Ínicio » Comportamento » Top 10 coisas que vão deixar de existir em razão da internet

Top 10 coisas que vão deixar de existir em razão da internet

Para muitos, é comum sentir a falta dos velhos tempos bons quando não havia internet. As pessoas eram mais sociais, não havia intimidações da internet ou crimes cibernéticos.
Aqueles eram os dias quando as crianças não passavam todo momento olhando para seus celulares. E as festas não eram todas sobre tirar selfies. Nesta seleção estão em destaque as 10 coisas que vão deixar de existir em razão da internet.

10°

As pessoas interagiam com pessoas reais

interagiam como pessoas coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Era de habitual reservar tempo para todas as pessoas especiais na vida. Se fosse desejado conversar com alguém, tinha que planejar uma data e encontro. As amizades eram feitas ao encontrar-se e interagindo pessoalmente.
Atualmente, se for desejado encontrar novas pessoas, tudo o que é necessário é criar uma conta de mídia social e enviar pedidos de amizades para pessoas aleatórias.

As pessoas tinham desentendimentos sem perder a educação

desentendimento entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Isto não significa dizer que os desentendimentos nunca ficavam intensos. Se havia algo a dizer a alguém, tinha que dizer face a face e como uma pessoa real. Atualmente o que se vê na internet é um nível completamente novo.
As pessoas se escondem atrás de seus computadores e postam todos os tipos de coisa online. Elas vão longe demais expondo sua lavagem de roupa suja, como também a roupa suja dos outros, para o mundo todo ver.

A lista telefônica era usada

listas telefonicas entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Antes da internet, era necessário procurar o telefone de alguém na lista telefônica. Então era preciso memorizar isso, ou fixar em um sistema complicado de discagem rápida. Atualmente, tudo o que é necessário fazer é pesquisar um número no Google no smartphone, e está resolvido.

As pessoas compravam revistas

revistas entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Hoje em dia quase todas as pessoas são blogueiras. Então surge a indagação, se existe razão de assinar uma revista quando há tantas histórias interessantes a serem lidas online, e sem custo. Produtoras de revistas como a Abril tem vivido dias de crises com advento e popularização da internet.

A TV era assistida pela família

assistir tv entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet

Naquela época, era costume se reunir em torno da TV e assistir programas familiares ou até as notícias. Não havia muito a fazer de qualquer forma, especialmente se fosse durante as férias escolares e estivesse chovendo.
Atualmente, porém, as pessoas prefeririam assistir vídeos do YouTube pelos notebooks ou smartphones do que passar tempo com a própria família assistindo TV.

Era costume escrever cartas

escrever cartas entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Os dias do correio tradicional não são atuais. Aqueles eram os dias quando havia cartas e pacotes entregues à caixa de correio ou teria que ir ao correio para pegar as próprias cartas. Tudo vinha através do correio, a incluir os extratos bancários.
Era necessário comprar selos, envelopes e papel de escrita. Mas graças à internet, o correio tradicional está vagarosamente morrendo, pois as pessoas enviam emails e mensagens online.

Era costume pesquisar coisas na enciclopédia ou na biblioteca

biblioteca entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Quando era desejado escrever trabalhos, havia necessidade de ir para biblioteca e ler um livro de verdade. A enciclopédia era o Google dos velhos dias. E se a pessoa desejasse ler um romance ou algo, tinha que comprar da livraria ou alugar da biblioteca. Desde que a internet foi inventada, as pessoas raramente lêem livros da biblioteca.

Eram pedidas músicas na rádio

radios entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Antes do YouTube e iTunes, as pessoas tinham que pedir músicas na rádio e esperar as mesmas tocarem. Algumas vezes a estação de rádio tinha tantos pedidos, que a música terminava não sendo tocada. Mas agora, as músicas favoritas estão apenas a um clique.

Se comprava “entretenimento adulto”

adultos entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Isto era como um rito de passagem para adolescentes nos velhos dias. Quando se “chegava à idade”, os amigos fariam pressão para seguir com o ritual de comprar uma revista de conteúdo adulto. Mas esta tendência é quase inexistente. A internet fez possível para qualquer um acessar vídeo adulto, com milhares de websites especializados neste tipo de conteúdo.

Era habitual escrever as palavras de forma correta

palavras erradas entre as coisas que vao deixar de existir em razao da internet
Antes que as pessoas pudessem usar os celulares, era habitual escrever as palavras corretamente, e não havia as abreviações atuais. Enquanto a invenção das mensagens de texto através de celulares começou a tendência absurda de escrever as palavras incorretamente, a internet ajudou na disseminação deste hábito pelo mundo inteiro.
O hábito de escrever as palavras de forma correta é posição líder nesta seleção, das 10 coisas que vão deixar de existir em razão da internet. Embora a internet pudesse ter arruinado muitas coisas, a mesma tem feito muito bem para as pessoas também. Tornou as coisas mais rápidas, fáceis e mais acessíveis.
Antes da internet, ninguém teria pensado em um milhão de anos que seria possível conversa face a face com alguém que está em outro continente. Mas com Skype ou aplicativos como Viber e Facebook, realmente isso é possível. Então a internet não é inerentemente ruim, sendo as pessoas que a usam inapropriadamente, arruinando a mesma.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

nerds entre os tipos de homens que as mulheres amam

Top 10 tipos de homens que as mulheres amam secretamente

Todos os tipos de homens podem ser atraentes para as mulheres, incluindo alguns tipos que …

5 Comentários

  1. Escrever cartas entrou em extinção hahaha

  2. Já diz a velha frase:
    “O problema não é a ferramente e sim quem a utiliza.”

    A internet foi uma das maiores invenções da humanidade, se as pessoas que a utilizam são um bando de imbecis, não é culpa dela.

  3. Comprar revistas pra que se você não lê ela inteira e num site, blog ou canal do youtube você pode ver apenas o que te interessa?

    É ótimo as pessoas não estarem mais assistindo tanta televisão, porque assim elas não são tão manipuladas e não ficam vendo esse monde de lixo que a TV coloca na cabeça das pessoas

    A música realmente melhorou com a internet, você pode pesquisar e ouvir artistas diferentes que você jamais ouviria numa rádio ou veria num programa de TV. Isso dá a oportunidade para que músicos possam mostrar seu talento sem precisar de uma gravadora. Isso acabou com o poder das gravadoras, rádios e emissoras de TV que antes ditavam tudo na música.

  4. A internet trouxe muito mais vantagens do que desvantagens, o problema não é ela, mas as pessoas que as usam, sabendo usar, é algo muito útil e com as vantagens já mencionadas na matéria, também há a vantagem de ser mais ecológica, pois o que se guarda hoje nos favoritos, o que se vê na internet como filmes, livros que se pode ler online, imagens salvas da internet, músicas, enfim, tudo isso pode ser guardado em pastas no computador, sem necessidade de produção e acúmulo de papel, sendo melhor para o meio ambiente e ocupando muito menos espaço físico!

    • Dessa lista tem algumas coisas realmente lamentáveis como a falta de interação com pessoas reais, as pessoas não escrevem mais cartas que eram bonitas de ler e guardar e principalmente as pessoas estarem escrevendo errado…

      Mas o resto eu acho que são coisas boas:

      Lista telefônica é muito ruim porque é grande, pesada, gasta muito papel e principalmente porque é desatualizada, assim como as enciclopédias que ocupam muito espaço físico e na internet você encontra muito mais informações que são atualizadas rapidamente.

Seu comentário é importante!