Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 árvores mais antigas do mundo

Top 10 árvores mais antigas do mundo

As árvores estão entre os organismos que vivem uma vida mais longa na Terra. A seleção das 10 árvores mais antigas do mundo não é consensual, e varia segundo o método de datação e bancos de dados usados por cada equipe de pesquisa. Após cruzar informações, foi enumerado as mais antigas árvores de acordo com as técnicas de datação chamadas de cross-dating.
Que é baseada na observação de padrões de correspondência de largura e comprimento entre as cores de mesmos anéis de árvore, e entre as árvores de lugares diferentes, e teste de radiocarbono-14, que determina a idade da amostra por medir a quantidade de carbono-14 que diminui à medida que o tempo passa.
Nesta seleção não estão incluídas outras árvores muito antigas que são encontradas nas pesquisas, porque a datação delas não é rigorosa o suficiente para permitir determinar a ordem exata delas. Então, a situação se restringe às árvores datadas segundo os métodos científicos mencionados anteriormente.
Desde a infância, a experiência com árvores é sentida na vida de todos, até de forma inconsciente. Mas com a vida moderna nas grandes cidades, as pessoas se tornam fragmentadas e individualistas criando uma divisão no contato com a natureza. As árvores são um pilares essenciais para vida no planeta, portanto, é fundamental preservar e respeitar as mesmas.

10°

Miles Juniper

Miles Juniper entre as arvores mais antigas do mundo
A Juniperus occidentalis é uma árvore nativa do oeste dos Estados Unidos. E os brotos desta árvore são de espessura moderada entre junipers, de 1 – 1,6 mm de diâmetro. A coloração da casca é de marrom-avermelhado para marrom, e apresenta folhas verdes. O espécime mais antigo é chamado de Miles Juniper e conta com 1810 anos de idade, e cresce em Sierra Nevada, Califórnia, Estados Unidos.

Rocky Mountain Juniper

Rocky Mountain Juniper entre as arvores mais antigas do mundo
Esta Juniperus Scopulorum se assemelha ao cedro vermelho oriental por causa de sua casca. A folhagem é verde-azulada e dá frutos grandes de azul escuro que podem levar até 2 anos para amadurecer. Estas árvores podem crescer até 50 pés de altura e 30 pés de largura. A mais antiga viva na Terra possui já 1889 anos de idade e vive no norte do Novo México, Estados Unidos.

Subalpine Larch

Com 1919 anos de idade, a respeitável Larix Iyalli é localizada em Kananaskis, Alberta, Canadá. Os ramos são irregularmente torcidos e espaçados. E possui um tronco reto com uma coroa rara e um pouco cônica. Ao longo do tempo, o tronco se tornou escamoso e franzido em pequenas chapas, e escurecido.

SHP 7

SHP 7 entre as arvores mais antigas do mundo
Trata-se de Pinus balfouriana, família foxtail pine, que é uma espécie de pinheiro nativo do Novo Mundo. São 2110 anos de idade, e fica em Sierra Nevada, Califórnia. Seus ramos são curtos e grossos em diâmetro.

Bennett Juniper

Bennett Juniper entre as arvores mais antigas do mundo
É a espécime mais antigo da espécie Juniperus occidentalis com cerca de 2200 anos de idade. É localizada na Floresta Nacional Stanislaus da Califórnia, medindo 26 m e com um diâmetro de 3,88 m.

Rocky Mountain Bristlecone Pine

Rocky Mountain Bristlecone Pine entre as arvores mais antigas do mundo

A Pinus aristata de 2435 anos de idade é situada em Black Mountain, próximo a South Park, Central Colorado, Estados Unidos. Suas características principais são seu tronco torcido e cor marrom-avermelhada de seus ramos. É a mais antiga das 12 espécimes encontradas no mesmo parque.

A presidente

The President entre as arvores mais antigas do mundo
A árvore presidente, Sequoiadendron giganteum, é o nome de uma sequóia gigante localizada no Parque Nacional Sequoia de Nevada, nos Estados Unidos, Califórnia. Esta árvore tem ao mesmo 3200 anos de idade, e possui 2 bilhões de folhas, sendo 247 pés de altura.

Alerce

alerce entre as arvores mais antigas do mundo
Esta conífera maravilhosa, Fitzroya cupressoides, tem uma idade estimada de 3620 anos e é nativa do Chile. Estas árvores podem atingir mais de 45 m de altura, apesar de ter vencido apenas alguns milímetros de circunferência de tronco a cada ano. Assim, pode demorar um milênio até que atinjam a altura máxima delas.

Matusalém

matusalem entre as arvores mais antigas do mundo
Esta árvore também é uma Pinus longaeva, e não recebeu este nome por acidente. Considerada até recentemente o mais antigo espécime do mundo, é estimado que tenha ao menos 4845 anos de idade, e segunda posição nesta seleção, das 10 árvores mais antigas do mundo.
Esta raridade vive em Methuselah Grove, localizado na Floresta Nacional Inyo, Califórnia, e apenas como a árvore anterior, sua localização exata é mantida sob segredo para evitar que a árvore sofra qualquer tipo de vandalismo.

Pinho, Pinus longaeva

pine  entre as arvores mais antigas do mundo
A recente descoberta desta árvore a colocou automaticamente na posição líder desta seleção, tomando o lugar de Matusalém. Ambas pertencem à mesma espécie e ambas foram encontradas no mesmo parque em White Mountains, Califórnia.
Com 5062 anos de idade, esta é a árvore mais antiga viva no mundo. E sua localização exata não foi publicada para evitar vandalismo. A descoberta dela é tão recente, que a árvore não recebeu ainda um nome.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

10 Comentários

  1. Ofélia Dias Ferreira

    Esta classificação não está correcta, porque em Portugal, segundo a abei de ler, existe uma oliveira em Santa Iria da Azoia, Loures, com 2.850 anos de idade.

  2. A árvore mais antiga do mundo é um pinheiro de 9,5 mil anos, chamado “Old Tjikko”, que está localizado na montanha Fulufjallet, em Dalarna, no noroeste da Suécia.

    A árvore mais antiga de Portugal é uma Oliveira localizada em Sata Iria da Azoia

  3. Iemer Felix Grazioli

    Incrível.

  4. Tem uma arvore aq no brasil q tem 3800 anos e nao colocaram ai em cima, preguiça de vcs

  5. Se essas árvores fossem cortadas?

  6. concordo com Lucas Gabriel,o site é ótimo.

  7. Ótimo Site venho aqui diariamente.

  8. o interessante que todas estão localizadas nos EUA , isso e pura falta de pesquisa, aposto que na Amazônia existem arvores mais antiga

    • Nem TODAS, Alerce e Subalpine Larch não são dos EUA e eu concordo em parte com voce, deviam ter feito uma pesquisa melhor porque tipo tem Oliveira De Luras na Itália, Oliveira De Vouves na Grecia, Jomon Sugi no Japão, The Sisters no Libano. Agora Não posso afirmar esse“NA AMAZÔNIA EXISTEM ARVORES MAIS ANTIGA´´ ate onde sei no termo antigo mesmo que entraria nessa lista, aqui no Brasil tem a arvore Patriarca Da Floresta de 3.000 anos de idade, mas esse arvoreS no plural que você escreveu, não sei não >_< )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *