Ínicio » Comportamento » Top 10 fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube

Top 10 fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube

A música, literatura e arte apresentam variações das tentativas aparentemente infinitas de entender o avanço confuso de emoções apaixonadas que prevalecem nos casais quando eles se encontram e inicialmente se apaixonam.
Alguns relacionamentos enxergam um fogo lento em seus caminhos à paixão eterna, cuidadosamente cuidam de uma brasa ao longo do tempo, uma vez que floresce em um inferno de amor. Mas aqueles são a exceção.
Independentemente de como isso acontece, a maioria das pessoas vão vivenciar, em algum momento de suas vidas, a mesma gama de emoções, de medo e ansiedade por todo o caminho, para alegria eufórica, pouco depois da flecha do cupido atingir o alvo. Confira 10 dos fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube:

10°

O amor faz o mesmo que a cocaína no cérebro

amor cocaina entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor
Os pesquisadores que estudam o efeito do amor, descobriram que a forma que o cérebro reage ao se apaixonar é parecida com a forma que reage após a cocaína. Quando as químicas do amor são acionadas, o cérebro libera uma torrente de substâncias neuroquímicas, como noradrenalina, dopamina, adrenalina e ocitocina.
O principal resultado de todas estas substâncias químicas do cérebro é uma enorme sensação de euforia e bem-estar, também desencadeando respostas fisiológicas como frios na barriga.
Um total de 12 diferentes partes do cérebro de amor absorve estas substâncias químicas ao mesmo tempo, fazendo desta emoção um fenômeno neurológico incrivelmente poderoso e complexo.

Amor é fisicamente e mentalmente algo que vicia

amor vicia entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor
Para saber se existe uma diferença científica entre amor e desejo, os pesquisadores monitoraram o cérebro de perto para ver quais áreas da mente iluminam durante os pensamentos eróticos e quais iluminam pelo amor romântico.
Os cientistas descobriram que a luxúria correlacionou com partes do cérebro que controlam sede, fome e excitação, enquanto o amor ilumina as porções do cérebro responsáveis por desejo, vício e euforia.
Isto significa que o amor é literalmente algo que vicia da mesma forma que narcóticos ilegais eufóricos que ligam a mente e corpo, resultando no mesmo tipo de retirada quando o amor não mais governa o cérebro.

Amor é um analgésico natural

analgesico entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor
O amor é um dos analgésicos mais subestimados do mundo. Os casais que se abraçam aproveitam de um aumento significativo de ocitocina, que ajuda o corpo a diminuir a dor, até completamente eliminando as dores de cabeça em 4 horas.

As taxas cardíacas sincronizam através da contemplação dos parceiros

taxas cardiacas entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor
Estudos fisiológicos que ocorreram no campus de pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis revelaram que há uma comunicação invisível que os amantes expressam através de seus olhos.
Ninguém sabe o motivo ou como isso acontece, apesar de que é teorizado que as pessoas apaixonadas simplesmente experimentam empatia intensificada por seus amantes.

A síndrome do coração partido é uma doença real

coracao partido entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor

Há poucos eventos na vida mais dolorosos que o coração rompido. Quando as pessoas perdem o amor, a quantidade de estresse que inunda o corpo pode ser tão grave que realmente resulta em um coração danificado fisicamente.
Enquanto a maioria das pessoas se recupera da síndrome do coração partido relativamente rápido, aqueles que sofrem de modo mais grave podem vivenciar falha muscular dentro do coração, que em casos raros pode ser fatal.

O amor circunda os caminhos neurais para julgamento

sem julgamento entre os fatos que voce nunca soube sobre o amor
Quase todo mundo já viu um casal apaixonado que provavelmente não devia estar junto, talvez porque eles são descontroladamente incompatíveis ou um membro do casal se comporta mal.
Os cientistas acreditam que as partes do cérebro responsáveis pela tomada de decisões é totalmente desativada pela precipitação das químicas do cérebro que resulta de novo amor. Assim, as áreas como o córtex pré-frontal se tornam fracas, resultando em julgamento social diminuído no custo de outros processos vitais de tomada de decisões.

Há uma doença que impede o amor romântico

romantico entre os fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube
A Clínica Mayo descreve hipopituitarismo como uma condição rara em que uma glândula pituitária é incapaz de criar um dos muitos tipos possíveis de hormônios, privando o cérebro da função normal através de qualquer química que está faltando ou esteja inadequada.
Um dos resultados trágicos desta rara doença pode ser a incapacidade para um ser humano de experimentar a gama completa de arrebatamento, quando o amor romântico acontece.

O amor secreto aprofunda emoções

amor secreto fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube
Os pesquisadores descobriram um fenômeno fisiológico que toma lugar no cérebro durante o romance secreto. Um neuroquímico chamado feniletilamina se eleva quando as pessoas têm que manter sua relação um segredo. O neuroquímico também está presente no chocolate em grandes quantidades, mas reparte-se muito rapidamente para ser absorvido no sistema.

As substâncias químicas do cérebro ajudam a promover fidelidade

fidelidade entre os fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube
As pessoas que estão em um compromisso, amando, em relacionamento de longo prazo, se mudaram da fase inicial do amor romântico, que geralmente dura por volta de um ano, para a próxima fase do relacionamento. Onde o cérebro expressa amor através de um novo perfil neuroquímico. Parte do novo equilíbrio a substância química chamada ocitocina, que é um hormônio responsável por gerar sentimentos de confiança entre indivíduos.

O amor desencadeia os mesmos efeitos de transtorno obsessivo compulsivo

toc  entre os fatos interessantes sobre o amor que você nunca soube
Apesar da euforia do amor, os efeitos secundários negativos podem ser devastadores. Apaixonar-se contribui para aumento de níveis de cortisol, que provoca estresse, e uma diminuição na serotonina.
Esta que ajuda a criar sentimentos de contentamento geral. A combinação destes 2 efeitos secundários pode desencadear sintomas que são exatamente como transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

evitar contato entre os sinais que mostram uma pessoa culpada

Top 10 sinais que mostram uma pessoa culpada

O mundo de hoje é um ambiente onde a mentira se torna um modo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *