Ínicio » Comportamento » Top 10 comprovadas táticas para ganhar qualquer argumento

Top 10 comprovadas táticas para ganhar qualquer argumento

Nesta seleção estão em destaque as 10 comprovadas táticas para ganhar qualquer argumento, apoiados pela ciência. Atualmente é comum encontrar-se farto de debates onde os argumentos utilizados terminam com alvoroço e sem conclusão alguma. Você pode vencer qualquer debate, mesmo não tendo razão, seguindo alguns passos simples.

10°

Definir o tom correto

definir o tom correto entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
É importante decidir não levantar a própria voz durante a conversa/argumento. Se for levantada a voz, o oponente invariavelmente fará o mesmo, levando a competição de gritos. A dica é lembrar que a pessoa com os melhores argumentos, não é aquela com a voz mais alta, e sim a mais persuasiva.

Ter o adversário do lado

ter adversario do lado entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Não importa se o argumento do adversário parece ser absurdo ou se é deixada uma certa frieza. O segredo absoluto é validar a perspectiva dele. Quando as pessoas sentem que sua opinião foi validado de alguma forma, elas ficam mais propensas a ser respectivas à informação que apresenta um desafio para suas crenças.
Os seres humanos são emocionais, por isso é importante uma conexão emocional ser estabelecida, por exemplo, com ênfase em patamar comum, antes de apresentar quaisquer fatos.

Não tentar vencer o argumento imediatamente

vencer argumento imediatamente entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Um erro comum que as pessoas fazem é correr com fatos e números, usando estes para atacar seus adversários. O ataque às idéias do oponente ou crenças apenas, encorajará os mesmos a guardá-los ainda mais e colocará o adversário em modo de “lutar ou fugir”, tornando isso uma batalha difícil para persuadi-los.
Ao invés de agir dessa forma, a dica é trabalhar, de modo suave e não agressivo, a opinião deles, por levar a posição lógica e com expectativa impraticável.

Perguntar “Como”, e não “Por que”

discussao entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Em um estudo, as pessoas com idéias políticas extremas foram separadas em dois grupos. O primeiro foi convidado a explicar o motivo de que suas crenças eram corretas, e aqueles no outro grupo foram perguntados sobre como as opiniões deles poderiam se traduzir em política.
Aqueles que foram convidados a explicar o motivo para que estivessem certos finalizaram o experimento com suas crenças intactas, enquanto aqueles que foram perguntados com a questão mais difícil, de como suas crenças se traduziriam em política detalhada, tinham suavizado suas posturas.

Mudar o sistema moral

mudar o sistema moral entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento

Segundo a Teoria de Fundações Morais, há 5 fundamentos para crenças morais, que são atenção/danos, equidade/fraude, lealdade/traição, autoridade/subversão, santidade/degradação.
A teoria tem sido usada para explicar diferenças em reflexão política. Com os liberais, por exemplo, valorizando a dimensão atenção/danos e equidade/fraude mais do que as outras. E os conservadores, valorizando as dimensões da santidade/degradação, autoridade/subversão, e lealdade/traição, sobre as outras.
Se for entendido que as dimensões são altamente valorizadas pelo próprio adversário, é possível então recorrer às mesmas em todo o próprio argumento. Essencialmente é possível mudar o “sistema moral” por invocar uma dimensão que ressoará melhor com eles e os convencerá a repensar suas idéias.
Um estudo descobriu que “reformulando o discurso ambiental” por invocar a dimensão santidade/degradação, reformulando a retórica da degradação ambiental como uma ameaça à pureza do planeta, foi suficiente para diminuir a lacuna entre as atitudes de liberais e conservadores, sobre o ambiente.

Fazer perguntas abertas

fazer perguntas abertas entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Uma questão aberta é aquela em que a pessoa que responde não pode responder com um “sim” ou um “não”. As perguntas abertas são uma ferramenta útil para facilitar o engajamento construtivo em oposição à disputa competitiva.
Um exemplo, “O que você espera alcançar em período de cinco anos neste trabalho?”. E mais um exemplo, “Como você explica a queda em vendas?”.

Afetar a confiança

confianca entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Segundo estudo, publicado no Wall Street Journal, é observado que os fatos não são sempre a moeda de influência. As pessoas muitas vezes olharão para “representantes por especialidade”, significando confiança, em vez de escutar ao conteúdo que uma pessoa está dizendo.

Usar dados

dados entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Para ser levado a sério, o ideal é usar dados. E melhor, usar dados de grandes estudos, controlados, revistos, que são o último argumento vencedor, como aqueles são os estudos que têm sido cuidadosamente analisados pelos outros cientistas.

Evitar as emoções muito fortes

emocoes fortes entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
Se a própria proposta for uma anátema ou repugnante para o adversário, um estudo mostrou que evitando, ou mesmo reavaliando a emoção de desgosto, isso pode ser surpreendentemente eficaz.
Os especialistas dizem que a técnica funciona particularmente bem quando uma das dimensões morais discutidas está envolvida, e isso serve como uma distração da emoção negativa muito forte.

Usar prova social

prova social entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento
De acordo com o especialista em persuasão Robert Cialdini, a prova social é uma das maneiras mais eficazes para que as pessoas enxerguem o ponto de vista.
A prova social usa a tendência dos seres humanos de desejar estar em conformidade com a visão da maioria, e é popular entre os comerciantes, que angariam os muitos milhares de clientes satisfeitos para seus produtos, como uma forma de persuadir as pessoas a comprá-los. É o famoso “todo mundo faz, usa e dá certo”.
Usar prova social é posição líder nesta seleção, das 10 comprovadas táticas para ganhar qualquer argumento. Se a própria taxa de vitória para argumentos for baixa, o ideal é colocar estas estratégias em teste, para não perder um argumento novamente.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

evitar contato entre os sinais que mostram uma pessoa culpada

Top 10 sinais que mostram uma pessoa culpada

O mundo de hoje é um ambiente onde a mentira se torna um modo de …

Um comentário

  1. muito bom essas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *