Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores exportadores de peixes do mundo

Top 10 maiores exportadores de peixes do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores exportadores de peixes do mundo. Para identificar os 10 países que mais exportam peixe, o passo inicial foi identificar os tipos de peixes exportados. Estes caem em 3 categorias principais, peixes frescos, peixes vivos, e peixes congelados.
Infelizmente, estes dados estavam apenas disponíveis em TradeMap. Outros produtos marinhos, como baleias, tubarões e crustáceos não foram incluídos. Além disso, a quantidade de peixes exportados foi base para esta seleção, não o valor do peixe exportado.
O número total de peixes exportados vivos, frescos e congelados determinou os lugares na seleção. A informação adicional sobre pesca foi obtida de World’s Top Exports, World Atlas e Food and Agriculture Organization. Os valores indicados são valores reais para 2015.
Segundo Food and Agriculture Organization, o crescimento na produção mundial de peixe já ultrapassa o crescimento da população global. Apenas em 2012, 90 milhões de toneladas de aquicultura foram produzidos.

10°

Dinamarca – Exportações Totais 371,517 toneladas

dinamarca entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Apesar de ser um dos países que mais exportam peixe, a renda gerada pela indústria da pesca da Dinamarca apenas contribui em torno de 0.5% da economia do país. Um fator de nota sobre a indústria de pesca dinamarquesa é a configuração “democrática” de navios, qualquer um a bordo do navio divide o valor da pesca.

Japão – Exportações Totais 388,357 toneladas

japao entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Profundamente enraizada na cultura deles, a caça às baleias no Japão foi regulamentada, geralmente com quotas auto-impostas. Nippon Suisan Kaisha e Maruha Nichiro empregam mais de 10.000 funcionários pelo mundo todo, e são as 2 maiores empresas de pesca no Japão.

Espanha – Exportações Totais 552,092 toneladas

espanha entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Outra nação que aprecia a generosidade do Atlântico Norte é a Espanha. Ela já teve a quarta maior frota de pesca do mundo, e também tinha mais de 100.000 empregados na pesca e indústrias relacionadas durante a década de 1980. As principais exportações são sardinhas, atum, bacalhau e cavala.

Taiwan – Exportações Totais 603,557 toneladas

taiwan entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Também cercada pelos mares, com o Pacífico para leste, oferece esta nação ilha acesso a alguns dos pesqueiros mais ricos do mundo. A maior parte de suas exportações é de peixe congelado, com cerca de 500,000 toneladas.

Maldivas – Exportações Totais 614,243 toneladas

maldivas entre os maiores exportadores de peixes do mundo

Com 26 atóis consistindo de milhares de ilhotas, a nação tem recursos marinhos muito abundantes, que estão também criticamente em perigo pela sobrepesca e aquecimento global, que não é um mito.

Holanda – Exportações Totais 623,034 toneladas

holanda entre os maiores exportadores de peixes do mundo
O benefício do pesqueiro rico do Mar do Norte e Atlântico Norte fez a nação um dos 10 países que mais exportam peixe do mundo, sendo quinta posição nesta seleção.
Embora uma nação pequena, uma indústria de pesca forte ajudou a gerar bilhões de dólares para a nação. O peixe congelado, principalmente cavala e arenque, são suas exportações, com mais de 50% seguindo para seus vizinhos europeus.

Estados Unidos – Exportações Totais 740,990 toneladas

estados unidos entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Os pesqueiros dos Estados Unidos são os maiores do mundo. Cobre espantosos 11.4 milhões de quilômetros quadrados, é até maior do que os Estados Unidos.
Isto é por causa da zona econômica especial exclusiva, que se estende 300 quilômetros das fronteiras de uma nação soberana. Os pesqueiros notáveis em que os Estados Unidos têm direitos estão no Golfo do México, Mar do Caribe, entre outros.

China – Exportações Totais 1,099,391 toneladas

china entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Uma grande população precisa de muitos recursos. Infelizmente, a China tem estado envolvida em disputas territoriais com seus vizinhos asiáticos sobre o Mar da China Meridional.
No entanto, a potência asiática tem mais de 14 milhões de pescadores, e sua pesca todos os dias termina principalmente nos Estados Unidos, Japão e Hong Kong. Os peixes congelados compõem a maior parte de suas exportações de peixe.

Rússia – Exportações Totais 1,197,886 toneladas

russia entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Ter a quarta maior costa do mundo ajuda a ser o segundo maior exportador de peixes do mundo, o caso da Rússia. Este país se destaca assim devido ao tamanho absoluto de suas águas costeiras e territoriais, que não inclui sua zona econômica fora de suas fronteiras.
Somando a isto está um número de lagos interiores como o Mar Cáspio, que é o maior lago do mundo, e Lago Baikal, o lago mais profundo do planeta, sendo a Rússia segunda posição nesta seleção.

Noruega – Exportações Totais 1,959,181 toneladas

noruega entre os maiores exportadores de peixes do mundo
Este lindo país escandinavo não apenas se orgulha das paisagens dramáticas, mas também dos recursos marinhos abundantes. Com pesqueiros ricos no Atlântico Norte, a Noruega é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores exportadores de peixes do mundo, com total de exportações em 1,959,181 toneladas, o que impressiona.
O salmão e truta foram as 2 maiores importações de peixe do país, e 65% de suas exportações seguem para o mercado da União Européia. Surpreendentemente, o peixe fresco compõe a maior parte de suas exportações.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

china entre os maiores paises produtores de ferro do mundo

Top 10 maiores países produtores de ferro do mundo

A Terra tem sido abençoada com muitos metais e não-metais que estão sendo usados pelos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *