Você esta aqui: Início » Educação » Top 10 maiores ilhas do mundo

Top 10 maiores ilhas do mundo



Quando se fala em Ilhas, acaba por ser considerado como bastante comum que as pessoas já logo ou imagem aquelas que são consideradas como verdadeiramente turísticas, ou então pensam naquelas que podem ser consideradas como pequenas, onde não se possui espaço sequer para fazer uma parada para conhecer, no entanto, o fato é que nem sempre as maiores ilhas acabam por ser as mais conhecidas ou até mesmo as mais visitadas pelo fato de não possuírem condições para isto. Sendo assim, fizemos uma pequena lista com as 10 maiores ilhas do mundo para que assim você possa saciar um pouco da sua curiosidade.
Top 10 maiores ilhas:

10°

Ilha de Ellesmere

Ilha de Ellesmere
E para começar, em décimo aparece a Ilha de Ellesmere, ao qual possui uma extensão de aproximadamente 196.236 km e fica localizada na costa do Canadá. Até 2006 tinha uma população de apenas 146 pessoas. Praticamente, uma ilha deserta. Essa é apenas a terceira maior ilha desse pais, e veremos as outras nesse top 10.

Grã Bretanha

ilha Gra Bretanha
Já o nono lugar, se trata de nada mais, nada menos do que a Grã Bretanha, e possui uma área de aproximadamente 216.777 km² onde se torna possível, claro, tanto a visitação de turistas, como também de pessoas que moram na região, tendo pouca caracterização especifica de ilha como as que estamos acostumados a verificar. Ela é composta de três das quatro nações denominada de Reino Unido: Inglaterra, Escócia, e País de Gales.

Ilha Victória

Ilha Victoria
O oitavo lugar ficou reservado para a Ilha Victória, ao qual possui uma extensão de aproximadamente 217.291 km² de área e fica localizada no Canadá também, e claro, se trata de uma área na qual é considerada como bastante fria, e que é possível a visitação sem nenhum tipo de problema. Até 2006, havia uma população de 1.875 pessoas residindo na ilha.

Ilha Honshu

Ilha Honshu uma das maiores ilhas do mundo
O sétimo lugar ficou reservado para a Ilha Honshu, uma vez que possui uma extensão de aproximadamente 227.414 km². Ela fica localizada no arquipélago do Japão, e abrange três das 4 cidades maiores cidades japonesas: Tóquio (a maior), Yokohama e Osaka. A região é densamente povoada com 102 milhões de habitantes.

Ilha Sumatra

Ilha Sumatra
O sexto lugar ficou reservado para Sumatra, com cerca de 425.000 km² de extensão. Ela fica localizada na Indonésia, ao qual possui lindas paisagens, e uma área reservada para moradores e turistas, ou seja, acaba por receber uma determinada quantidade de pessoas anualmente para poder apreciar a sua beleza. É a quarta ilha mais populosa do planeta com 45 milhões de habitantes.

Ilha de Baffin

Ilha de Baffin
O quinto lugar de maior ilha do mundo acabou por ficar reservada para a Ilha de Baffin, que fica localizada no Canadá, e acaba por ter uma extensão de área de aproximadamente 507.451 km². Assim como todas as ilhas do Canadá, tem uma densidade populacional muito baixa. Com um território pouco menor que o estado da Bahia, possui 11 mil corajosos habitantes.

Ilha de Madagascar

Ilha de Madagascar
O quarto lugar da nossa lista ficou reservada para Madagascar, sim, aquela ilha do filme de animação, ao qual possui uma extensão aproximada de 578.041 km². Apesar de ser uma ilha paradisíaca, também possui uma baixa densidade populacional (30 hab/ KM²).

Ilha Bornéu

Ilha Borneu
A terceira ilha que será citada, é a de Bornéu, composta de 3 nações asiáticas, Indonésia, Malásia e Brunei. Toda a sua extensão de área é de aproximadamente 725.500 km². A população das nações somam 16.3 milhões de habitantes.

Nova Guiné

ilha Nova Guine
A segunda maior ilha do mundo é a Nova Guiné, com uma extensão de área de aproximadamente 800.00 km². A região é dividida politicamente com a metade ocidental chamada de Papua Ocidental que faz parte do continente asiático e a parte oriental conhecida por Papua-Nova Guiné que pertence a Oceania. Juntos somam 7.6 milhões de habitantes (8 hab/km²).

Ilha da Groenlândia

ilha da Groenlandia maior ilha do mundo
E para finalizar, a maior ilha do mundo é a ilha da Groenlândia, localizada na região glacial ártica da Europa, e possui uma área de nada mais nada menos do que 2.130.800 km² de área. Como pais, ela é a 12° maior pais do mundo. É até maior que o México, porém perde muito em população. Com 85% do território coberto de gelo, sua população se resume a 57 mil habitantes. Um densidade populacional de 0,02 hab/km².

4 comentários

  1. achei muito legal mais precisava, mais informações

  2. Essa lista é só de ilhas naturais? Pq pensei que a The palm Jumeirah em Dubai estaria aí… se bem que é uma ilha artificial.

  3. cara a maior ilha do mudo e a australia ou voce num sabe o q e uma ilha ?

Seu comentário é importante!