Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 coisas que você não sabia sobre o Ebola

Top 10 coisas que você não sabia sobre o Ebola

Desde março, o Ebola matou 4.459 pessoas na África Ocidental. Enquanto o caminho do vírus levou apenas a uma morte nos Estados Unidos e um caso confirmado em solo Europeu, o contágio psicológico está aumentando, e se tornando mais generalizado a cada dia.
A informação sobre novos casos ou possíveis casos do vírus continua surgindo todos os dias; um homem tcheco está sendo testado em Praga, e 3 pessoas adicionais estão sendo monitoradas na Espanha.
E os palpites de histeria e paranóia despontam, e até recentemente era visto principalmente como um problema africano e não ocidental, apesar da resposta internacional de grande escala. Nesta seleção estão as 10 coisas que você não sabia sobre o Ebola.

10°

Estirpe Zaire

Estirpe Zaire coisas que voce nao sabia sobre ebola
A estirpe Zaire do vírus Ebola é responsável pela epidemia atual na África Ocidental. É a mais mortal estirpe conhecida do vírus. E além de Zaire, há 4 outras espécies conhecidas do vírus Ebola, Cote d’ Ivoire, Ebola Bundibugyo, virus Sudan, e estirpe Reston.

Impacto Econômico

impacto economico coisas que voce nao sabia sobre ebola
Enquanto o número de mortes do Ebola na África Ocidental aumentou consideravelmente, o vírus está também tendo um impacto devastador sobre a economia da Guiné, Libéria, e Serra Leoa. Joseph Sam Sesay, Ministro da Agricultura de Serra Leoa, afirma que a economia foi deflacionada por 30%.

Estatística de Surto

estatitisca do surto coisas que voce nao sabia sobre ebola
Até 2014, o surto mais mortal do Ebola em registro matou 280 pessoas. O surto atual, que começou em março na África Ocidental matou mais de 4.459, em 8 países, de acordo com OMS. Entre essas vítimas, pelo menos 200 delas são trabalhadores da saúde.

Paciente Zero

paciente zero coisas que voce nao sabia sobre ebola
Acredita-se amplamente que Meliandou, uma aldeia remota de cabanas cobertas com palha, na Região Florestal do sul da Guiné, é a casa do paciente zero. Ebola provavelmente chegou à aldeia no corpo de um morcego de fruta; os cientistas concordam que o morcego de fruta é reservatório não humano, natural, do Ebola.
Os interesses de mineração aumentaram na Região Florestal de Guiné, e o grupo de mineração anglo-australiana, Rio Tinto, indicou a explorar os recursos naturais de riqueza do país.
Uma teoria acerca do atual surto do Ebola sugere que a mineração desenfreada e desmatamento na região forçaram morcegos de fruta do seu habitat natural para mais próximos dos humanos.
Um morcego de fruta infectado de Ebola, alimentando-se de palmeira ou manga, pode ter sido suficiente para desencadear um dos vírus mais mortais conhecidos pela ciência médica.

Período de Incubação

periodo de incubacao coisas que voce nao sabia sobre ebola

Ebola mata rapidamente, no entanto, o vírus pode levar até 3 semanas para incubar, com a maioria dos casos levando cerca de 10 dias. O período de incubação do Ebola é longo suficiente, que uma pessoa infectada pode viajar e espalhar o vírus sem mostrar quaisquer sintomas.
Na realidade, o Ebola não pode ser detectado no sangue até que os sintomas começam a aparecer, então mesmo se uma pessoa é testada durante o período de incubação, Ebola aparecerá negativo.

Diagnóstico Equivocado

diaguinostico equivocado coisas que voce nao sabia sobre ebola
Parte da razão de o surto do Ebola ter saído do controle tão rapidamente é que os trabalhadores da saúde confundiram Ebola com cólera, e mais tarde, febre Lassa, um vírus letal que também produz hemorragia e que é difundido na Guiné, Serra Leoa e Libéria.
Os trabalhadores da saúde de todo o mundo permaneceram no epicentro do surto do Ebola, mas não entenderam com o que estavam lidando. Antes que o Ebola chegue aos estágios finais, muitos dos seus sintomas são similares a outras doenças, a incluir cólera e malária, ambas são assassinas cotidianas, comuns, na África Ocidental.
O sangramento dos olhos, ouvidos, nariz, ânus e mamilos são sintomas associados com os estágios finais do Ebola, mas nem todo caso termina desta forma.

Medo e Informação Errada

medo coisas que voce nao sabia sobre ebola
No começo do surto do Ebola, havia muitos na África Ocidental que não acreditavam que a epidemia era real. As teorias conspiratórias e desinformação espalharam tão rapidamente como o vírus.

Ebola Além da África Ocidental

alem da africa ocidental coisas que voce nao sabia sobre ebola
Desde a morte de Thomas Eric Duncan, a primeira pessoa a ser diagnosticada com Ebola nos Estados Unidos, e o diagnóstico recentemente confirmado de uma enfermeira de 44 anos de idade, na Espanha, há intenso medo da doença se espalhando além da África Ocidental. De acordo com CDC, mais de 100 possíveis casos de Ebola foram avaliados nos Estados Unidos.

Aumento de Controle da Segurança em Aeroportos

seguranca nos aeroportos coisas que voce nao sabia sobre ebola
Os passageiros retornando para os Estados Unidos de países afetados pelo Ebola agora enfrentarão maior controle de segurança nos 5 principais aeroportos, O’Hare, JFK, Newark, Washington’s Dulles, e Hartsfield-Jackson em Atlanta.
Os viajantes terão suas temperaturas medidas e responderão um questionário. O mesmo tipo de reforço está definido para começar no Reino Unido.

Cortes no Orçamento Pararam a Vacina Ebola

vacina coisas que voce nao sabia sobre ebola
O diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos afirmou que uma vacina do Ebola podia já estar disponível para milhares de pessoas atingidas pelo vírus mortal, se o Congresso dos EUA não tivesse cortado na última década o financiamento de pesquisa médica, segundo um relatório do Boston Herald.
Na realidade, ao longo dos últimos 4 anos, o financiamento para NIH foi cortado em US$ 1.2 bilhões, e durante o mesmo período o programa CDC que suporta os profissionais de saúde trabalhando nas linhas de frente da epidemia do Ebola, foi reduzido por 16%. O chefe do NIH afirmou que uma vacina do Ebola estava a caminho até cortes retardarem o processo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

2 Comentários

  1. Boa noite Adriano
    Sendo totalmente honesta e ao mesmo tempo incapaz, pois apesar de ter tempo, tenho lido pouco sobre este vírus e deveria estar informada, por que a cada diz me assusta muito.
    E o que sei é o que vejo por aqui em assuntos e na mídia.
    E agora ficarei sabendo um pouco mais por que vou ler este seu tópico.
    Incrível Adriano, mas esta doença estar abalando o mundo e cada vez mais as pessoas se afasta com medo de pegar este vírus, mesmo que digam que é necessário contato, as pessoas mesmo assim ficam apavorada.
    Gostei de ficar sabendo e agradeço por suas informações que na maioria não conhecia o que estava escrito nesta sua matéria.
    Desejando uma maravilhosa noite
    Abraços sempre.
    ClaraSol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *