Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores cânions do mundo

Top 10 maiores cânions do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores cânions do mundo. Nada ilustra os poderes corrosivos constantes da água como um cânion de rio. Escavando seu caminho através da rocha sólida, às vezes ao longo de milhões de anos, os rios criam lentamente estas esculturas incríveis, vastas e naturais.

Cânions longos e profundos são lugares particulares espetaculares, como os exemplos deslumbrantes que esta seleção ilustram. A seleção e ordem destes cânions não são determinadas, porque o que constitui “o maior” pode ser medido por comprimento, profundidade ou área total. Além disso, alguns cânions no Himalaia não são acessíveis e, portanto, não são considerados.

10°

Tara River Canyon – Montenegro

Tara River Canyon entre os maiores canions do mundo
Trata-se das curvas do Tara River Canyon em Montenegro, que se estende abaixo o suficiente para fazer deste o desfiladeiro de rio mais profundo em toda a Europa. Em seu ponto mais profundo, o cânion desce a 1.300 metros, cortesia do rio Tara que se esculpe através dele.

Localizado no Parque Nacional Durmitor, Tara River Canyon é protegido e é também parte de um possível Patrimônio da Humanidade. Até dos picos mais altos, é provável ouvir o som trovejante de mais de 40 cascadas mergulhando neste incrível cânion, que tem 82 km de comprimento.

Blyde River Canyon – África do Sul

Blyde River Canyon entre os maiores canions do mundo
Blyde River Canyon na África do Sul pode não ser o maior do planeta, mas tem a distinção de ser um dos mais verdes. Bem como ostentando uma profundidade média de 762 metros, este desfiladeiro longo de 26 km é coberto em vida abundante de planta subtropical, que definitivamente acrescenta ao seu apelo. Diz-se que a parte mais profunda do cânion é a partir do topo da montanha Mariepskop abaixo para saída do rio, com baixa total de 1.372 metros.

Veja também:  Top 10 piores dores que o ser humano pode sentir

Copper Canyon – México

Copper Canyon entre os maiores canions do mundo
Estritamente falando, este cânion em Chihuahua, México não é apenas um, mas 6 cânions, que são conhecidos coletivamente como Copper Canyon. Barranca del Cobre, como é chamado em espanhol, tem seu nome por matiz verde que cobre suas paredes.

E os 6 rios responsáveis por criar estes vales incríveis fluem para o Mar de Cortez como parte do maior rio Fuerte. O cânion mais profundo no sistema, Barranca de Urique, apresenta impressionantes 1.879 metros de profundidade.

Cotahuasi Canyon – Peru

Cotahuasi Canyon entre os maiores canions do mundo
Cotahuasi Canyon despenca a 3.535 metros em seu ponto mais profundo, com localização no Peru. O cânion foi esculpido entre duas cordilheiras, Coropuna e Solimana, pelo rio Cotahuasi.

Colca Canyon – Peru

Colca Canyon entre os maiores canions do mundo

O segundo cânion do Peru na seleção é Colca Canyon. Caindo a uma profundidade de 4.160 metros, esta maravilha geográfica no sul do Peru é uma visão impressionante. É um dos cânions mais profundos do mundo, se não totalmente o mais profundo de tudo, apesar de estar sendo promovido como tal. Dito isto, Colca Canyon tem duas vezes a profundidade do Grand Canyon do Arizona, e é também um dos destinos turísticos mais visitados do Peru.

Grand Canyon – Estados Unidos

Grand Canyon entre os maiores canions do mundo
Ele pode não ser o maior cânion do mundo, embora muitas pessoas pensem que seja, mas o Grand Canyon no Arizona é sem dúvida o mais famoso. Medindo 1.828 metros de profundidade e 445 km de comprimento, este lugar majestoso é uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Kali Gandaki Gorge – Nepal

Kali Gandaki Gorge entre os maiores canions do mundo
O rio Kali Gandaki, que serpenteia através do Kali Gandaki Gorge em Nepal, é ainda mais antigo do que a cordilheira imponente do Himalaia que o rodeia. O rio é nomeado por causa da deusa hindu Kali, e suas águas revolvendo estão negras em cor, devido à presença de lama glacial.

A exata profundidade do gigante Kali Gandaki Gorge é debatida, porque nem todos concordam sobre a altura de sua borda. No entanto, se a profundidade fosse medida a partir dos picos mais altos no lado do rio abaixo, seria o cânion mais profundo do mundo, com uma profundidade em torno de 6.800 metros.

Capertee Valley – Austrália

capertee valley canyon entre os maiores canions do mundo
Capertee Valley tem localização em Nova Gales do Sul, Austrália. Este majestoso cânion é o maior na Austrália e é conhecido por sua paisagem acidentada e escarpas de arenito elevadas. Devido a sua idade, Capertee Valley não é tão profundo como alguns dos outros cânions nesta seleção, mas o que falta em profundidade compensa com tamanho absoluto. O Capertee Valley é mais largo e aproximadamente 1 km mais longo do que o Grand Canyon.

Veja também:  Top 10 maiores florestas do mundo

Yarlung Tsangpo Grand Canyon – Tibete

Yarlung Tsangpo Grand Canyon entre os maiores canions do mundo
No alto dos Himalaias, começando próximo ao sagrado Monte Kailash, um cânion poderoso serpenteia até o rio Brahmaputra no norte da Índia. Com uma profundidade média de 4.876 metros ao redor das montanhas de Namcha Barwa, e mergulhando abaixo a 6.009 metros em um ponto, o Yarlung Tsangpo Grand Canyon é muitas vezes considerado o cânion mais profundo no planeta.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 florestas mais ameaçadas do mundo

Top 10 florestas mais ameaçadas do mundo

As florestas são os lares para 80% da biodiversidade terrestre. Da flora à fauna, uma …

3 Comentários

  1. José Rodrigues Filho

    São lugares lindos que o planeta nos oferece apenas para deixar-nos deslumbrados… Gostaria de ver os Aparados da Serra, o “Quartelá” e outros canyons de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  2. JANE TADEU DA SILVA

    Lugares mais feios do mundo, não podem ser explorados pela insegurança que os locais mostram que são inabitados, a natureza os exculpius pra não serem manipulados pelos seres humanos, os estragadores da Natureza Selvagem tanto animal como florestal é os Homens, portanto não gostaria de conhecer esses lugares perigosos.

  3. No Brasil, tem os do Parque Nacional Aparados da Serra, na Serra Geral SC/RS. Muito aquém dos supracitados.
    Melhor época é em Julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *