Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 fatos interessantes sobre a cafeína

Top 10 fatos interessantes sobre a cafeína

É de se admitir que as pessoas ao redor do mundo, de forma geral, amam o sabor de uma boa xícara de café, porém é interessante pensar o que seria das pessoas sem o teor da cafeína.
Este elemento importante mantém as pessoas em alerta ao longo do dia, e para alguns, ao longo da noite. A composição deixa os indivíduos alertas, focados e acordados! Nesta seleção estão em destaque os 10 fatos interessantes sobre a cafeína.
Sabe-se que a cafeína possui efeito direto no sistema nervoso central, tornando as pessoas mais dispostas. Em dosagens com moderação, de forma saudável, a substância pode oferecer vários benefícios ao organismo das pessoas, a incluir memória e concentração melhoradas, e também auxiliar na saúde mental de modo geral.
Pelo consumo em destaque e popularidade do café no mundo inteiro, a bebida representa uma das principais fontes para cafeína, que de modo notável já foi ligado à redução do risco de Alzheimer e determinados tipos de câncer. Mais um dado interessante, é que a cafeína pode ser encontrada em mais de 60 plantas.

10°

Período Ideal

Periodo Ideal entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Acreditando ou não, há duas partes do dia que são as melhores para consumo da cafeína. Aparentemente, quando se trata do relógio circadiano próprio, a pessoa deve estar tomando café aproximadamente de 9h30am-11h30am, e 1h30pm-5pm.
O cortisol é um químico que faz a pessoa alerta, acordada. Os níveis de cortisol no corpo serão altos entre estes períodos, então realmente não será necessário um impacto de cafeína até que eles caiam. O período ideal para consumir cafeína é décima posição nesta seleção, dos 10 fatos interessantes sobre a cafeína.

Mulheres vs homens

meulher vs homemmentre os fatos interessantes sobre a cafeina
Não, não se trata de uma batalha de sexos. É um suspiro de alívio, porém há fatos concretos que relatam que as mulheres metabolizam a cafeína mais lentamente do que os homens. Isto significa que as mulheres mantêm o zumbido da cafeína por mais tempo.

Abelhas também bebem cafeína

abelhas nectar entre os fatos interessantes sobre a cafeina
As abelhas gostam de beber cafeína também! Isso as mantém zumbindo, e um tanto do néctar que elas bebem tem um pouco de cafeína escondida dentro da doçura e melado que fazem as abelhas querer mais. Os estudos mostraram que é benéfico para a memória a longo prazo delas.

Riscos de overdose

overdose entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Quer saber quantas xícaras de café levaria a mortalmente ferir um ser humano? Seriam 100 xícaras de cafeína em 4 horas. Estes riscos de overdose da cafeína representam a sétima posição nesta seleção, dos 10 fatos interessantes sobre a cafeína.

Queima gordura

cafeina exercícios entre os fatos interessantes sobre a cafeina

A cafeína inspira as células sanguíneas a deixar aqueles ácidos graxos livres fluírem na corrente sanguínea. Por sua vez, eles então dão mais energia para que seja possível exigir do corpo além do normal.

Maiores viciados em cafeína

mais consome entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Logo pensamos que sejam os médicos e enfermeiras que bebem o máximo para se manterem acordados durante o turno da noite. Ou talvez os estudantes que se dedicam para as provas, ou mães tentando manter-se alerta após ficar acordada a noite toda com um bebê doente.
Mas não é bem isso. As pessoas e ocupação que consomem a maior quantidade de cafeína são cientistas, profissionais do marketing, educadores, escritores e administradores da saúde.

3, 2, 1 Impacto da Cafeína!

impacto cafeina entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Para os que pensam que tão logo que seja tomado o café pela manhã, imediatamente há ansiedade e prontidão para partir, em estilo Super Homem, é preciso repensar. Em relação ao impacto da boa e velha cafeína, é necessário um pouco mais de tempo para surtir efeito, 10 minutos.
Então, para aqueles que estão de péssimo humor, sonolentos, sem foco no cérebro logo após o consumo, é necessária paciência, pois o ânimo virá, quando menos se espera.

Tendências diuréticas

cafe diuretico entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Para a maioria das pessoas, os viciados em café, sabem o que tais tendências significam. Para a maioria, consumir um café, muitas vezes levará à necessidade de visitar o banheiro. A cafeína é um diurético leitoso, e estas tendências diuréticas ocupam a terceira posição nesta seleção, dos 10 fatos interessantes sobre a cafeína.

Impulsionador de dopamina

cafe dopamina entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Sabe o que faz as pessoas ficarem felizes? A dopamina. Este químico criado naturalmente no corpo humano é aumentado após o consumo da cafeína. É a razão de o café mudar o indivíduo de sonolento e de péssimo humor, para uma pessoa alegre.

Pode causar abstinência

abstinencia entre os fatos interessantes sobre a cafeina
Como qualquer droga, se for retirada a cafeína, haverá experiência de abstinência, que é bastante assustadora quando se pensa acerca disso. A abstinência da cafeína é posição líder nesta seleção, dos 10 fatos interessantes sobre a cafeína.
Os efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça, sonolência, depressão, irritabilidade ou letargia. Então, o melhor a fazer é ter um pouco de cafeína todos os dias, ou reduzir lentamente.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

Um comentário

  1. Sou viciado em café…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *