Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores bibliotecas do mundo

Top 10 maiores bibliotecas do mundo

Algo que podemos ouvir falar com bastante frequência, é sobre a possível extinção das bibliotecas, ao qual, muitas pessoas acreditam que chegará um ponto da nossa vida, em que não teremos mais livros impressos, e tudo será feito e lido através dos computadores, ou outras formas de tecnologia, porém, não é bem assim que funciona, pois quando o assunto é uma pesquisa história, por exemplo, muitas pessoas acabam dando preferência para o bom e velho livro de prateleira, sendo assim, para aqueles que não sabem onde encontrá-los com bastante qualidade, vejamos agora mesmo quais são as 10 maiores bibliotecas do mundo.

Biblioteca do Congresso

Library of Congress usa
A primeira que iremos citar, se trata da Biblioteca do Congresso, ou no seu nome original Library of Congress. Ela fica localizada em Washington, Estados Unidos, e conta com um acervo de nada mais do que 155 milhões de exemplares, ao qual possui mais de 32 milhões de livros em 470 idiomas diferentes, 63 milhões que foram manuscritos, entre outros dados numéricos de áudio e mapas. A mesma é considerada como a maior do mundo tanto em espaço, como também em itens já catalogados.

Biblioteca Britânica

British Library
A segunda maior biblioteca do mundo a ser citada, seria a biblioteca britânica, a British Library, ao qual fica localizada em Euston Road em Londres, na Inglaterra, e ela conta com um acervo de nada mais do que 150 milhões de exemplares, e ainda conta com uma coleção de raridades com cadernos de anotações de Leonardo da Vinci e também manuscritos de Jane Austen e James Joyce, assim como também dos Beatles.

Biblioteca de Nova York

Library new york
A terceira é a biblioteca publica de Nova York, que fica localizada em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, e possui um acervo de aproximadamente 53.1 milhões de exemplares catalogados. A famosa biblioteca de Nova York também já foi cenário de filmes como “bonequinha de luxo” e também “Sex and the City”.

Biblioteca do Estado Russo

Russian State Library
A quarta biblioteca, é a do Estado Russo, localizada em Moscou na Rússia, e conta com um acervo de aproximadamente 44.4 milhões de exemplares, e claro que não podemos deixar de citar o fato de que ela contaria ainda com cerca de 275 km de prateleiras, assim como também muitos livros da antiga URSS.

Biblioteca Nacional da Rússia

Russian national Library

A quinta biblioteca seria a Nacional da Rússia, que esta fica localizada em São Petersburgo, na Rússia, e contaria com um acervo de livros de aproximadamente 36.5 milhões de exemplares. A mesma teria sido fundada em 1795 por Catarina, a Grande. E atualmente seria propriedade do governo russo.

Biblioteca Nacional da Dieta

National Diet Library
Já a sexta maior biblioteca do mundo seria a Nacional da Dieta, que fica localizada em Tóquio, no Japão, e conta com um acervo de 35.6 milhões de exemplares de livros, apesar do seu nome, ela não tem nenhum tipo de ligação com alimentação, e sim de acordo com o que é “dito”, na politica, dieta seria uma espécie de conceito de corte, ou seja, assembléia.

Biblioteca Nacional da China

national library of china
A sétima maior biblioteca do mundo seria a Nacional da China, localizada em Pequim, na China, e possui um acervo aproximado de 31.2 milhões de exemplares de livros. E ainda seria considerada como a maior da Ásia com relação a espaço.

Biblioteca Nacional da França

national library of france
A oitava biblioteca, seria na Nacional da França, que fica localizada em Paris, França, e conta com um acervo catalogado de 31 milhões de exemplares de livros, sendo que esta seria considerada ainda como a mais antiga do mundo, e foi fundada em meados de 1461.

Biblioteca Nacional da Dinamarca

national library Black Diamond
A nona biblioteca, seria a Real da Dinamarca, localizada em Copenhague, na Dinamarca, e possui um acervo de 30.2 milhões de exemplares, e pode ser chamada também como biblioteca Nacional da Dinamarca, ou biblioteca da Universidade de Copenhague.
10°

Academia Russa de Ciências

Library of the Russian Academy of Sciences
E para finalizar, a décima maior biblioteca do mundo, seria a Biblioteca da Academia Russa de Ciências, localizada em São Petersburgo, na Russia, e conta com um acervo de livros catalogados de 26.5 milhões de exemplares. Esta seria considerada como a terceira biblioteca russa, e é aberta para funcionários de instituições da academia Russa de Ciências assim como também para cidadãos que tenham ensino superior.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

krubera entre os lugares mais profundos da terra

Top 10 lugares mais profundos da Terra

Sabe-se bem que há extensões de camadas entre o solo e o núcleo sólido da …

7 Comentários

  1. Corrigindo: A Biblioteca do Congresso não fica no estado Washington fica em Washington, D.C. que embora tenham o mesmo nome ficam bem distantes uma da outra

  2. Oq tu tem contra a africa?

  3. Cadê a Fundação Biblioteca Nacional? Ela é considerada, pela UNESCO, a sétima maior Biblioteca Nacional do mundo!

  4. As maiores bibliotecas do mundo,atenção nenhuma africana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *