Ínicio » Mistérios » Top 10 coisas que você não sabia sobre Jesus Cristo

Top 10 coisas que você não sabia sobre Jesus Cristo

Jesus Cristo não teve uma vida política, mas é considerado o mais famoso pela História. Mesmo que o assunto tenha ligação enorme com a fé das pessoas, existem aspectos da vida de Jesus Cristo que não são inegáveis e que não são lembrados atualmente.
A data 25 de dezembro é lembrado simbolicamente como o nascimento Dele, mas não há provas concretas, e causa surpresas àqueles que buscam, historicamente, conhecer além do que nos ensinam.

10°

A.D. (d.C.) nem sempre faz relação com Anno Domini

ad dc anno domini
Dionísio, o Exíguo, não se empolgou com a ideia que vivia em 240 d.C.. Como um devoto católico, sabia que A.D. (tabela anteriormente usada para numerar os anos) tinha relação com Anno Diocletiani, com referência ao Imperador romano Diocleciano, um conhecido matador de cristãos.
E após longo estudo, Dionísio propôs o uso de A.D. para ano do nosso Deus, e para chegar a esse ponto, decretou as celebração de Páscoa, nascimento de Jesus Cristo, como 1 A.D..

Jesus Cristo não nasceu em 1 A.D.

anno domini
Não houve explicação total por Dionísio para a determinação do ano de nascimento de Jesus, mas o mesmo usou como referência a Páscoa, sem total precisão. A Bíblia deixa pistas do nascimento de Jesus em relação aos governantes daquela época. João Batista começou a pregar no 15° ano. Tibério sucedeu Augusto César em 14 dC, o que significaria que era cerca de 29 anos A.C. Se Jesus era 6 meses mais velho que João, e começou a pregar aos 30 anos, então deve ter nascido em 3-2 A.C. do reino de Tibério César. Até mesmo o Papa Bento XVI acreditou que 1 A.D. não era preciso, ele estimou a data de nascimento de Jesus em 7-2 a.C..

Provavelmente havia uma estrela de Belém

estrela de belem
Pela história, surgia uma estrela brilhante pelo céu, no dia do nascimento de Jesus como um sinal, a chamada Estrela de Belém. Este é um evento documentado. E a tripla conjunção de Saturno e Júpiter foi em 7 a.C., especificamente na constelação de Peixes. Existem outras ocorrências para firmar a Estrela de Belém entre o período 7-2 a.C..

Jesus não nasceu em 25 de dezembro

25 de dezembro
Quanto às considerações da astronomia, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. A data de 25 de março, com a concepção da criança pela Virgem Maria, traz o cálculo para a soma de mais nove meses, resultando teoricamente em 25 de dezembro. Em toda a bíblia não há nenhum detalhe que possa remeter a data precisa.
Clemente de Alexandria, em seu relato, fixou a data do nascimento em 20 de maio, na primavera. Segundo ele, a bíblia dá pistas de que haviam pastores tratando do rebanho a noite, quando ouvem a noticia do nascimento de Jesus, por isso não, poderia ser dezembro, pelo frio do inverno.

A igreja só reconheceu o natal em 25 de dezembro, em 336 D.C.. A explicação padrão é que a igreja primitiva teve que reagir com a celebração natalina diante das festas pagãs pré-existentes. Os Romanos tinham sua Saturnalia, o antigo festival de inverno, e as pessoas do norte da Europa tinham suas próprias tradições pagãs do solstício de inverno. Entre as características: festas, troca de presentes, habitações decoradas com vegetação.

Existem outras afirmações diferentes quanto à data de nascimento de Jesus Cristo, mas no mínimo, a evidência aponta para a data como fora do mês de dezembro.

A data da morte de Jesus é quase certa

data da morte de jesus cristo

A Bíblia faz referência precisa de quando Jesus morreu na cruz. Em Mateus, a afirmação é que a morte foi na sexta-feira, Páscoa. Somente duas datas de sexta-feira, em Páscoa, combinam com a evidência, que são 30 d.C. e 33 d.C.. Dentre indícios, os dos reinados de Pôncio Pilatos e Tibério César, tornam 33 d.C., a data mais provável, evidenciando o fato.

Nazaré vs. Nazareno

Pergaminhos mar morto
De acordo com o evangelho de Mateus, Jesus veio de Nazaré, de modo que foi chamado de Nazareno, daí vem o termo Jesus de Nazaré. E existem discussões se Nazaré já era uma cidade no tempo de Jesus. De acordo com os manuscritos do mar morto, o termo nazareno era designados àqueles que faziam parte da uma seita de judeus ligados aos essênios. E outra teoria relaciona Nazareno à tradução grega para “ramo”, de palavra hebraica, e não a Nazaré ou nazarenos.

Jesus tinha irmãos

urna de thiago irmao de jesus
São citados quatro irmãos de Jesus, e ao menos duas irmãs, Tiago, Judas, José e Simão, e a passagem é um ponto de discórdia há muito tempo, principalmente para os que consideram a Virgem Maria.
Há teorias que os irmãos podem ser primos ou filhos de José, de outro casamento. Flávio Josefo, famoso historiador, cita o irmão de Jesus, Tiago, que de acordo com a Bíblia, foi apedrejado até a morte. A imagem mostra um ossuário encontrado e datado de 63 d.C. com os dizeres “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”.

Jesus nasceu em uma casa

jesus nasceu em uma casa
A cena tradicional revela o bebê Jesus, cordeiros, e três homens sábios em um tipo de celeiro. Naquela época, as casas tinham vários pisos, o superior com acomodações, e o inferior, para os animais passarem a noite.
E Jesus provavelmente nasceu no piso abaixo da casa, onde animais eram mantidos. E a manjedoura fazia sentido, naquele tempo, para manter o bebê seguro, aliás, muitos bebês nasceram da mesma forma no período.

Matança de Herodes

matanca de herodes
Herodes, o governador da Judéia, era louco. Quando encontrou com os sábios que seguiam uma estrela que apontava para um grande líder e lhe perguntaram sobre a criança, o mesmo decide pela matança de todos os primogênitos de até 2 anos de idade.
Não há provas do massacre, mas pelo comportamento de Herodes, seria até comum, pois matou os próprios 3 filhos. E como a cidade era pequena, a quantidade de crianças mortas seriam pequenas.

Jesus realmente existiu

flavio josefo antiguidades judaicas
O registro histórico da vida de Jesus não dispõe de tantas fontes fora da Bíblia. Os mais conhecidos são atribuídos a Flávio Josefo, um judeu que citou Jesus Cristo por duas vezes nas na obra “Antiguidades Judaicas”, em torno de 60 anos depois da Sua morte. E a divindade de Jesus é resumida pela fé, mas não há dúvida da existência de um homem chamado Jesus Cristo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

relatos entre as razões pelas quais Jesus Cristo nunca existiu

Top 10 razões pelas quais Jesus Cristo nunca existiu

A religião é uma das forças mais poderosas do planeta, porém duvidosa. Não há quaisquer …

10 Comentários

  1. é pelo que li no item 6 quero deixar aki uma correcão. a Biblia da sim a data da morte de Jesus, foi em 14 de nisã. infelizmente a data de nascimento nao

  2. Obrigada pelas informações mas data e filho de quem não interfere na personalidade e santidade de Jesus.

  3. Muito verdade o que você está dizendo. O fato é que o homem desde a época de seu nascimento, tentam “explicar” JESUS, e isto está fora de nossa vã racionalidade, pois somos enfermos moralmente falando, e muito mais atrasados espiritualmente falando…JESUS é um mistério que a raça humana jamais será capaz de compreender, porque não seguem seu legado, como raríssimas exceções……………………………………………………………………………

  4. O Natal nunca foi comemorado por causa do nascimento de cristo, ele comemora a chegada do primeiro imperador bárbaro-cristão ao poder, que foi Carlos Magno. Quando ele se converteu ao cristianismo foi nomeado imperador pela igreja. É só vocês pesquisarem aí!

  5. Maria poderia de fato não ser virgem pois a tradução para a lingua Aramaico dizia moça jovem e jovem virgem seria a mesma palavra na lingua sem tradução

  6. Legal George !!

  7. eu já sabia que cristo não nasceu em 25 de dezembro!

    • Irmãos no tempo de Cristo inclui primos. Portanto, Jesus não tinha irmãos. Um primo era chamado de irmão se os pais (homens) eram irmãos. Isto porque tinham a mesma linhagem de sangue. Assim mantinham a contagem das gerações e da linhagem de David. Tiago e os outros eram todos oriundos da mesma linhagem de sangue. Por isso, embora sendo primos, eram considerados irmãos.

      • Mateus: 1. 24. E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25. e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.
        Não a conheceu enquanto ela não deu a luz
        Ou seja depois que ela deu a luz a conheceu então com certeza maria teve outros filhos e a prova disso é esse ossuário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *