Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores descobertas médicas da história

Top 10 maiores descobertas médicas da história

A época em que vivemos, é momento em que tantos grandes avanços na medicina têm acontecido, em que as pessoas de forma geral, quase desconhece a tamanha importância de tais descobertas.
Tudo envolvido, desde o resfriado comum até a deficiência da vitamina, é agora tratado com ciência de ponta. Nesta seleção estão as 10 maiores descobertas médicas da história, e o impacto das mesmas na sociedade.

10°

Vacina MMR

vacina mmr entre as maiores descobertas médicas da história
De avanço muito controverso, a vacina MMR para tratamento de sarampo, caxumba e rubéola foi originalmente aplaudido por sua capacidade de diminuir significativamente as taxas de sarampo e seus derivados. Avacina MMR compõe esta seleção sendo décima posição das 10 maiores descobertas médicas da história.
No entanto, a controvérsia sobre a possibilidade da vacina causar autismo, levou a menos pessoas se vacinarem e ocorrer surtos de sarampo em 2013, o País de Gales vivenciou uma epidemia de sarampo. Segundo o CDC, não há relação entre a vacina MMR e o autismo.

Raio-X

raio x entre as maiores descobertas médicas da história
O inventor Wilhelm Conrad Röntgen, descobriu o raios-x por acidente quando estava se divertindo com um tubo de raio catódico. Ele ficou surpreso por ver as imagens incomuns produzidas pelos raios, usando a técnica nas mãos de sua esposa, e isso permitiu a ele ver os ossos dela e o anel de metal, mas sem carne. Röntgen apelidou isso de raio-x porque o x representava o desconhecido.
Veja também:  Top 10 terremotos mais mortais da história

Controle de Natalidade

contraceptivos entre as maiores descobertas da medicina
Outro impacto do século 19 foi uma queda nas taxas de natalidade, que coincidiram com a descoberta de um método contraceptivo eficaz. As melhorias nas ferramentas de contracepção levaram a uma redução em gravidez indesejada junto com uma redução em taxas de natalidade.

Anestésicos

anestesicos entre as maiores descobertas da medicina
Basta imaginar a cirurgia sem quaisquer drogas modernas. A descoberta dos anestésicos, que iniciou no começo do século 19, evitou que muitos pacientes apenas mordesse um pedaço de madeira durante cirurgia, como técnicas de gestão de dor. Posteriormente a cocaína, mostrou-se muito eficaz em entorpecer a dor.
Embora os primeiros anestésicos tenham sido encontrados para ter implicações para saúde, as versões modernas têm sido provadas a ser muito mais seguras e mais eficazes.

DNA

dna entre as maiores descobertas da medicina

A descoberta do DNA proporcionou a humanidade com um meio de descobrir de que as pessoas são feitas, e provou ser uma das mais importantes ferramentas na história da medicina. E muitos cientistas contribuíram para esta descoberta, mais notadamente Francis Crick e James Watson, que descobriram a estrutura em dupla hélice do DNA.

Vacina Contra Varíola

vacina variola entre as maiores descobertas da medicina
A varíola foi uma das doenças mais mortais a atingir a humanidade, causando muitas pandemias. A descoberta de uma vacina contra a varíola proporcionou alívio imenso contra esta doença.
Criado por Edward Jenner em 1798, a vacina foi baseada na descoberta de Jenner que leiteiras que tinham anteriormente apresentado varíola bovina não pegavam varíola. Isto levou Jenner a inocular pacientes com varíola bovina para prevenir um surto de varíola.
Veja também:  Top 10 países com as maiores reservas de ouro no mundo

Teoria de Germe

germe entre as maiores descobertas da medicina
Esta descoberta mudou completamente a visão dos peritos médicos sobre a propagação da doença e infecção. Antes do meio do século 16, era considerado que a doença se espalhava através do ar “ruim”. A teoria de germe mudou o foco de ar “ruim” para microorganismos como a causa de certas doenças.
Os germes podem ser vírus, bactérias, fungos ou qualquer outro organismo que infecta as células de plantas, animal, humanas, por transferir seus genes para o “hospedeiro”.

Insulina

insulina entre as maiores descobertas da medicina
A diabetes foi por muito tempo incurável, até a descoberta do uso da proteína insulina para reduzir ou mitigar as chances de morte quase determinada.
Através dos experimentos que envolviam remoção do pâncreas, a fonte de insulina, dos cães, fatiando o órgão, e administrando isso para cães diabéticos, os cientistas descobriram que os cães diabéticos mostraram letargia reduzida.
Estes experimentos foram bem sucedidos em pacientes humanos também, e os resultados desde então se tornaram uma ferramenta essencial na luta contra diabetes. A insulina é terceira posição nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história.

Penicilina

penicilina entre as maiores descobertas da medicina
Os antibióticos criados a partir da penicilina, ou mais precisamente o fungo penicillium, foram as primeiras drogas a ser eficazes contra muitas doenças graves. A penicilina é segunda posição nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história. Foi descoberto em 1928 por Alexander Fleming, este fungo que possui propriedades antibióticas iniciou a era moderna de antibióticos.
Veja também:  Top 10 países com a maior população carcerária do mundo

Fertilização In Vitro

fertilizacao in vitro entre as maiores descobertas da medicina
A fertilização in vitro, onde a fertilização do ovário pelo esperma ocorre fora do corpo humano, trouxe o que são chamados “bebês de proveta”. A fertilização in vitro é posição líder nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história.
O primeiro nascimento bem sucedido usando este método foi Louise Brown, em 1978. Robert G. Edwards, o fisiologista creditado com a técnica, foi agraciado com o Prêmio Nobel em 2010 por esta descoberta.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

tomadas entre os lugares seguros para esconder objetos de valor em sua casa

Top 10 lugares seguros para esconder objetos de valor em sua casa

Com tantos crimes acontecendo ao redor do mundo, as pessoas não podem estar seguras o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *