Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 epidemias mais mortais da história

Top 10 epidemias mais mortais da história

É difícil imaginar atualmente com super antibióticos e a medicina avançada, mas houve um tempo na história que uma única doença pudesse causar as mortes de milhares de pessoas praticamente durante a noite. São enfermidades que necessitam ser tratadas rapidamente, e na ausência do tratamento correto, as chances de vidas são poucas. Essa uma das principais causas das pandemias desenfreada que assolou a humanidade. Nesta seleção estão as 10 epidemias mais mortais da história.

10°
Poliomielite
poliomelite entre as epidemias mais mortais da historia
Esta doença é suspeita de ter estado circulando o mundo por milhares de anos. E geralmente se espalha através de água e comida contaminada, e atinge o sistema nervoso humano, que causa sintomas que normalmente afetam as pernas e levam à paralisia. Nos Estados Unidos, os surtos atingiram em 1952, quando 57.628 casos foram registrados em todo o país.
Embora não haja cura para esta doença, uma vacina foi desenvolvida na década de 1950 que provou eficaz por décadas. Como esta é uma doença carregada apenas por humanos, a vacinação generalizada é esperada para remover qualquer traço da doença em gerações futuras.
Tifo
tifo entre as epidemias mais mortais da historia
Causada por minúsculos micróbios transportados por piolho corporal, esta doença devastadora se espalhou facilmente em estreita, quartos apertados e cidades atingidas pela pobreza que datam da década de 1600.
Os sintomas começam com dor de cabeça, náusea, e febre, mas quando não tratada, leva à exaustão pelo calor, efeitos sobre a circulação sanguínea, e outras complicações levando à falência dos órgãos.
Esta epidemia se espalhou por toda a Europa durante a Guerra dos 30 Anos na década de 1600 e provocou mais de 10 milhões de vidas, mas recuperou a força e causou milhões de mortes na Rússia, Polônia e Romênia durante a Primeira Guerra Mundial.
AIDS
 aids entre as epidemias ais mortais da historia
Como uma das doenças mais novas na seleção, AIDS se espalhou amplamente em todo o mundo na década de 1980, e desde aquela época tomou as vidas de mais de 25 milhões de pessoas.
Esta doença é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, HIV, que é contraído e espalhado através do contato com fluidos corporais e rapidamente ataca o sistema imunológico.
Ainda não há cura para AIDS, embora os medicamentos como tratamentos de terapia anti-retroviral altamente ativo têm sido usados para diminuir seus sintomas e prolongar a vida dos afetados, por cerca de 4 para 12 anos.
Malária
doenca da malaria entre as piores epidemias da historia
Esta doença transmitida por mosquito é uma das mais duradouras ameaças à vida, como registros da doença voltam de cerca de 4.000 anos, e casos estão ainda sendo registrados atualmente.
As maiores epidemias de malária se espalharam ao longo de muitos diferentes países na Primeira Guerra Mundial, e Segunda Guerra Mundial, matando sozinha mais de 100.000 americanos soldados.
Cólera
colera entre as epidemias mais mortais da historia

Esta doença foi comum na Índia por séculos e espalhou para o resto do mundo no século 19. E na maioria das vezes se espalha através de água e comida contaminada.
A cólera causa sintomas semelhantes ao da gripe como vômito, diarréia, cólica, e desidratação severa, que acaba conduzindo à morte daqueles que não podem manter-se adequadamente hidratados enquanto seu sistema imunológico luta contra a doença.
Infelizmente, os surtos estão ainda ocorrendo hoje, com uma estimativa de 3 para 5 milhões de casos e 120.000 mortes registradas a cada ano. O maior e mais recente surto de cólera começou no Haiti em 2010. E já custou mais de 7.000 vidas e ainda tem de ser erradicada.
Varíola
variola entre as epidemias mais mortais da historia
Datando por volta para década de 1500, a epidemia de varíola, decorrendo do vírus varíola, devastou populações inteiras, e causou a morte de quase 90 milhões de americanos nativos quando os europeus a trouxeram para as Américas.
A doença matou um estimado de 400.000 europeus por ano no final do século 18, apesar de uma vacina ter sido criada em 1796. Apesar da vacina, as escapadas desta doença persistem mais recentemente no final da década de 1960, quando 2 milhões de pessoas morreram em diversos países em todo o globo.
Febre Amarela
febre amarela entre as epidemias mais mortais da historia
Esta doença é relacionada com a malária na medida em que se espalha de pessoa para pessoa através de mosquitos infectados. Foi responsável por tirar milhões de vidas e acabando com colônias e aldeias inteiras durante a época do reinado de Napoleão, a febre amarela ainda persiste em áreas da África e América do Sul.
A mais famosa epidemia da febre amarela ocorreu em 1793 nos Estados Unidos, quando mais de 4.000 pessoas morreram em um período de apenas 4 meses. Atualmente, a doença ainda existe, e há um estimado de 200.000 casos de febre amarela, causando 30.000 mortes no mundo a cada ano.
Peste Negra
peste negra entre as epidemias mais mortais da historia
Foi também conhecida como peste bubônica, a peste negra é considerada a ser a primeira pandemia verdadeira na Terra, e a mesma cortou pela metade as populações em todas as partes do mundo, como Ásia e Europa no século 14.
A causa subjacente ou estirpe da epidemia está ainda sendo debatida atualmente, mas graças aos avanços na medicina, quaisquer casos ressurgindo podem ser facilmente tratados em estágios iniciais, então a imensa perda na população como vista há 6 séculos é improvável.
Grande Epidemia Influenza de 1918
influenza 1918 entre as epidemias mais mortais da historia
Embora apenas tenha sobrevivido por um ano, esta estirpe do vírus foi responsável pelas mortes de 50 a 100 milhões de pessoas, como foi capaz de rapidamente ter se espalhado de país para país como tropas e soldados retornaram para casa da Primeira Guerra Mundial de todo o globo.
Os sintomas eram comuns àqueles no vírus influenza de hoje, mas o acúmulo de fluído excessivo nos pulmões, como um resultado de complicações da gripe é o que causou a morte de milhões.
Tuberculose
tuberculose entre as epidemias mais mortais da historia
As estirpes desta doença foram rastreadas de volta para o DNA das múmias do antigo Egito, revelando que esta epidemia foi causando estragos na humanidade por milhares de anos. Causada por uma bactéria que se espalha através do ar, esta doença ataca os pulmões e causa fraqueza interna, dores no peito, suores noturnos, e ataques terríveis de tosse.
No século 19, a tuberculose matou um estimado de um quarto da população adulta da Europa, e em 1918, uma em seis mortes na França era ainda causada por tuberculose. Atualmente a doença está ainda por aí, afetando cerca de 8 milhões de pessoas por ano, e causando a morte de cerca de 2 milhões das pessoas infectadas.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

batatas entre os alimentos que você não vai acreditar que causam cancêr

Top 10 alimentos que você não vai acreditar que causam câncer

Qualquer alimento modificado por produtos químicos ou cultivados com produtos químicos pode ter uma reação …

Um comentário

  1. Tivemos uma pandemia mais antiga que a peste negra a praga de justiniano causada pela mesma doença a peste bubônica e que matou o dobro da peste negra cerca de mil anos antes e provavelmente tivemos pandemias mais antigas se pesquisarmos
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Praga_de_Justiniano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *