Ínicio » Musicas » Top 10 artistas que mais venderam disco no Brasil

Top 10 artistas que mais venderam disco no Brasil

Nesta seleção estão os 10 artistas que mais venderam disco no Brasil, de acordo com maiores vendagens de artistas nacionais no Brasil, dos formatos físicos e também digitais, segundo as apurações da ABPD, Associação Brasileira dos Produtores de Discos. As vendas digitais começaram a ser contabilizada somente a partir de novembro de 2008, e inclui os downloads na internet e ringtones, vendas realizadas por telefonia móvel.
A ABPD é também responsável por certificar os artistas com selos de discos de Ouro, Platina, Diamante de acordo com a vendagem. Nesse quesito pode-se incluir downloads, CD’s e DVD’s.

10°

Maria Bethânia – 26 milhões

maria bethania entre os artistas que venderam discos no brasil
Maria Bethânia é artista do gênero MPB, de 1965 até o presente, cantora e compositora. Ela nasceu em Santo Amaro, Bahia, 18 de junho de 1946, com participação pela juventude de peças teatrais com Caetano Veloso, seu irmão.
Esta estrela foi eleita a 5ª Maior Voz da Música Brasileira, pela revista Rolling Stone Brasil, sendo prestigiada pelos brasileiros e pela qualidade de seu grande trabalho musical.

Raça Negra – 30 milhões

raca negra entre os artistas que venderam discos no brasil
A carreira de Raça Negra é de 1983 até o presente, no gênero pagode e samba. O grupo de pagode constituído em São Caetano do Sul é um dos pioneiros do desenvolver do pagode romântico, de estilo de samba e muito romantismo.
A musica “É Tarde Demais” foi o maior sucesso do grupo. Ela foi parar no Guinness Book como a música mais tocada em 1 único dia no mundo com 600 execuções da música nas rádios.

Chitãozinho e Xororó – 30 milhões

chitaozinho e xororo entre os artistas que venderam discos no brasil
A dupla sertaneja é sucesso de 1970 até atualmente. Eles são os irmãos José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, naturais da cidade de Astorga, Paraná, constituindo uma das duplas sertanejas de maior reconhecimento no país. Eles gravaram 36 discos e participaram de outros 25 discos especiais.

Xuxa – 30 milhões

xuxa entre os artistas que venderam discos no brasil
A carreira musical de Xuxa é determinada de 1984 até o presente, em gênero infantil. E Maria da Graça “Xuxa” Meneghel, nascida em 1963 em Santa Rosa, é ainda apresentadora de televisão, modelo, empresária brasileira e atriz. Ela venceu por 2 vezes o Grammy Latino de melhor álbum infantil e ganhou entre 1986 e 1992, 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante. Quatro de seus discos estão entre os 10 álbuns mais vendidos na história do Brasil.

Leonardo / Leandro e Leonardo – 35 milhões

leandro e leonardo entre os artistas que venderam discos no brasil

Trata-se da carreira sertaneja de Leandro e Leonardo, considerada de 1983 até 1998. Leandro é Luis José da Costa, e Leonardo é Emival Eterno Costa, nascidos em Goianápolis, Goiás.
Na década de 1980 constituíram a dupla, Leandro e Leonardo, com sucesso pela indústria musical do ano 1989 até 1998, onde um câncer devastador e raro tomou a vida de Leandro, e no ano seguinte Leonardo seguiu carreira solo.

Nelson Ned – 45 milhões

nelson ned entre os artistas que venderam discos no brasil
A carreira de Nelson Ned é definida de 1960 até 2014, de gênero música romântica/brega, seu maior sucesso, e posteriormente cantou musicas gospel. Nasceu em 1947 em Ubá e faleceu em 2014, sendo um grandecantor e compositor brasileiro. Ele foi o primeiro latino-americano com venda de 1 milhão de discos nos Estados Unidos, apresentando-se com grandes nomes da música romântica internacional como Tony Bennett e Julio Iglesias.

Rita Lee – 55 milhões

rita lee entre os artistas que venderam discos no brasil
Rita Lee possui carreira de 1963 até dias atuais, no gênero rock. Nasceu em 1947, em São Paulo, é compositora, instrumentista e cantora. Pela carreira, recebeu premiação de mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro e 5 de diamante. É popular como Rainha do Rock Brasileiro, tendo inciado a carreira com o rock, mas pelos anos, flertou com vários gêneros como MBP e tropicalismo.

Nelson Gonçalves – 75 milhões

nelson goncalves entre os artistas que venderam discos no brasil
Sua carreira é definida de 1941 até 1998, no gênero MPB e samba-canção. Ele nasceu em Santana do Livramento em 1919, e faleceu em 1998. É considerado um dos maiores cantores e compositores do Brasil. Durante toda a sua carreira, gravou mais de duas mil musicas, 183 discos, 128 álbuns, vendeu cerca de 75 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Roberto Carlos – 120 milhões

roberto carlos entre os artistas que venderam discos no brasil
Roberto Carlos possui sua carreira de sucesso desde 1959 até o presente, do gênero MPB e Jovem Guarda. Ele nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 1941, cantor e compositor do Brasil.
E mesmo que tivesse começado a carreira com influência da Bossa Nova, no começo da década de 1960, alterou seu repertório para rock e posteriormente, na década de 70, para a musica romântica, onde permaneceu. E apesar da carreira na música, estrelou filmes interessantes também.

Tonico & Tinoco – 150 milhões

tonico e tinoco entre os artistas que venderam discos no brasil
A carreira de Tonico & Tinoco no sertanejo é definida de 1930 a 1994, e é posição líder nesta seleção, dos 10 artistas que mais venderam discos no Brasil. A dupla caipira brasileira, considerada a mais importante da história da música do Brasil e ainda de maior referência.
Tonico, João Salvador Perez nasceu em São Manuel em 1917, e faleceu em 1994. Morreu com idade de 77 anos, depois da queda da escada do prédio em que residia.
E Tinoco, José Salvador Perez, nasceu em 1920 em Botucatu, e morreu em 2012, sendo artista sertanejo que ficou mais tempo em atividade, durante 82 anos. Ele faleceu com 91 anos de idade, por insuficiência respiratória; antes de morrer passou por 2 paradas respiratórias no hospital.
Foram 60 anos de carreira, com realização de quase 1000 gravações, dividido em 83 discos. As gravadoras com domínio já lançaram no mercado 60 discos. Foram feitas mais de 40.000 apresentações pela carreira. Um feito histórico desses artistas no Brasil.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

nirvana entre as maiores bandas de rock alternativo de todos os tempos

Top 10 maiores bandas de rock alternativo de todos os tempos

As duas últimas décadas do século 20 se depararam com um período de transição para …

22 Comentários

  1. Pessoal, poucos sabem, mas a maneira de medição de vendagem e premiação de discos no Brasil, é uma grande “furada” e desleal, em referência aos países mais sérios. Nos EUA por exemplo, as vendagens de discos de um determinado artista é REAL, pois elas são apuradas pela nota fiscal de vendas ao consumidor final. Então, se um artista de lá vendeu 500 mil cópias, são dados verídicos, pois teoricamente, 500 mil pessoas compraram os discos. Aqui no Brasil não. Aqui, a medição é feita pela nota fiscal de compra dos discos pelos comerciantes de lojas. Isso mesmo!! Aqui um artista recebe o prêmio de “Disco de Platina”, por exemplo, de 100 mil cópias, apenas pelas notas fiscais de “COMPRAS” realizadas pelas lojas. Na verdade e na grande maioria das vezes, os condumidores que compraram seus discos, não chegam nem à 10 mil pessoas. É uma tremenda enganação. Nos anos 90, houve uma contestação deste método brasileiro, por vários artistas e produtores, que não aceitavam essa “maquiagem”, bancada pelas grandes gravadoras ao lado da mídia. Nos anos 80 e 90, havia um cantor (Amado Batista), que vendia mais discos que Roberto Carlos e todos os outros artistas premiados daquela época, pois o problema dele, era que sua gravadora era independente, sem vínculo com a mídia, principalmente TV Globo. Notem que todos os discos de Platina dos artistas, são entregues nos programas Globais.
    Nos EUA e Grã Bretanha, a venda é real, porém quando eles citam seus artistas como os maiores vendedores de discos do mundo, à de se considerar talvez como verdade, apenas os Beatles e Elvis Presley, pois nos anos 70, ninguém vendeu mais discos no mundo, do que o artista Italiano/Francês “ADAMO”. (Só um disco dele, vendeu no oriente médio e europa, mais de 20 milhões de cópias. Isso porque ele tinha seu próprio selo e gravadora e então, as gigantes americanas/inglesas (na época), CBS, EMI, ATLANTIC, DECCA, PHILIPS, POLYDOR e etc, juntamente com os principais órgãos das indústrias fonográficas e Billboard daqueles países, não levaram em consideração as vendas de discos do ADAMO.
    Por isso, é muito errôneo acreditar que “a suposta lista” de maiores vendedores de discos, tanto aqui no Brasil, como no mundo, possam estar corretas. Não existe uma medição precisa, principalmente aqui no Brasil.
    Tenho 60 anos, sou músico (velho, mas ainda na ativa) e colecionador de discos dos anos 60 e 70, internacional e nacional. Comecei minha coleção em 1966, aos dez anos e naquela época, aqui no Brasil, as vendas eram sérias. No âmbito internacional, a grande maioria dos discos mais até hoje, são exatamente os dos anos 60 e 70.
    Com a globalização do uso do computador para baixar músicas, as vendas de todos os artistas (novos e antigos), despencaram no mundo desde de 2005.

  2. Helton Pedrosa Veríssimo

    Informação totalmente sem nexo essa. O grande artista do século passado e ainda presente na atualidade foi o nosso inesquecível saudoso, Vitor Mateus Teixeira, (O famoso Teixeirinha) o qual em seus gloriosos trabalhos, com mais 720 composições próprias gravadas, vendeu mais discos que que o grande artista pop Americano Michael Jackson!!!

  3. Como a Rita Lee pode ter 55 milhões de cópias vendidas com um numero inferior a 35 discos lançados e não ter nenhum disco com vendagem superior a 2 milhões de cópias?

    Falo isso porque as listas de 10 discos mais vendidos no Brasil variam entre a faixa entre 2 e 3,5 milhões de cópias ( recordista é xuxa ou Padre Marcelo)….

    Trabalhei em loja de discos nas decadas de 70 e 80 e tirando o disco que tem lança perfume que seguramente vendeu mais de 1 milhão, os demais todos, incluindo as épocas dos mutantes e tutti frutti tinham vendagens bem discretas e nunca chegavam ao topo da parada de mais vendidos…

    O mesmo não se pode falar de Roberto Carlos esse sim o maior vendedor de discos brasileiro, mas também é estranho não ter nenhum disco do Roberto entre os top 10 de todos os tempos….

    Acredito que se a contagem fosse cumulativa (somando todas as tiragens , reedições etc de todos os anos, como é feito com o thriller de michael jackson nos Eua, para exemplo) um disco como ” em ritmo de aventura” ou ” detalhes” seguramente devem ter tiragens superiores a 4 milhões de cópias….

    O mesmo vale para Teixeirinha, que deve ter o disco “coração de luto” como o mais vendido no Brasil de todos os tempos, apenas a contagem de vendas , sobretudo antes dos anos 80 no Brasil é de uma imprecisão de dar dó.

  4. milionario e ze rico vendeu quase 55 milhoes ,e porque não aparece ai,vcs ta por fora.se liga

  5. “Teixeirinha teve um recorde de venda de discos sendo que até 1983, lançou 70 LPs e vendeu 88 milhões de cópias. Estima-se que até os dias atuais tenha ultrapassado a marca de 120 milhões de cópias em todo o mundo.” A lista só botou os mais conhecidos, mas tá bem errada, falta gente ai

  6. Tonico e Tinoco eram conhecidos em todo Brasil, talvez as músicas não são conhecidas na voz deles, pela juventude; mas aposto que todos conhecem, por exemplo: MORENINHA LINDA, TRISTEZA DO ZECA, entre outras.

  7. Como é possível uma dupla já extinta há muito tempo e de sucesso apenas regional ter vendido mais discos que o Rei Roberto Carlos de sucesso nacional e internacional e que vende discos até hoje. Quando viajo ao exterior sempre vejo Cds e DVDs do Roberto a venda. Não conheço nenhuma música dessa dupla Tônico e Tinoco, se tivessem vendido tanto assim com certeza seriam mais conhecidos. Estou seguro que assim como eu milhares de pessoas nem sabem quem foi essa dupla. Com certeza houve algum erro de contabilização, não faz o menor sentido essa vendagem de 150 milhões. Roberto é ídolo em toda a América Latina e tem fãs pelo mundo afora e ainda hj seus shows tem ingressos esgotados no Brasil e no exterior.

  8. Roberto Carlos foi salvo pelo Boni, que o apelidou de Rei, e deu a ele um especial, na então imbatível Globo, na época tava morto no cenário musical isso foi lá por 74, portanto conheça a historia antes de comentar seu Erich. Eu conheço a historia, vc ouviu falar. Por acaso já ouviu falar em Tião carreiro e Pardinho??? é outra dupla que talvez tenha vendido mais que Roberto Carlos. Hoje quem vende 50 mil copias é considerado o bam bam bam da música. João mineiro e Marciano vendiam dois milhões de copias. em 1950 Cascatinha e inhana venderam proximo a 3 milhoes de copias com a música: Índia. Erich se liga,, vc não sabe nada, entendeu!!! se vc não viveu a historia, estuda menino!!!

    • Quem deu o apelido de Rei ao Roberto CArlos foi o chacrinha. Ao contrário do que muitas ´pessoas pensam, Antes da rede globo existir, Roberto Carlos tinha um sucesso avassalador, provavelmente muito maior que o de hoje em dia, que não é nada desprezível. As pessoas quando não gostam de um artista se incomodam com seu sucesso, mas com um mínimo de pesquisa você querendo fazer jus a verdade teria que reescrever todo esse texto acima, notadamente permeado de equivocos para invalidar o sucesso que você gostaria que não fosse por mérito dele.
      Só para lhe dar exemplo vc já ouviu falar da Jovem guarda de 1965, do festival de San remo de 1968, dos recordes de bilheteria no cinema nacional de ritmo de aventura, por exemplo?

  9. MIlionario e Jose rico venderam em torno de 35 milhoes de copias porque nao aparecem nas estatisticas.

  10. não se esqueçam que está lista falta mestre teixerinha este foi 0 maior em vendas quem conhece das antigas irá saber .

  11. francisco ferreira

    que porra de zeze e luciano vivem correndo atras da globo,leonardo sim e o maior dos sertanejos.parabens leonardo rei sertanejo

  12. Na verdade está lista está faltando Zezé Di Camargo e Luciano com 40 milhões de discos vendidos e Milionário e José Rico com 35 ou 37 milhões de discos vendidos.

  13. José Moreira Fontinele

    ERICK, nessa mesma linha de pensamento vcs mais jovens acham que os mais velhos são burros e que somente jovem possui todas as formas de capacidade, não sei se vc assiste telejornais onde com certa frequencia passa historias de senhores e senhoras de 75, 78, 80 e 83 anos fazendo faculdades.

  14. Sem contar que Leonardo após a morte do Leandro já vendeu 15 milhões de exemplares. São todos excelentes cantores, mas o Roberto é pura mídia, venderia mais se fosse mais humilde.

  15. se não perceberam são todos cantores antigos, não existia a pirataria nessa época, tem muitos cantores bons que venderia muito se não fosse a pirataria e internet.

  16. as coisas hoje em dia seria diferente se não fosse a pirataria

  17. as pessoas que criticam a musica sertaneja tem que se render a ela, por que dificilmente outro artista vai atingir a marca de 150 milhões de disco vendidos, e entre os 10 mais artista que mais venderam 3 e do gênero sertanejo

    • Esses caipiras nunca venderam 150 milhoes nem aqui nem em lugar nenhum, os caras eram conhecidos so no sudeste e sul, ja Roberto Carlos e’ conhecido em todos Brasil e America Latina, como pode 2 caipiras vender mais? essa lista ai ta furada.

      • Chora na cama que é lugar quente Erick Rocha

      • Os sertanejos venderam muito porque estavam na mídia desde os anos 30 do século vinte. E nessa época eram os mais conhecidos e eram os que mais eram tocados. È por isso que vendiam muito. Meu pai e avôs só conheciam esses artistas, praticamente.

        • E também, a associação brasileira de produtores de discos possuem dados estatísticos, portanto não tem interesse em mentir. Mesmo porque os artistas em comento já estão mortos e não dão mais lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *