Ínicio » Autos » Top 10 dicas para não dormir no trânsito

Top 10 dicas para não dormir no trânsito

O trânsito é ambiente comum para motoristas e pedestres. Algumas dicas são interessantes para motoristas enfrentarem o sono pelo trânsito, em trajetos curtos e rotineiros, como para o trabalho, mas também nas viagens longas e cansativas. E controlar o sono no trânsito é fundamental para garantir a segurança, evitando acidentes.

10°

Ouvindo Música

ouvir musicas no transito
Ouvir as canções prediletas ao dirigir é ótima idéia contra a sensação do sono, sem exagero quanto ao volume. O cérebro é despertado para a letra e melodia da música e o sono é evitado. A dica é selecionar canções mais animadas, pois as tranqüilas são indicadas para dormir.

Bate Papo Descontraído

bate papo descontraido
Quando se viaja em companhia ou em longos percursos urbanos é interessante manter uma boa conversa para se manter acordado. As conversas interessantes, com bom senso, evitam a distração do condutor, mas também auxiliam para ambiente animado e maior atenção ao dirigir.

Evitar Alimentação Pesada

alimentacao pesada
Muitos alimentos contribuem para ter sono, e no geral, possuem triptofano, substância causadora da sonolência instantânea, e dessa forma, o cérebro envia comando de relaxamento para o organismo.
Dentre exemplos de itens a evitar está alface, maracujá, carne vermelha, bananas, alguns cereais e chás. E alimentação pesada, com muito carboidrato, pode gerar desconforto e sensação de sonolência ao motorista.

Atenção com Alguns Medicamentos

remedios dao sono
Certos medicamentos relaxam o organismo e induzem ao sono de maneira fácil. Os antidepressivos, anti-inflamatórios e outros medicamentos apresentam substâncias que podem ser comprometedoras da atenção. Por exemplo, o comprimido antigripal pode gerar sonolência, com pouco reflexo.
Alguns medicamentos interferem nas habilidades motoras, de forma direta no sistema nervoso central. A dica é ler a bula, verificando os avisos, e se é o caso da possibilidade de menor reflexo e ainda sonolência, é importante evitar o medicamento para dirigir.
Veja também:  Top 10 razões pelas quais os homens odeiam relacionamento

Ativar o Cérebro

goma de mascar bala

No momento da alimentação, o cérebro é mantido ativo, com sensação de desperto, de atenção. Para os motoristas, é indicado experimentar chicletes e balas. Assim a mente fica ativa e o sono é espantado pra longe.

Paradas Regulares

paradas
No caso das viagens, com longas trajetórias, é essencial a programação das paradas regulares para repouso da mente e corpo alongado. As lojas turísticas, restaurantes especiais são muito interessantes para sensação de bem-estar pela viagem.
Essa situação é ótima para espantar a sonolência. A dica é aproveitar um refresco, respirar fundo, consumir lanche agradável e manter o corpo alongado, com repouso para continuar a conduzir. Um bom momento para energéticos, cafés e sucos naturais que são estimulantes.

Vidros do Veículo Abertos

vidros abertos
A simples opção por janelas abertas ao conduzir o veículo mantém o vento fresco e ar ventilado. Mas se o sono persiste, é importante parar em lugar seguro e despertar o corpo e mente, ou descansar. A dica é nunca dirigir após mais de 19 horas acordado e seguidas.

Evitar Horários Desfavoráveis para Viagem

Evitar Horarios Desfavoraveis para Viagem
Existem estudos científicos apresentando horários piores para viagem, considerando que nesses momentos, o organismo tende a menores níveis de estado de alerta, e propenso para sonolência.
De acordo com CEMSA, Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes, é considerado de maior risco a direção entre 12 h e 14 h, assim como entre 20 h e 5 h, não dependendo da alimentação pesada ou medicamento. A ideia é aproveitar esses momentos para descansar.
Veja também:  Top 10 maiores empresas de automóveis do mundo

Atenção para Adequadas Precauções

cuidados adequados descancar antes de viajar
Dois dos principais motivos para desencadear cansaço e sono no trânsito, é a falta de planejamento e ainda a correria. Para que não haja transtornos, é importante se preparar para o trajeto específico ou para viagem, anteriormente.
No caso das viagens é importante organizar todos os detalhes, como as malas e a noite de sono adequada, considerando aliada a alimentação sem exageros. E vale lembrar que mesmo com precauções é difícil o controle do sono, ao surgimento do mesmo. Quando a vista embaça ao conduzir veículo é fundamental não insistir e realizar parada do veículo com repouso.

Evitar Cigarros e Bebidas

nao beber ou fumar antes de pegar o transito
As bebidas alcoólicas são péssimas para o trânsito, e proibidas para o condutor, com diminuição do reflexo e atenção. O cigarro também deve ser evitado. É importante lembrar que alguns macetes comuns, como consumo dos chicletes e do café têm duração mínima. Os mesmos atrasam um pouco o sono e não devem ser aplicados para prolongar a viagem.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

ela envelhece mais rapido entre razoes pelas quais voce nao deve casar com uma mulher mais velha

Top 10 razões pelas quais você não deve casar com uma mulher mais velha

O que os homens tendem a não digerir ou ter em mente é o fato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *