Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 animais de vida mais longa do mundo

Top 10 animais de vida mais longa do mundo

Muitos animais marinhos como ouriços do mar, lagostas têm relativamente altas taxas de mortalidade no oceano, pela colheita e pesca. Porém, quando são deixados sozinhos, eles poderiam viver até 100 anos ou mais. Há uma única criatura no planeta que poderia viver mais que o restante dos seres vivos. A seguir estão os 10 animais de vida mais longa do mundo.

10°

Rougheye Rockfish

Rougheye Rockfish peixe de vida mais longa
Este peixe é conhecido também como blacktip rockfish e cresce até máximo, em torno de 97 cm em comprimento. O macho da espécie pode viver por até 3 anos.
Mas a fêmea está entre as criaturas aquáticas de vida mais longa e foi constatado que pode viver até 200 anos. A espécie habita de maneira subaquática entre 198 e 670 metros de profundidade no Oceano Pacífico; se alimenta de caranguejos, peixes, camarões, entre outros.

Red Sea Urchins

ourico do mar vermelho entre os animais mais velhos
Este ouriço (Strongylocentrotus franciscanus) vive em águas pouco profundas do Oceano Pacífico, desde o Alasca até Baja Califórnia no México. É tipicamente encontrado nas costas rochosas, abrigados da ação extrema das ondas. E em muitas vezes ultrapassa 30 anos, porém cientistas encontraram alguns exemplares que apresentavam mais de 200 anos de idade.

Baleia-da-Groenlândia (Bowhead Whales)

baleia da groelandia um das mais velhas do mundo
Esta baleia é de cor escura, sem barbatana dorsal, e é segunda baleia azul em comprimento, mas poderia viver até 60-70 anos, semelhante às outras baleias. Alguns estudos sugerem que algumas Baleia-da-Groenlândia atingiram 150-200 anos de idade. Uma baleia em particular viveu até 211 anos de idade e outras 4 viveram mais que 100 anos de idade.

Shortraker rockfish

Shortraker rockfish um dos animais de vida mais longas
Está classificado em espécies do tipo demersais que surgem do sudeste da península Kamchatka, Rússia, para Fort Bragg, Califórnia. O peixe pode crescer mais de um metro e pesar 20 quilos.
Desde 1991 a caça deste peixe tem sido limitada para prevenir excesso de pesca e caça. Um exemplar foi capturado no sul das Ilhas Pribilof em profundidade estimada de 640 metros, com uma estimativa de vida entre 90 e 115 anos de idade.

Mexilhões de pérola de água doce (Freshwater Pearl Mussels)

Mexilhoes de perola de agua doce

Trata-se de um molusco bivalve aquático, considerado pelos biólogos marinhos como espécie ameaçada de extinção. É um dos invertebrados de vida mais longa que existe, e o exemplar mais velho já visto foi na Estónia, foi capturado em 1993, quando tinha 134 anos de idade.

Warty Oreo

warty oreo peixe
É um peixe marinho da espécie Allocyttus verrucosus que surge em todos os oceanos do sul em profundidades entre 300 e 1.600 metros. O comprimento é de até 42 cm e vivem em águas de encostas continentais, e formam em grandes escolas sobre terreno áspero. São criaturas de longa vida, em até 210 anos de idade. Isso o define como o macro vertebrado de mais longa vida no mundo.

Tartaruga Gigante

tartaruga gigante
As tartarugas gigantes são animais de habitação em terra reclusa que são famosos por apresentar longa vida. Uma tartaruga de tamanho médio poderia viver em torno de 100 anos, a depender da sua saúde e ambiente em que vive. Registros apontam que Adwaita, tartaruga macho gigante de um zoológico na Índia, viveu até 250 anos de idade (foto). Esse animal aparece também na listas do animais ameaçados de extinção.

Ocean Quahog

Ocean Quahog ming
Este é um típico molusco bivalve da família Arcticidae, encontrado principalmente em torno da costa escocesa. Os moluscos não se movimentam muito, cavam profundamente na areia ou lama e vivem ali por longos períodos. Eles crescem muito lentamente, e uma vez que a quantidade da população foi reduzida, podem levar um longo tempo para recuperação.
Em 2006, foi capturado um exemplar vivo da espécie que viveu entre 1499-2006. Isso mesmo, foram 507 anos de vida.

Esponja da Antártida (Antarctic Sponge)

esponja da artartida
A Esponja da Antártida naturalmente surge no oceano Antártico. E as baixas temperaturas dessa região fizeram com que esta criatura ficasse imóvel e ter um crescimento extremamente lento. A planta quando deixada sozinha pode prosperar por séculos, milênios até. Já foi registrado por cientistas uma amostra da espécie que estimava em 1550 anos de idade.

Água-viva

agua viva Turritopsis dohrnii
Trata-se de animal marinho de livre nado, consistindo de um gelatinoso sino em formato de guarda-chuva e tentáculos que rastejam pelas aguas. A água-viva habita todos os oceanos, da superfície até o fundo do mar e poucos habitam em água doce.
A criatura gelatinosa vive por no mínimo, 500 milhões de anos, ou possivelmente mais. Mas um determinado tipo de água-viva vive pela eternidade. A espécie Turritopsis dohrnii é o único animal capaz de reverter completamente fase de pólipo depois de ter alcançado determinada idade.
Quando a água-viva imortal é exposta ao estresse ambiental, está doente ou velha, ela pode reverter para fase de pólipo, formando uma nova colônia de pólipo através do processo de trans diferenciação ou reprogramação de genealogia.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

rinoceronte negro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos

Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um …

6 Comentários

  1. Queria ser uma água viva para viajar todo o mar e nunca morrer

  2. cara são animais e não deminios samuel belle se liga man

  3. Mais uma desnecessária e sem nexo lição de moral pseudo-religiosa de alguém que acha que com essa conduta “virtuosa” vai ter algum benefício futuro puxando o saco divino. Esse texto é sobre animais longevos, não sobre religiosidade…

  4. Eu queria ser uma agua viva para viver pela eternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *