Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores espécies de cobras do mundo

Top 10 maiores espécies de cobras do mundo

As cobras são répteis rastejantes, com corpo alongado e que não apresentam patas, sendo as mais chamativas aquelas que são venenosas e também as maiores do mundo. Pelo Brasil, o registro é de mais de 370 espécies das serpentes, com tamanhos diversos, o mesmo para formatos e coloração.
Em relação ao veneno, são poucas espécies apresentando perigo para os seres humanos, mas existem as denominadas peçonhentas, com produção do veneno concentrado; as cobras peçonhentas têm dentes modificados.
Mas em relação ao tamanho que é o foco dessa seleção das 10 maiores espécies de cobras pelo mundo, é interessante notar que a serpente pode apresentar exorbitante medida, e assustadora também!

Top 10 maiores espécies de cobras do mundo

10°

Cascavel do Texas ou Cascavel-Diamante-Ocidental

Cascavel do Texas ou Cascavel-Diamante-Ocidental
Essa incrível cobra é especial originária dos EUA e também do México. Os adultos apresentam medição entre 1,2 m a 1,5 m de comprimento pelo corpo. Nos casos mais raros, a Cascavel do Texas pode apresentar mais de 1,8 m, com ocorrência até mesmo da serpente em 2,13 m totais.

Cobra de Índigo

Cobra de indigo maiores cobras
A enorme Cobra de índigo é nativa da região oriental nos Estados Unidos, e não apresenta veneno. O adulto típico tem entre 2,13 m e 2,36 m, com um exemplar já observado de 2,5 m.

Pseudonaja Textilis

Pseudonaja Textilis
A cobra Pseudonaja Textilis é da família Elapidae. O exemplar desse tipo pode ser visto pela Austrália, na área de Nova Guiné, com medição no geral, entre 1,1 m e 1,8 m. A maior já vista possuía 2,5 m de comprimento.

Surucucu ou Pico de Jaca

surucucu
A serpente Pico de Jaca é a cobra peçonha com maior tamanho na América do Sul. Os adultos da espécie apresentam crescimento em torno de 2 m a 2,5 m, mas o tamanho 3m não é muito raro.
O registro do maior tamanho, em comprimento, da cobra Pico de Jaca foi de 3,65 m, sendo a maior cobra venenosa no hemisfério ocidental. E o peso dessa cobra varia entre 3 kg a 5 kg.

Jibóia-Constritora

Jiboia-Constritora maiores cobras

Na sexta posição entre as 10 maiores espécies de cobras do mundo está essa serpente. A adulta pode atingir de 2 m a 4,5 m em comprimento. No país é possível encontrá-la, sendo a segunda maior do país.

Cobra Real

cobra real maior cobra do mundo
Em quinto lugar na seleção está a Cobra Real, maior cobra venenosa existente, com possibilidade de passar dos 6 m em comprimento, ou seja, tamanho expressivo e o mesmo valendo para o veneno.

Piton-Diamante

Piton-Diamante foto maior cobra do mundo
A espécie é encontrada pela Austrália, Nova Guiné e Indonésia. No geral, o comprimento varia de 2 m a 3 m, podendo alcançar o tamanho enorme de 6,5 m. A característica interessante das cobras é que são capazes da abertura da mandíbula para alimentação com as presas, que são bem maiores.
Esse fator é explicado pela mobilidade na mandíbula, sendo a abertura bucal maior do que 150°. A serpente apresenta as duas metades da mandíbula livres.

Píton-Indiana

Piton-Indiana
A cobra é espécie da família Phythonidae, com presença na Índia, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Mianmar e ainda Sri Lanka. O tamanho alcançado, em comprimento, por essa serpente especial é de 6 m, porém o tamanho pode marcar 8 m em alguns casos.

Sucuri-Verde

Sucuri-Verde
Em segundo lugar na seleção das 10 maiores espécies de cobras pelo mundo está a Sucuri-Verde, sendo a maior e mais popular das espécies da sucuri. É observada pela América do Sul, em regiões consideradas alagadas.
O tamanho da Sucuri-Verde pode passar dos 9 m em relação ao comprimento da cobra, e ainda ultrapassar 300 kg. No tamanho máximo, que é raro, nem a onça pintada pode matar a serpente.

Píton-Reticulada

Piton-Reticulada maiores cobras
Trata-se da maior espécie de cobra na seleção das 10 maiores serpentes, e da família dos pítons, com possibilidade para alcançar 9,5 m no comprimento. No geral, a medida fica entre 3 m e 6 m, ou seja, são enormes.
Essa maior serpente pelo mundo no quesito comprimento é também a maior nativa na Ásia. É excelente nadadora, sendo vista até mesmo em mares. O habitat natural é em florestas tropicais, ou proximidades das pradarias e também em matas. Há associação da Píton-Reticulada com rios, e observada por regiões próximas dos lagos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

rinoceronte negro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos

Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um …

23 Comentários

  1. piton reticulada é a maior cobra que existe. sucuri e anaconda são as mesmissimas coisas.

  2. Fiquei até triste , pensei q tivesse à Maior.

  3. Eu acho que a píton reticulada e a sucuri deviam ficar juntas no primeiro lugar, pois a píton é a mais comprida e a sucuri a mais pesada.

  4. agnaldo jose´dos santos

    Com certeza precisam rever os critérios de avaliação dessas cobras. Eu mesmo já vi uma sucuri preta aqui no Mato Grosso do Sul, em Bonito, com mais de 10 metros. e entre essas cobras do site pelo menos três não mereciam mesmo estar na lista das maiores.

  5. considerando que repteis crescem infinitamente desde que tenham comida e espaço, acho que o ranking ficou um pouco “apertado”

  6. Olha, uma dessa é bem maior que eu e são lindas criaturas

  7. Não é Pico de Jaca, mas sim “Bico de Jaca”. Não entendi o critério em que uma cascavel se inclui entre as 10 maiores serpentes do mundo. A sucuri pode ultrapassar 11 metros e isso foi documentado por Candido Rondon. Cobra Rei de 6 metros??? E a “Boa”? A caninana? Tá louco!

  8. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

    BEM,NESSE CASO EU DIRIA QUE A MENOR COBRA QUE EXISTE É A MINHOCA.

  9. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

    UMA OCASIÃO,CONVERSANDO COM O DICRÓ,ELE ME DISSE QUE A COBRA MAIS PERIGOSA QUE EXISTE É A SOGRA.

  10. Nem a onça pode matar uma Sucuri? rsrsss
    Sucuris são cerca de 6% do cardápio de uma onça.
    Incluindo sucuris adultas entre 7 m e 10 m de comprimento.

  11. eu sou do amazonas Manaus aqui no Brasil mesmo e eu sei que a sucuri e MUITO maior que a píton reticulada mesmo que possa ser um caso raro existi uma sucuri de 10 m de comprimento aqui mesmo no amzonas

    • Mas é assim mesmo, acontece em casos raros de uma sucuri chegar a esse comprimento, e passar, mas agora, imagina a que tamanho a reticulada pode chegar em sua aparição rara…

      • Você pode ter visto muitas sucuris mas você não viu uma reticulada e do mesmo jeito que Candido registrou uma de mais de 11m existe uma reticulada ainda viva de mais de 14m e no geral a reticulada cresce sim mais que a sucuri, por isso elas ficam em primeiro no rankin, a sucuri não é a maior aceita.

  12. E a sucuri amarela

  13. Anaconda é como é chamada a sucuri nos EUA, porém em alguns casos também pode ser referido a píton.

  14. kadê a anaconda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *