906, no Ocidente, este gigante gentil é já considerado ameaçado por IUCN, principalmente por causa da invasão de desenvolvimento em seus habitats nativos, principalmente a partir de plantações de óleo de palma.

Barata-de-água (Belostomatidae)

Barata-de-agua entre os maiores insetos do mundo
São conhecidas como predadores vorazes em córregos e lagoas onde se alimentam de pequenos peixes, sapos e até cobras. As baratas-de-água podem apresentar uma mordida dolorosa, daí o apelido de mordedores do dedo do pé. Apesar do nome, elas são uma espécie de barbeiro da família Belostomatidae.
No entanto, na Tailândia são insetos considerados de boa alimentação, e são muitas vezes atraídas, colhidas e coletadas usando luzes negras que atrai os insetos.

Besouro Acteon

Besouro Acteon entre os maiores insetos do mundo
A primeira posição nesta seleção, dos 10 maiores insetos do mundo, é do besouro acteon. Megasoma acteon, outro das espécies de besouro gigante na floresta amazônica da América do Sul, pode atingir comprimentos de mais de 12.7 cm e pode crescer tão grosso como 4 cm.
E possui uma armadura formidável como a maioria dos besouros. Na realidade, principalmente em razão do seu tamanho enorme, os besouros adultos acteon quase não têm predadores naturais.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

rinoceronte negro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos

Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *