Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 cidades mais frias do Brasil

Top 10 cidades mais frias do Brasil

O clima do país é variado por causa de fatores diversos, sendo exemplo a extensão territorial, fisionomia geográfica, dinâmica de massas de ar e relevo. A dinâmica das massas de ar e suas características são de suma importância, já que age de modo direto sobre a temperatura e pluviosidade, gerando as diferenças climáticas de região.

Em país tropical e habituado com calor e sol, o clima frio se torna real atração de turismo. Nesta seleção estão em destaque as 10 cidades mais frias do Brasil, sendo possível até mesmo avistar neve em dias de inverno.

10°

Urubici, Santa Catarina

Urubici entre as cidades mais frias do brasil
Esta cidade é um dos principais destinos de turismo quando se fala em Serra Catarinense. Com localização a 171 km de Florianópolis e próxima do Parque Nacional de São Joaquim, a cidadezinha tem vários atrativos encantando os visitantes turistas.

As atividades principais se caracterizam turismo de aventura e ecoturismo. Por causa da variedade do seu relevo, Urubici é buscada pelos vários praticantes da descida de rapel nos paredões e cachoeiras, canoagem em rios da área, saltos de asa delta, sem contar cavalgadas, arvorismo, e caminhar nas trilhas.

São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul

Sao Jose dos Ausentes entre as cidades mais frias do brasil
Localizado pelo extremo norte do Planalto Serrano gaúcho, São José dos Ausentes tem pouco mais de 3.000 habitantes, ainda tem inverno rigoroso aos padrões do Brasil, a incluir temperaturas atingindo de forma fácil as marcas abaixo de 0, apresentando geada constante e a fraca precipitação da neve.

São Bento do Sul, Santa Catarina

sao bento do sul entre as cidades mais frias do brasil
São Bento do Sul é uma cidade charmosa do norte do estado, com sua arquitetura européia, conta com várias opções aos turistas que querem desfrutar da cidade pelo inverno ou no restante do ano. Trem da Serra do Mar, belezas naturais, Vale Perdido, e o roteiro histórico que fala do passado colonial de São Bento do Sul integram as atrações.

Urupema, Santa Catarina

Urupema entre as cidades mais frias do brasil
Localizada a altura de totais 1450 metros, possui temperaturas médias correspondendo a 13 graus pelo ano, atingindo 8 graus negativos pelo inverno. Em meses de temperaturas mais frias, a principal atração de turismo se mostra a neve, árvores cobertas com gelo, e lagos congelados.

Inácio Martins, Paraná

Inacio Martins entre as cidades mais frias do brasil

Inácio Martins é um pequeno município no estado, e fez registro de sensações térmicas correspondendo até 4 graus negativos pelo inverno do ano 2012. No entanto, para desfrutar das principais atrações de turismo de Inácio Martins, localizada no sul do Paraná, as cachoeiras de Santinni, Madeirit, e Beto Bazia, o ideal é aguardar o frio ir embora.

Monte Verde, Minas Gerais

Monte Verde entre as cidades mais frias do brasil
Monte Verde a 483 km de Belo Horizonte, e 166 km de São Paulo, possui hotéis e chalés confortáveis para aproveitar o frio. Há opções da gastronomia que seguem de fondue tradicional para deliciosa cozinha de Minas Gerais, com queijos e ótimos vinhos. É localizada em parte mineira da Serra da Mantiqueira, a cidade se mostra destino charmoso e romântico para fazer visita nos dias de inverno.

Foz do Iguaçu, Paraná

foz do iguacu entre as cidades mais frias do brasil
Foz do Iguaçu se resume porta de entrada às Cataratas do Iguaçu, e é ainda uma das cidades de temperaturas mais frias do país. Depois de conhecer as quedas pelo lado do Brasil, os turistas podem também conhecer o lado da Argentina, e ainda cassinos de lá, sem contar comprar na Ciudad del Este, em lado paraguaio da fronteira.

Campos do Jordão, São Paulo

campos do jordao entre as cidades mais frias do brasil
Quando o frio aparece, atingindo até temperaturas negativas, os turistas escolhem Campos do Jordão, que se transforma em um tipo de “Suíça Brasileira” com chocolate quente, luvas, fondue e cachecol. A localização de Campos do Jordão é a mais de 1600 metros acima do nível do mar, na Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo, a cidade é destino de diversão para as pessoas de qualquer idade.

Campos do Jordão tem atrações de cidade, com restaurantes, lojas e bares, e possui também vários passeios, sendo exemplo o arvorismo, trilhas, passeio de trem a bordo da incrível Maria Fumaça em trajeto correspondendo a 4 km.

São Gabriel, Rio Grande do Sul

sao gabriel entre as cidades mais frias do brasil
O apelido de São Gabriel é “Atenas Riograndense” devido ao seu enorme desenvolvimento cultural pelo império, e um conjunto de arquitetura com edifícios coloniais maravilhosos e bem preservados. A cidade, que fica próxima da fronteira com Uruguai, marcou temperaturas de até 4 graus negativos pelo inverno, apresentando geadas fortes que são capazes de embranquecer paisagens. Uma das principais atrações de turismo é o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, apresentando medalhas e ainda relíquias da Segunda Guerra.

São Joaquim, Santa Catarina – A cidade mais fria do Brasil

sao joaquim entre as cidades mais frias do brasil
Esta cidade tem localização a 1360 metros acima do nível do mar, e acredita-se que seja a cidade mais fria do país. A fama começou através de cada inverno vir a registrar a menor temperatura no Brasil. É a cidade com maior probabilidade de neve no Brasil.
Em meio a paisagens de serra lindas e suas várias araucárias. As temperaturas atingem 10 graus negativos no inverno, São Joaquim se caracteriza uma das poucas cidades brasileiras onde se pode ver a neve e desfrutar do real frio, a degustar dos vinhos locais. No mês de abril, época para colher maçãs, que é especialidade da área, São Joaquim faz uma festa que dura por 10 dias, oferecendo shows e vendas das delícias, sendo exemplo compotas, geléias e bolos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 cidades mais caras do mundo

As informações são da Unidade de Inteligência Econômica, da publicação de estudo do The Economist, …

Um comentário

  1. Edson Brettas Peixoto

    Em 2017 tivemos temperaturas de 4,4º negativos em São José dos Ausentes-RS, 4,9º negativos em Bom Jardim da Serra-SC, Serafina Correa-RS com 7º negativos e Bom Jardim da Serra-SC, com 8,8° negativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *