Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola

Top 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola

A Coca-Cola é mundialmente popular, refrigerante carbonado comercializado pelo planeta inteiro. E tem produção por The Coca-Cola Company, com sede em Atlanta, Estados Unidos.
De forma original concebida como remédio patenteado na ocasião de sua invenção no fim do século XIX por John Pemberton, a Coca-Cola foi adquirida por Asa Griggs Candler, empresário com táticas de publicidade que carregaram a bebida para domínio do mercado de refrigerantes no planeta pelo século XX.
A empresa produz um item concentrado, que então é comercializado aos engarrafadores com licença pela Coca-Cola no mundo inteiro. Os engarrafadores que possuem contratos de exclusividade, territorial com a companhia, determinam a bebida concentrada nas latas e garrafas com água filtrada e adoçantes.
E ainda os engarrafadores, na seqüência, fazem a venda, distribuição, comércio da Coca-Cola às lojas de varejo e máquinas de venda automáticas. Nesta seleção estão em destaque os 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.

10°

Popularidade Absurda

sucesso entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
A coca é o produto mais amplamente distribuído do mundo, e é vendido em mais de 200 países, que representa mais países do que há nas Nações Unidas. Esta popularidade absurda desta bebida é décima posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.

Origem Curiosa

origem entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
Quando a Coca-Cola primeiramente apareceu no mercado na década de 1880, foi comercializada como “tônico para os nervos”, feito para ajudar a aliviar as misérias da civilização moderna. Mais e mais pessoas estavam visualizando sinais do que foi chamado de “neurastenia”, ou sintomas neuróticos e psicossomáticos. E a Coca-Cola mudaria tudo isso.

Suposta Cura

cura entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
A bebida, na época, foi dita a curar vício em ópio e morfina, e até Sigmund Freud acreditava. Freud estava animado pela bebida, porque ele disse que a mesma o curou da depressão periódica e deu a ele desejo sexual. Isso explica muito.

Formatos Interessantes

formatos entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
Quando a Coca-Cola surgiu, “coca” estava sendo feita em pastilhas, vinho, licores, injeções hipodérmicas e cigarros de folha de coca. Estes formatos interessantes compõem a sétima posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.

Nome do Refrigerante

nome entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola

Imaginar de onde surgiu a parte “cola” do nome da bebida é comum. A noz de cola, ao que parece. Esta noz, encontrada na África, onde tinha sido uma parte integral da vida por séculos, foi dita a ter muitos efeitos medicinais, e o alcalóide mais conhecido como cafeína.

Sem Álcool

sem alcool entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
A Coca-Cola foi gerada do vinho de cola, uma bebida alcoólica, de modo que a “estréia” do vinho com sabor de cola na França não foi grande novidade. E foi por causa da Lei Seca, já que Atlanta era uma das primeiras cidades de lei seca nos EUA, que fizeram com que os executivos ponderasse uma Coca-Cola não alcoólica.

Morfina

morfina entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
O inventor, John Pemberton, ficou dependente do vinho de cola porque ele era um viciado em morfina. Assim como ele, muitos veteranos da Guerra Civil desenvolveram vícios em morfina para controlar a dor; entretanto, Pemberton se inclinou para morfina, e mais tarde, coca para aliviar suas doenças e dor.

Publicidade

publicidade entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
Os primeiros apoios de celebridade para esta bebida, diferente das garotas da Coca-Cola que apareciam no calendário anual, foram cantora Hilda Clark e a estrela de ópera Lillian Nordica.

Segunda Guerra Mundial

2 guerra mundial entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
A Coca-Cola se posicionou como uma bebida do soldado durante a Segunda Guerra Mundial. Embora a empresa tenha tomado um impacto durante a Primeira Guerra Mundial, por causa do racionamento de açúcar, a empresa se saiu melhor durante a Segunda Guerra Mundial, em grande parte, na área aos seus esforços de guerra.
Era dito que os soldados dependiam fortemente da bebida durante a guerra, como um estimulador. Um cirurgião da base disse, “Eu não posso conceber de uma calamidade maior, pior do que uma perda de fornecimento de base de Coca-Cola”.
Em 1942, esta bebida foi isenta de racionamento de açúcar quando vendida ao exército e bases; enquanto outras empresas de refrigerante levaram impactos de até 50%, a Coca-Cola permanecia forte no mercado. Esta questão relacionada à Segunda Guerra Mundial é segunda posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.

Papai Noel

papai noel entre os fatos que voce nao sabia sobre a coca cola
A Coca-Cola, a principio, moldou o Papai Noel conhecido atualmente, graças aos seus anúncios. Os anúncios Pré-Coca-Cola que apareciam na década de 1930, apresentava um Papai Noel como um homem alto e “magro”, geralmente vestido em azul, verde, e amarelo.
Então, o artista sueco-americano Haddon Sundblom desenhou um homem gordo e alegre vestindo o vermelho da Coca-Cola e bebendo, bem, o que mais?! E para sempre mudou a aparência do Papai Noel. Alguns dizem que isto foi tentativa inicial da Coca-Cola entrar no mercado das crianças, ainda que de forma sutil.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

Um comentário

  1. A curiosidade do papai Noel foi nova essa eu nunca tinha ouvido falar e a do criador ter se viciado eu também nunca tinha ouvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *