Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 coisas para ver e fazer em Brasília

Top 10 coisas para ver e fazer em Brasília

No final do século 19, o Brasil tinha decidido criar uma nova capital utópica. A construção começou nos anos 1950 e foi fortemente influenciada pela escrita do monge italiano, Dom Bosco, que sonhava com uma capital utópica no Novo Mundo.

A cidade oficialmente se tornou a capital do Brasil nos anos 1960 e foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nesta seleção estão em destaque as 10 coisas para ver e fazer em Brasília.

10°

Congresso Nacional

Congresso Nacional entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
A construção do Congresso Nacional é tão antiga quanto a cidade de Brasília em si. Ele foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e consiste de uma estrutura plana com dois edifícios altos, onde os escritórios dos membros parlamentares estão localizados.

Além dos parlamentares, o Congresso Nacional também abriga o Senado Federal. Os visitantes têm a possibilidade de conhecer o Congresso e suas salas de dentro e sem qualquer taxa de entrada.

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

ccb entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
O Centro Cultural Banco do Brasil é uma rede de centros culturais, que estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O edifício do centro cultural em Brasília foi projetado, como o Congresso Nacional, por Oscar Niemeyer. O CCBB oferece salas para exibições de filmes, apresentações teatrais, concertos e exposições.

Parque Municipal do Itiquira

Parque Municipal do Itiquira entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
A principal atração deste parque é a cachoeira Itiquira, situando em 168 metros, fazendo dela a maior cachoeira no Brasil todo. Para comparação, as mais altas cachoeiras nas Cataratas do Iguaçu têm apenas em torno de 82 metros de altura.

Veja também:  Top 10 melhores praias de nudismo do mundo

O parque do Itiquira é um verdadeiro oásis natural e o destino perfeito para os passeios de dia da cidade capital. Os visitantes encontrarão uma trilha natural, possibilidade para nadar na água das cachoeiras ou apenas relaxar na natureza. O Parque fica localizado em Formosa (Goiás), quase divisa com Distrito Federal, e é uma excelente opção para quem estiver visitando a capital federal. Fica a 113 km de Brasilia.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Teatro Nacional Claudio Santoro entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
Como a maioria dos edifícios de Brasília, o Teatro Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer no estilo moderno arquitetônico e foi completado em 1966. O Teatro Nacional Cláudio Santoro tem o nome por causa do importante maestro brasileiro, compositor, e violinista de mesmo nome. O complexo tem 3 salas de teatro que acomodam em torno de 1.800 pessoas e apresentam peças de teatro, concertos e convenções.

Memorial Juscelino Kubitschek

Memorial Juscelino Kubitschek entre as coisas para ver e fazer em Brasilia

O Memorial JK é localizado próximo ao parque nacional de Brasília e é dedicado ao fundador e primeiro presidente da cidade capital do Brasil, Juscelino Kubitschek. Uma estátua de 4.5 metros do presidente está em uma plataforma de concreto no parque, assim como os restos mortais de Kubitschek e as várias honras e medalhas que ele recebeu durante sua vida.

Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Brasilia entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
O Parque Nacional de Brasília é localizado fora do centro da cidade e apresenta muitas espécies diferentes de animais vivendo ali, assim como piscinas naturais minerais para nadar. É um parque brilhante para a família inteira e é popular para os moradores e turistas.

Santuário Dom Bosco

Santuario Dom Bosco entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
Esta igreja é definitivamente um dos destaques de Brasília. Indiferente do lado de fora, impressiona no primeiro passo dado dentro da estrutura. De forma quadrada, com longas janelas de cada lado, feitas de diferentes tijolos de vidro azul Murano apresentando um céu estrelado.

Esta igreja é dedicada ao santo padroeiro da cidade, Dom Giovanni Melchiorre Bosco, e abriu suas portas em 1963. O Santuário Dom Bosco foi construído usando o design de Carlos Alberto Naves, um arquiteto brasileiro, e o lugar é terceira posição nesta seleção, das 10 coisas para ver e fazer em Brasília.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

catedral metropolitana de brasilia entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é uma igreja católica romana projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em maio de 1970. Seu nome se refere ao lugar mais alto de peregrinação do Brasil chamado Aparecida. E vale visitar por causa de sua acústica, que permite comunicação em volume baixo a ser ouvida de uma extremidade da construção à outra.

E pela praça de acesso para templo, se encontram as 4 estruturas em bronze, apresentando 3 metros em relação à altura, com representação dos evangelistas. As esculturas foram compostas através do auxílio de Dante Croce, escultor, no ano 1968. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é segunda posição nesta seleção, das 10 coisas para ver e fazer em Brasília.

Veja também:  Top 10 melhores hotéis de São Paulo

Lago Paranoá

Lago Paranoa entre as coisas para ver e fazer em Brasilia
O Lago Paranoá é um lago artificial que foi planejado no final do século 19, mas apenas colocado em prática nos anos 1950 com o presidente Juscelino Kubitschek. E tem uma profundidade máxima de 30 metros e tem 3 pequenas ilhas, que foram criadas enquanto o lago era inundado. É perfeito para nadar, relaxar, esportes aquáticos e desfrutar do belo pôr do sol à noite, sendo o Lago Paranoá posição líder nesta seleção das 10 coisas para ver e fazer em Brasília.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Andaman Sea 3 entre as melhores ilhas do mundo

Top 10 melhores ilhas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 melhores ilhas do mundo, de acordo com o …

3 Comentários

  1. A PF tem muito mais coisas pra fazer em Brasília. E bem mais interessantes rsrs.

  2. JANE TADEU DA SILVA

    Eu acho que o TURISMO lá o maior é visitar as casas dos Político que eles frequentam aonde eles fingem que trabalha pro povo, aonde eles moram com mordomia, pra ver a sede mais corrupta do Mundo Moderno, aonde sao lavados milhões de dólares através das mãos deles, vale apena visitar pra guardar pra novas gerações verem como nós passamos com esses caras.

  3. PARABENS, ADRIANO LUCAS, CITOU TUDO QUE EU QUERIA SABER. JA VISITEI BRASILIA MAS NAO TIVE ESSA INFORMAÇAO COMO VOCE DEU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *