Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 lagos mais profundos do mundo

Top 10 lagos mais profundos do mundo

Quando se fala de lagos, a profundidade não é algo que seja regularmente considerado. No entanto, os lagos na seqüência redefiniram o termo de “profundezas”, com seus pontos mais profundos variando de 586,13 m a incríveis 1641,95 m.
Isso significa que é possível esconder uma considerável montanha submerso no lago. Não é de admirar então, que as pessoas costumam imaginá-los habitados com monstros, como o famoso Loch Ness.
Nesta seleção, o mais famoso seria Emela-ntouka ou “o assassino de elefantes”, supostamente residindo no Lago Tanganyika, entre outros lugares. Embora nenhum ataque humano tenha sido relatado, o mergulho em Tanganyika procurando por Emela-ntouka pode não ser a idéia mais inteligente, considerando sua profundidade máxima de mais de 1463,04 m.
Os lagos naturais são formados em ravinas profundas e até mesmo derivam de vales entre placas tectônicas, como Lago Baikal. À medida que as placas continuam a afastar-se umas das outras, o movimento se torna mais profundo, significando que Baikal pode aumentar sua profundidade.

10°

Lago Matano, Indonésia – Ponto Mais Profundo 590 m

Matano entre os lagos mais profundos do mundo
Lar de muitas espécies endêmicas, Matano é o lago mais profundo na Indonésia, e é décima posição nesta seleção, dos 10 lagos mais profundos do mundo. Sua localização remota manteve o mesmo bem preservado, mas os planos recentes para desenvolvimento de áreas próximas pode colocar um fim para a biodiversidade do lago.

Lago Crater, Estados Unidos – Ponto Mais Profundo 594 m

Crater entre os lagos mais profundos do mundo
Localizado em Oregon, Lago Crater é a peça central de Crater Lake National Park. É realmente uma caldeira do vulcão Mount Mazama, destruído em uma erupção cerca de 8.000 anos atrás. Não há rios fluindo ao lago ou fora dele, com a chuva e queda de neve sendo as únicas fontes de água.

Grande Lago do Escravo, Canadá – Ponto Mais Profundo 614 m

Grande Lago do Escravo entre os lagos mais profundos do mundo
Localizado nos territórios do noroeste, este lago é o mais profundo na América do Norte. Apesar de ser congelado de novembro a junho, é lar para vários assentamentos, que foram apresentados na série Ice Lake Rebels de Animal Channel.

Issyk Kul, Quirguistão – Ponto Mais Profundo 668 m

Issyk Kul entre os lagos mais profundos do mundo
Issyk Kul, significando o lago quente, porque nunca congela, apesar de ser cercado por montanhas cobertas de neve do Quirguistão, e não há quaisquer saídas de drenagem da água.

Lago Malawi, Sudeste da África – Ponto Mais Profundo 706 m

Malawi entre os lagos mais profundos do mundo

Lago Malawi contém mais espécies de peixe do que qualquer outro lago do mundo, e é o segundo mais profundo lago em relação à África, sendo seu ponto mais profundo de 706 m.

Lago O’Higgins/San Martín, Chile e Argentina – Ponto Mais Profundo 836 m

San Martin entre os lagos mais profundos do mundo
O lago mais profundo nas Américas tem dois nomes, O’Higgins no Chile, e San Martin na Argentina. Sua profundidade de 836 m faz deste lago quinta posição nesta seleção, dos 10 lagos mais profundos do mundo.

Lago Vostok, Antártida – Ponto Mais Profundo 1.000 m

Vostok entre os lagos mais profundos do mundo
Embora o cientista russo sugeriu a existência de lagos sob o gelo da Antártida no final do século 19, a existência de Vostok não foi confirmada até 1996. Tem localização a menos de 3,21 km de gelo sólido e em cima, uma estação russa de pesquisa Vostok, por isso foi nomeado desta forma.

Mar Cáspio, Ásia Central – Ponto Mais Profundo 1.025 m

mar caspio
Rodeado por 5 países, Irã, Rússia, Turcomenistão, Cazaquistão, e Azerbaijão, e sem uma saída, o mar Cáspio é o maior corpo de água não conectado com o oceano mundial. A superfície é de 1.200 km de comprimento e 450 km de largura, sendo o Cáspio o lago de maior importância no planeta. Sua extensão costeira é de cerca de 7.000 km.
O Cáspio se resume a uma das zonas de maior produção de petróleo no planeta, em específico nas águas territoriais de Azerbaijão. As pesquisas fizeram anúncio da presença de enormes reservas de petróleo em profundezas deste lago.
O Cáspio é também popular por apresentar população de esturjão, que fazem fornecimento de ovas que são transformadas em caviar. Porém, como resultado de atividades pesqueiras determinadas ilegais, a população possui atualmente seu volume muito inferior do que era anteriormente.

Lago Tanganyika, África Central – Ponto Mais Profundo 1.470 m

Lake Tanganyika maiores lagos
Uma parte dos Grandes Lagos Africanos, Tanganyika é segunda posição nesta seleção, dos 10 lagos mais profundos do mundo, não apenas em termos de profundidade, mas também por volume de água doce.

Lago Baikal, Rússia – Ponto Mais Profundo 1.642 m

lago Baikal maiores lagos do mundo
Localizado no sul da Sibéria, Baikal é o maior reservatório de água doce do mundo. E contém em torno de 20% de toda água doce não congelada no planeta. Com uma profundidade máxima de 1.642 m, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 lagos mais profundos do mundo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Komodo Dragon Chilli Pepper entre as pimentas mais fortes do mundo

Top 10 pimentas mais fortes do mundo

Nesta seleção são apresentadas as 10 pimentas mais fortes do mundo, segundo medição pela escala …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *