Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 fontes alternativas de energia renováveis

Top 10 fontes alternativas de energia renováveis

A energia usada vem de fontes diversas. As fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, são as mais comumente utilizadas, porém como o nome implica, não são fontes infinitas e eventualmente se esgotarão.
Com a taxa que as pessoas as estão usando, deixariam de existir em poucos anos. Esta é a razão de especialistas estarem à procura por fontes alternativas de energia que seja renovável. A natureza oferece diferentes recursos onde a energia poderia ser derivada. Nesta seleção estão em destaque as 10 fontes alternativas de energia renováveis.

10°

Energia das Marés

mares entre as fontes alternativas de energia renováveis
A energia das marés é a obtida das marés oceânicas e é convertida em energia. É alcançada por meio da instalação de turbinas de maré subaquática que captura o movimento das marés.
Por esse motivo, ela tem que estar localizada em um lugar com alta atividade de maré. Apesar da boa mecânica, este tipo de energia sofre com seus custos elevados. Uma das bem mais sucedidas estações de energia das marés é encontrada na França, localizada na foz do rio La Rance.

Energia das Ondas

ondas entre as fontes alternativas de energia renováveis
A energia das ondas é obtida pela determinação de geradores de energia na superfície do oceano. O vento na superfície do oceano gera as ondas. A energia do vento é então transferida para ondas, e os geradores capturam esta energia.
Outros fatores envolvidos na geração da energia incluem velocidade da onda e densidade da água. A tecnologia de energia das ondas está ainda em sua fase experimental.

Energia Solar

solar entre as fontes alternativas de energia renováveis
A energia solar é a derivada da captura da luz solar em painéis solares. A luz solar é então convertida em eletricidade. Uma vez que o sol se põe à noite, a energia gerada é então armazenada em um meio termo de armazenamento, ou transmitida para uso imediato.
O custo operacional de uma usina de energia solar tem caído e agora, mais e mais países estão empregando o uso da energia solar. O uso da energia solar está previsto a gerar uma porcentagem considerável de produção de eletricidade até 2050.

Energia Eólica

eolica entre as fontes alternativas de energia renováveis
O vento é uma fonte de energia muito eficiente, já que é muito consistente pelo planeta. A energia eólica é obtida das turbinas eólicas que extraem energia do fluxo de ar.
Esta é uma fonte alternativa de energia muito boa, já que é renovável, de baixo custo, e não produz gases de efeito estufa. Mais países estão descobrindo o potencial da energia eólica e as saídas de produção de parques eólicos têm aumentado rapidamente.

Hidroeletricidade

itaipu entre as maiores hidreletricas do mundo

A hidroeletricidade é criada por hidrelétrica. A água de fluxo veloz produz energia através de barragens ou usinas hidrelétricas e é então convertida em eletricidade. É o método de geração de energia que é amplamente usado no mundo.
Quase todos os países têm usinas hidrelétricas e está gerando uma grande parte do fornecimento de energia global. A energia hidrelétrica é também livre de gases de efeito estufa e é uma boa alternativa para combustíveis fósseis.

Energia Radiante

radiante entre as fontes alternativas de energia renováveis
A energia gerada da radiação eletromagnética é chamada de energia radiante. As fontes de energia radiante podem incluir raios-x, raios gama e calor. Nikola Tesla desenvolveu um sistema para capturar energia radiante usando uma antena e condensador.
O calor do sol é transmitido através de ondas eletromagnéticas. Uma grande quantidade de pesquisa está sendo realizada para ver o potencial da energia radiante, como uma fonte de energia confiável e renovável.

Energia Geotérmica

geotermica entre as fontes alternativas de energia renováveis
A energia geotérmica é a energia gerada do calor interno do planeta. Este calor do núcleo da Terra então produz energia para girar as turbinas para produzir eletricidade.
O conteúdo de calor no interior do planeta é muito alto, capaz de derreter algumas rochas. A energia geotérmica é uma fonte alternativa sustentável boa e somente uma pequena parte do conteúdo do enorme calor da Terra é usada.

Biomassa

biomassa entre as fontes alternativas de energia renováveis
A biomassa é obtida da matéria orgânica que armazena energia. Neste caso, é de plantas que armazena energia do sol através da fotossíntese. Os animais e seus resíduos podem também ser usados se comerem estas plantas.
A biomassa é obtida através da combustão ou por converter em biocombustível. A biomassa é amplamente usada atualmente, por causa de sua natureza sustentável e relativamente baixo custo.

Gás Natural Comprimido

gas natural entre as fontes alternativas de energia renováveis
A maioria do gás natural é combustível fóssil e é, portanto, uma fonte de energia não renovável. Este gás natural, no entanto, pode ser comprimido e armazenado em alta pressão para formar gás natural comprimido.
E são essencialmente biogás e, portanto, podem ser derivados de aterros conforme os resíduos decompõem. A produção de metano poderia também adubar do setor animal, em operações de gado ou de tratamento de águas residuais. Um grande número de países agora usa gás natural comprimido para seus veículos.

Energia Nuclear

energia nuclear entre as fontes alternativas de energia renovaveis
Ao dividir um átomo, um processo chamado fissão nuclear, a energia nuclear é formada. No momento, a energia nuclear se tornou uma das principais fontes de eletricidade em todo o mundo.
Um grande número de países agora tem vários reatores nucleares em operação, com vários outros buscando iniciar seu programa nuclear em um futuro próximo. Incidentes como o de Chernobyl levanta preocupações de segurança em relação às usinas nucleares.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

baia de guanabara entre as baias mais bonitas do mundo

Top 10 baías mais bonitas do mundo

Uma baía é livremente definida como um corpo de água parcialmente cercado por terra. Geralmente …

Um comentário

  1. José Rodrigues Filho

    E energia nuclear deveria ser colocada em 10º lugar, pois é muito perigosa para a humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *