Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores forças aéreas do mundo

Top 10 maiores forças aéreas do mundo

Na época da Segunda Guerra Mundial, o combate aéreo tinha se tornado muito mais importante e a superioridade aérea desfrutada pelas potências aliadas acabou por desempenhar uma parte vital na derrota da Alemanha nazista.

Os grandes avanços tecnológicos no design de aeronaves aceleraram em parte pelos eventos da Segunda Guerra Mundial. Desde então, têm gerado uma força aérea mais eficaz e mortal em muitas nações, e em 2017 muitos países possuem uma capacidade vertiginosa de entregar destruição em massa a partir dos céus.

Mas em termos de número de aeronaves de combate disponíveis a eles, que países têm a Força Aérea mais forte em sua disposição atualmente? Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores forças aéreas do mundo.

10°

Força Aérea Alemã – 406 aeronaves de combate

forca aerea alema entre as maiores forcas aereas do mundo
A Luftwaffe alemã foi formada em 1956 como um resultado da Alemanha Ocidental se tornando um membro do Pacto da OTAN. Aliados ocidentais acreditavam que a Alemanha precisava de uma força aérea forte para combater a ameaça da União Soviética e aliados do Pacto de Varsóvia.

Embora a Luftwaffe alemã tenha menos pessoal e um orçamento mais baixo do que várias outras nações européias, mesmo diante da Força Aérea Real Britânica e a francesa, a Força Aérea da Alemanha reunificada moderna mantém o maior número de aeronave de combate de asa fixa na Europa atualmente.

Força Aérea Turca – 465 aeronaves de combate

forca aerea turquia entre as maiores forcas aereas do mundo
A Força Aérea Turca é um dos ramos mais antigos de guerra aérea de qualquer nação. Ela tem uma história que remonta a 1913 quando foi fundada pelo Império Otomano, mas a força aérea turca, como é conhecida atualmente foi criada em 1923 com a formação da República da Turquia.

Em tempos modernos, a Turquia participou na Operação de Força Deliberada da OTAN na Bósnia em 1995, e também continuou a oferecer apoio na área após a desintegração da ex-Iugoslávia, comumente oferecendo F-16’s para auxiliar no policiamento do espaço aéreo báltico na época.

Força Aérea do Paquistão – 522 aeronaves de combate

forca aerea paquistao entre as maiores forcas aereas do mundo
Em 1933 o governo colonial britânico do Paquistão criou a Força Aérea Indiana Real, RIAF, em Karachi. Após a Segunda Guerra Mundial, em que RIAF ajudou na derrota do Japão, o Paquistão ganhou independência em 1947 e a Força Aérea do Paquistão Real foi formada.

Depois que o Paquistão se tornou uma república em 1956, o prefixo real foi removido e a Força Aérea Paquistanesa, PAF, se beneficiou do programa de ajuda dos Estados Unidos, por receber 100 F-86 Sabres americanos construídos.

Força Aérea da Coréia do Norte – 691 aeronaves de combate

forca aerea coreia do norte entre as maiores forcas aereas do mundo

A secreta e volátil Coréia do Norte mantém um grande número de aeronave de combate na era moderna, quase exclusivamente fornecida por Rússia e China. O país é um dos poucos a ainda operar os antigos combatentes MiG-17 e MiG-19, embora também tenha uso dos muito mais modernos e eficazes jatos de combate MiG-23 e MiG-29.

Força Aérea da Índia – 1100 aeronaves de combate

forca aerea india entre as maiores forcas aereas do mundo
Desde que se tornou uma república em 1950, a Índia se envolveu em 4 guerras e inúmeras escaramuças fronteiriças com o vizinho Paquistão, principalmente devido ao desacordo em curso sobre o território disputado de Kashmir.

A aeronave de combate primário das forças aéreas indianas desde 2002 tem sido Sukhoi Su-30MKI de desenvolvimento russo, que incorpora os sistemas eletrônicos indianos e é customizado para uso indiano em particular.

Força Aérea do Exército de Libertação Popular – 1500 aeronaves de combate

forca aerea china entre as maiores forcas aereas do mundo
Foi formada em 1949 com a ajuda da União Soviética, pouco depois que a República Popular da China foi formada. E participou na Guerra da Coréia usando Mig-15’s com desenvolvimento soviético, e também recebeu assistência dos russos em treinamento de seus pilotos. Na década de 1980, a força aérea chinesa sofreu de vários problemas tecnológicos e se reorganizou para se tornar mais eficaz. O país mais populoso do mundo fica atrás somente da Russia e Estados Unidos no combate aéreo.

Força Aérea dos Estados Unidos – 3318 aeronaves de combate

forca aerea estados unidos entre as maiores forcas aereas do mundo
Com tensões aumentadas em todo o mundo, e um possível ressurgimento da Guerra Fria no horizonte, não é surpreendente saber que os Estados Unidos permanecem sozinhos por muito longe, a maior, melhor equipada e mais tecnologicamente avançada nação no mundo, quando se trata de capacidades de guerra aérea.

A Força Aérea dos Estados Unidos é vasta e esmagadora em termos de ativos a sua disposição. O número de mais de 1200 da frota de F-16 Fighting Falcons de USAF, que deixaria a América em quarto lugar nesta seleção com esse modelo apenas, mas que realmente é apenas a ponta do iceberg.

O orçamento militar da USAF, fundada em setembro de 1947, ultrapassa os US$ 161 bilhões anualmente. Esse orçamento excede qualquer outro orçamento militar inteiro de outras nações.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

top 10 chocantes experimentos nazistas

Top 10 chocantes experimentos nazistas

Os nazistas são possivelmente o partido político mais infame da história, como partido do governo …

Um comentário

  1. Pensei que os EUA tinham 13.000 aeronaves,e os russos cerca de 3.000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *