Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores explosões provocadas pelo homem em todos os tempos

Top 10 maiores explosões provocadas pelo homem em todos os tempos

Nesta seleção estão as 10 maiores explosões provocadas pelo homem em todos os tempos. Nenhuma outra força simboliza o poder destruidor e absoluto que a humanidade criou na maneira que as armas nucleares o fizeram.
Apesar de muitos países terem realizado testes nucleares, apenas os Estados Unidos e a URSS testaram armas nucleares maiores do que 10 megatons. Para escala, estas armas são ao menos 500 vezes tão fortes como a bomba usada sobre Nagasaki.
Para determinar a escala do tamanho das maiores explosões nucleares da história, foi usado o Nukemap de Alex Wellerstein. Nos mapas, o primeiro anel de explosão é a bola de fogo, seguida pelo raio de radiação. No raio rosa, quase todos os edifícios são demolidos e as fatalidades se aproximam de 100%.
No raio cinza, os edifícios mais fortes iriam resistir à explosão, mas as lesões são quase universais. No raio laranja, as pessoas com pele exposta sofreriam de queimaduras de terceiro grau, e materiais inflamáveis pegariam fogo, levando a possíveis tempestades de fogo.

10°

Ivy Mike

ivy mike entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
No dia primeiro de novembro de 1952, os Estados Unidos testaram Ivy Mike sobre as Ilhas Marshall. Ivy Mike era a primeira bomba de hidrogênio do mundo e tinha um rendimento de 10.4 megatons, quase 700 vezes tão forte como as bombas usadas em Hiroshima.
A detonação de Ivy Mike foi tão poderosa que vaporizou a Ilha Elugelab, onde foi detonada, deixando em seu lugar uma cratera de 49,98 metros de profundidade. A nuvem de cogumelo da explosão viajou 48,28 km para a atmosfera.

Castle Romeo

castle romeo entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
Romeo foi o segundo teste nuclear dos Estados Unidos da série Castle, que foram conduzidos em 1954. Todas as detonações ocorreram sobre Atol de Bikini. Castle Romeo foi o terceiro teste mais poderoso da série e teve um rendimento de 11 megatons.
Romeo foi o primeiro dispositivo a ser testado em uma barcaça sobre água aberta ao invés de recife, já que os Estados Unidos estavam lentamente esgotando das ilhas para testar armas nucleares. A explosão teria incinerado tudo dentro de 4.94 km².

Teste Soviético #123

testes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homemtestes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
Em 23 de outubro de 1961, os soviéticos realizaram o teste nuclear #123 sobre Novaya Zemlya. O teste #123 usou uma bomba nuclear de 12.5 megatons. Uma bomba deste tamanho incineraria tudo dentro de 5,46 km² causando queimaduras de terceiro grau em 3390,29 km². A metragem ou fotografias deste teste nuclear não foram liberadas.

Castle Yankee

Castle Yankee entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
Castle Yankee, a segunda mais forte dos testes da série Castle, foi conduzida no dia 4 de maio, em 1954. A bomba era de 13.5 megatons, e sua precipitação atingiu a Cidade do México, em torno de 11.426,34 quilômetros de distância, dentro de 4 dias.

Castle Bravo

Castle bravo entre as maiores explosoes provocadas pelo homem

Castle Bravo, detonada em 28 de fevereiro de 1954, foi a primeira e maior da série Castle de testes e a maior explosão nuclear dos Estados Unidos de todos os tempos. Bravo foi antecipada como uma explosão de 6 megatons, mas ao invés, produziu uma explosão de fissão de 15 megatons.
Sua nuvem de cogumelo alcançou 34,74 quilômetros no ar. O erro de cálculo das forças armadas americanas do tamanho do teste resultou em irradiação de aproximadamente 665 habitantes das Ilhas Marshall, e a morte por envenenamento de radiação de um pescador japonês que estava a 128,74 km de distância do local da detonação.

Empate dos Testes Soviéticos #173, #174 e #147

testes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homemtestes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
De 5 de agosto a 27 de setembro de 1962, a URSS conduziu uma série de testes nucleares sobre Novaya Zemlya. Os testes #173, #174 e #147 todos se destacaram como sendo a quinta, quarta, e terceira explosões nucleares mais fortes na história.
Todas as 3 produziram explosões de cerca de 20 megatons, ou 1.000 vezes tão forte como a bomba usada em Nagasaki. Uma bomba desta força incineraria tudo dentro de 7,76 km². A metragem ou fotografias destes testes nucleares não foram liberadas.

Teste Soviético #219

testes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homemtestes 123 entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
Em 24 de dezembro de 1962, a URSS conduziu o Teste #219 sobre Novaya Zemlya. A bomba tinha um rendimento de 24.2 megatons. Uma bomba desta força incineraria tudo dentro de 9,27 km² enquanto causa queimaduras de terceiro grau em uma área de até 5.827,47 km². Não há fotos ou vídeo liberados desta explosão.

Tsar Bomba

tzar bomba entre as maiores bombas nucleares de todos os tempos
The Tsar Bomba entre as maiores explosoes provocadas pelo homem
Em 30 de outubro de 1961, a URSS detonou a maior arma nuclear já testada e criou a maior explosão provocada pelo homem na história, sendo posição líder nesta seleção. A explosão, 3.000 vezes tão forte como a bomba usada em Hiroshima, quebrou janelas de 901,23 km de distância, segundo Slate. O flash de luz da explosão foi visível em até 997,79 km de distância.
A Tsar Bomba, como o teste foi finalmente conhecido, teve um rendimento entre 50 e 58 megatons, duas vezes o tamanho da segunda maior explosão nuclear. Uma bomba deste tamanho criaria uma bola de fogo de 16,57 km² de extensão e seria capaz de dar aos humanos queimaduras de terceiro grau dentro de 10.567,15 km² do epicentro da bomba.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

8 Comentários

    • Hiroshima não foi citada por não estar entre as 10 maiores. Para se ter uma ideia, a bomba detonada lá tinha cerca de 15Kt. Ivy Mike, a décima maior, tinha 10.4 megatons, quase 700 vezes tão forte como as bombas usadas em Hiroshima. A Tsar Bomb fio 3.000 vezes tão forte como a bomba usada em Hiroshima.

  1. legal,bem loko,impolganti.. leité..

  2. Muito bom TOP 10! Tão de Parabéns!!

  3. muito legal esse top10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *