Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores arquipélagos do mundo

Top 10 maiores arquipélagos do mundo

O mundo é feito de terra e mar. Apesar de haver em torno de 210 países espalhados pelos 5 continentes, nem todos eles ficam atrelado ao continente. Alguns territórios de nações se encontram em uma unidade ou separadamente por água com formato de ilhas. Portanto, há 2 tipos de regiões de país, país arquipélago e país continental.

Os países continentais estão em área de terra espaçosa e tem apenas uma área de água na fronteira ao mar largo e fronteiras terrestres com muitos países. Enquanto o país arquipélago tem muitas ilhas, águas territoriais mais amplas, e às vezes sem fronteiras terrestres com países vizinhos. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores arquipélagos do mundo.

10°

Islândia

islandia entre os maiores arquipelagos do mundo
Com uma área terrestre total de 103.001 km² e uma população de cerca de 320.000, é considerado como um dos países mais pacíficos do planeta. O país é altamente dependente inteiramente de recursos renováveis para necessidades de eletricidade. A natureza vulcânica da ilha impede muitas plantas de crescerem neste país.

Cuba

cuba entre os maiores arquipelagos do mundo
A área terrestre total do país é de 110.861 km² e está localizada no Mar do Caribe, esta nação insular é muito vulnerável às tempestades, e Cuba é nona posição nesta seleção, dos 10 maiores arquipélagos do mundo.

Grã-Bretanha, Reino Unido

reino unido entre os paises com mais ilhas do mundo
A Grã-Bretanha é uma grande ilha no Oceano Atlântico Norte ao largo da costa noroeste da Europa continental. Com uma área de 209.331 km², a Grã-Bretanha é a maior ilha européia e a nona maior do mundo. Em 2011, a ilha tinha uma população de cerca de 61 milhões de pessoas, tornando-se a terceira mais populosa ilha do mundo, depois de Java na Indonésia e Honshu no Japão. A ilha da Irlanda é situada a oeste dela, e juntas estas ilhas, com mais de 1.000 ilhas menores circundantes, compreendem o arquipélago das Ilhas Britânicas.

Veja também:  Top 10 mitos e equívocos relacionados à acne

A ilha é dominada por um clima marítimo com diferenças de temperatura bastante limitadas entre as estações. Politicamente, a ilha é parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e constitui a maior parte do seu território.

A maior parte da Inglaterra, Escócia e País de Gales estão na ilha. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes se estende para incluir ilhas circundantes que formam parte da Inglaterra, Escócia e País de Gales, e é também às vezes livremente aplicado ao Reino Unido como um todo.

Nova Zelândia

nova zelandia entre os maiores arquipelagos do mundo
O país tem uma área terrestre total de 268.021 km² e tem vida marinha muito rica. A Nova Zelândia é um país desenvolvido e possui altas classificações em comparações internacionais de desempenho nacional, como saúde, educação, liberdade econômica e qualidade de vida.

Filipinas

filipina entre os maiores arquipelagos do mundo

Este país consiste de 7.107 ilhas, um dos países com mais ilhas do mundo. A área terrestre é de 299.764 km², e as Filipinas são o décimo segundo país mais populoso do mundo com cerca de 92 milhões de habitantes. As Filipinas são o segundo maior país produtor de energia geotérmica depois dos Estados Unidos.

Japão

japao entre os maiores arquipelagos do mundo
Este país do nascer do sol consiste de 4 ilhas principais e 6848 outras ilhas pequenas. Ele cobre uma área de 377.944 km² e é conhecido por sua força econômica e é lar para um vulcão ativo muito bonito, Monte Fuji.

Estado Independente da Papua Nova Guiné

papua nova guine entre os maiores arquipelagos do mundo
O país tem uma área total de 462.840 km² e tem mais de 850 línguas indígenas. Papua Nova Guiné é classificada como uma economia em desenvolvimento pelo Fundo Monetário Internacional. O forte crescimento no setor de mineração e recursos do país levou ao mesmo se tornar a sexta economia de crescimento mais rápido do mundo em 2011. É esperado uma redução no crescimento uma vez que os projetos principais de recursos entrassem em operação em 2015. No entanto, a mineração continua o principal fator econômico. Nova Guiné aparece entre as maiores ilhas do mundo.

Indonésia

indonesia entre os maiores arquipelagos do mundo
O país é feito de 17.508 ilhas, das quais cerca de 6.000 ilhas são habitadas por pessoas. Como o maior arquipélago do mundo, seu território cobre uma área de 1.919.440 km². O país tem mais de 150 vulcões ativos, incluindo Krakatoa e Tambora.

A Indonésia consiste de centenas de grupos nativos distintos étnicos e lingüísticos, com o grupo étnico maior e dominante politicamente sendo o javanês. A população é distribuída desigual em todas as ilhas dentro de uma variedade de habitats e níveis de desenvolvimento, variando de megalópoles de Jakarta para tribos isoladas no leste.

Uma identidade compartilhada se desenvolveu definida por uma linguagem nacional, diversidade étnica, pluralismo religioso dentro de uma população de maioria muçulmana, e uma história de colonialismo e rebelião.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

irlanda entre os paises com menor taxa de criminalidade do mundo

Top 10 países com menor taxa de criminalidade do mundo

Quer seja um roubo pequeno ou assalto violento, o crime prevalece frequente no planeta, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *