Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 animais mais rápidos do mundo

Top 10 animais mais rápidos do mundo

É interessante lembrar o maior velocista de todos os tempos, bi campeão olímpico e mundial, a lenda Usain Bolt. O jamaicano com recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, alcança em suas provas velocidades médias acima de 40 km/h, com redefinição de limites da velocidade humana.
Porém, nesta seleção são definidos 10 animais mais rápidos do mundo, e ao nível de simples e direta comparação, os animais vencem por velocidade muito maior apresentada.

10°

Zebra – 64 km/h

zebra e um dos animais mais rápidos
As zebras pelas savanas africanas são grandes alvos para leões e ficam atrás em maratona contra seus predadores. Porém, não são abatidas com tamanha facilidade, já que a velocidade, considerando as listras, gera o efeito visual confundindo felinos; pois estes enxergam em preto e branco, e não são capazes de diferenciar a silhueta do animal, com possibilidade para erros.

Coiote – 69 km/h

coiote entre os animais mais velozes
O coiote é canídeo da América do Norte e possui habilidade desenvolvida para que o cardápio não se limitasse à ave, assim lebres, veados e mais animais velozes ficam definidos como presas. O coiote também é capaz de comer frutas, cobras, carniça e insetos.

Pato-eider – 76 km/h

Pato-eider voa muito rápido
O pato-eider vive a maior parte do tempo pelo mar, com mergulhos para achar os alimentos, ou seja, estrelas do mar, moluscos e crustáceos. Porém não é ao nadar que o mesmo alcança a maior velocidade, e sim em vôo, para migrar para sul anteriormente à chegada do inverno ao seu habitat natural.

Gnu – 80 km/h

gnu entre os animais mais rápido do mundo
Gnu é parente dos búfalos, vacas e antílopes, e um dos maiores mamíferos africanos. Mesmo chegando a 270 kg, este animal necessitou desenvolver habilidade da corrida, com objetivo de escapar dos leopardos, hienas e leoas. Gnu é herbívora e, no geral, vive em grupo, migrando para grandes distâncias para encontrar comida e água.

Leoa – 80 km/h

leoa

As leoas são denominadas caçadoras natas e ainda capazes de disparar a tal velocidade em distância pequena, em especial ao caçar. O motivo é que muitas das presas são bem velozes, o gnu é exemplo. Fatores contribuem para corrida mais confortável e de leveza, como peso, em torno de 180 kg, e falta de pêlos espessos.

Gazela-thompson – 80 km/h

gazela thompson entre os animais mais velozes do mundo
Trata-se de espécie bem comum pela África, vivendo por grupos de cerca de 50 animais. E mede, na média não ultrapassando 60 cm, pesando 25 kg; pelo pequeno porte é possível realizar curvas de velocidade e eficiência, como ajuda para escapar do predador guepardo.

Antilocapra – 98 km/h

antilocapra
Essa característica especial é por questão evolutiva, ou seja, escapar do predador que é extinto guepardo-americano. Antilocapra é quadrúpede e foi alvo de pioneiros norte-americanos, quase sendo extinto. A salvação é pela proibição da caça, totalizando mais de 3 milhões, pela América do Norte.

Agulhão-vela – 110 km/h

Agulhao-vela
É também popular como peixe-espada, e vive em oceanos tropicais. O agulhão-vela possui a extremidade do focinho pontiaguda e longa, que auxilia no corte da pressão da água, com velocidade aumentada para locomoção. Assim, há auxílio para fuga contra predadores, como o próprio homem, e para captura de peixes pequenos.

Guepardo – 115 km/h

guepardo entre os animais mais rapidos
O corpo do guepardo ajuda na agilidade dos movimentos, e unhas permanecem sempre expostas e se fincam ao chão, para evitar derrapagem em curvas.
A cauda longa e o tronco esguio auxiliam no corte do vento e para ter equilíbrio; já linhas pretas por baixo dos olhos são responsáveis por impedir o reflexo do sol a atrapalhar caçadas pelo dia. A arrancada impressionante é de 72 km/h.

Falcão peregrino – 320 km/h

falcao peregrino o animal mais rapido
O falcão peregrino é o animal mais rápido do mundo, com velocidade máxima atingida na caça. Para alcance da presa, o mesmo fecha as asas, com mergulho ao ar, usando gravidade em favor; assim é atingido 320 km/h, ou seja, quase a velocidade máxima do carro de F1, que alcança 370 km/h.
O animal mede entre 38 e 53 cm de comprimento, podendo alcançar até 1,5 kg. Vive pelo hemisfério norte, no Canadá e Estados Unidos, e aves compõem sua alimentação, como pombos. O falcão migra para Brasil em temporada de primavera, sendo possível avistar até em grandes cidades, ao trocar ninho em penhascos por topo de arranha-céus.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

16 Comentários

  1. O “morcego de cauda livre brasileiro” é o mamífero mais rápido do mundo, mais rápido que o segundo da lista e mais rápido que o falção peregrino que só atinge tal velocidade em vôo de queda e não em vôo horizontal. Parabéns, mais um brasileiro no topo do mundo.

  2. E o andorinhão?

  3. Vou falar apenas três animais Terrestres, Aéreos e Marítimos, porque existe mais…

    Animais Terrestres:

    Cabra-de-Leque 90 Km/h
    Cavalo Quarto de milha 88 Km/h
    Uapiti 72 Km/h

    Animais Aéreos ( Voo Horizontal ):

    Andorinhão-mongol 170 Km/h
    Merganso-de-poupa 160 Km/h
    Falcão-gerifalte 130 Km/h

    Animais Marítimos:

    Marlim listrado 80 Km/h
    Cavala-da-índia 77 Km/h
    Atum de barbatana azul 76 Km/h

  4. gente o que foi colocado foram os fatos.
    se a ave atinge 320km/h esse é um fato.
    se voa ou nada ou corre , não é discutido as dificuldades de cada modalidade.

    e se voar fosse facil como tão falando ai, toda ave atingiria mais de 300km…e sabemos que não é assim

  5. Cade o Jaguar, Cavalo que é bem mais rápido que que o pato e se esse peixe tem essa velocidade em baixo da água tem que calcular mais pois como a água tem gravidade acaba deixando ele mais lento, e comparar animais que voão com animais que correm é sacanagem por animais que voão dão rasante que seria tipo uma queda livre então eles ganham vantagens por conta disso

    • Victor o Falcão mesmo se for em voo horizontal atinge velocidades superiores a 150 Km/h…
      Por isso não vais pela queda livre..

    • vitor, acho que voce nao entendeu, ou se faz de tonto, o adriano lucas colocou exatamente como deve ser, o falcao é o mais veloz e ponto final, se tem o ambiente ao seu favor é outra coisa, o peixe se tirar ele fora da agua simplesmente vai ser igual a uma lesma morta ou seja zero de velocidade pois que eu saiba ele nao respira fora d’agua, entao meu caro partindo do seu raciocinio eu seria o animal mais rapido do mundo se acaso eu exterminasse com os que sao mais rapidos que eu. Nao exite se(tirar isso ou colocar aquilo)o fato é que o falcao comprovadamente é o mais rapido

  6. Vc não pode comparar animais que voam com animais que correm, porque é mais fácil voar que correr

  7. Olha o leão africano nunca que chega a essa velocidade, sua velocidade varia de 50 a no máximo 60 km/h, o mesmo se vale a o gnu que também não tem tanta velocidade. Acho melhor vocês darem uma pesquisada porque a lista está errada!

  8. correto, a velocidade diminutiva, comparada de um leopardo para um guepardo, e uma comparação relevada, segundo especialista em estimulo e supervisionamento animal.

  9. Leopardo? ou guepardo? que eu saiba é um guepardo! leopardo consegue alcançar uma velocidade muito abaixo dessa! reveja essa lista por favor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *