Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 animais com vida mais curta do mundo

Top 10 animais com vida mais curta do mundo

Os animais formam um reino com mais de um milhão de espécies. Porém, os fósseis encontrados apontam que número muito superior de espécies animais já habitou o planeta, mas, atualmente se encontram extintas. As razões das mortes são adversas, porém algumas vivem bem menos do que se imagina.

Nesta seleção estão em destaque os 10 animais com vida mais curta do mundo. Algumas destas criaturas podem nem sequer caracterizar surpresa para algumas pessoas. Enquanto o tamanho não seja realmente um fator determinante em relação à duração da vida, estes animais são também muito pequenos.
Veja também os animais de vida mais longa do mundo.

10°

Coelhos – 7 a 12 anos

coelhos entre os animais com vida mais curta do mundo
Infelizmente para os amantes de pequenos coelhos, as versões domesticadas destas criaturas peludas vivem apenas entre 7 a 12 anos. Então, para quem possui um, cuide bem e quem sabe, talvez seja possível provar que os cientistas estejam errados.

Porquinho-da-Índia – 4 anos

porquinho da india entre os animais com vida mais curta do mundo
Aqui é dado um grande salto em gráfico para o próximo animal e seu período de vida. Em termos do porquinho-da-índia, estas pequenas criaturinhas são esperadas quem vivam um máximo de 4 anos. Este animal se caracteriza roedor, que na situação de viver na natureza, geralmente vivem nos grupos pequenos, compostos pelas fêmeas, machos e os próprios filhotes que seguem a se reproduzir e compor a colônia. Ou seja, a natureza desta criatura é permanecer sempre junto a outro da própria espécie, assim a indicação é ter ao mínimo uma dupla como pets.

Peixe-Mosquito – 2 anos

peixe mosquito entre os animais com vida mais curta do mundo
O pequeno peixe-mosquito tem duração de vida geral de apenas 2 anos, o que é muito perturbador, uma vez que for observada a beleza deste animal de perto. O peixe-mosquito se caracteriza espécie de peixe de água doce, ainda popular, de modo simples, por sua denominação genérica gambusia. Em várias vezes é denominado peixe-mosquito do oeste, para diferenciar o mesmo do peixe-mosquito do leste. Os machos apresentam até 3.5 cm, e sobre as fêmeas, 6 cm.

Camaleão – 1 ano

camaleao entre os animais com vida mais curta do mundo
O camaleão pode parecer muito antigo, um pré-histórico, no entanto, é estimado que ele tenha um período de vida de somente um ano. Sim eles podem mudar de forma, no entanto, não parecem acrescentar alguns anos extras à própria vida.

Rato – 1 ano

rato um dos animais mais inteligentes

O rato médio de casa empata com o camaleão em termos de duração da vida. É difícil para um rato, as pessoas tentando o capturar e matar, apesar de ter expectativa de vida de somente um ano.

Libélula – 4 meses

libelula entre os animais com vida mais curta do mundo
As libélulas têm algumas cores lindas, mas, elas apenas divertem as pessoas com sua beleza por 4 meses. É incrível pensar que a libélula seja quinta posição nesta seleção, dos 10 animais com vida mais curta do mundo, considerando quanto pouco este animal vive.

Mosca-Doméstica – 4 semanas

moscas entre os animais com vida mais curta do mundo
Da próxima vez ao perseguir uma mosca-doméstica, pense que ela estará ao redor somente por 4 semanas. Trata-se de espécie de díptero braquícero, as moscas, de família Muscidae. E se resume um dos insetos mais comuns, sendo presença global na maior parte de climas do planeta. A mosca pode fazer pouso na comida, e a contaminar com bactérias, se caracterizando responsável por propagar várias doenças.

Formiga voadora – 3 semanas

formigas voadoras entre os animais com vida mais curta do mundo
As formigas voadoras deixam para trás a expectativa de vida da mosca-doméstica em 1 semana. É possível imaginar ter apenas 3 semanas para viver assim que nasce? É absolutamente mórbido.

Gastrotricha – 3 dias

Gastrotricha entre os animais com vida mais curta do mundo
Deve estar imaginando o que seja gastrotricha. Trata-se de micro-organismos que podem ser encontrados em biomas marinhos. E não são visíveis aos olhos e vivem apenas por um máximo de 3 dias. O corpo possui mais de 2 camadas de tecidos, órgãos e células. E tem sistema digestivo completo, faringe, boca, intestino e ânus. Apresentam sistema nervoso e cérebro, não apresentam sistema circulatório. Trata-se de hermafroditas diferentes de mais asquelmintos. E sua locomoção decorre de certas formas, rastejar, deslizamento ciliar, saltos.

Efemerópteros – 1 dia

Efemeropteros entre os animais com vida mais curta do mundo
Estes animais são posição líder nesta seleção, dos 10 animais com vida mais curta do mundo. Infelizmente, estes efemerópteros vivem apenas por um dia. Os efemerópteros formam uma ordem dos artrópodes de pertencimento para classe Insecta, denominados de forma popular como efêmeras ou efeméridas.

Em relação à caracterização, se apresentam animais longos, apresentando corpo mole e dimensão pequena a média, com possibilidade de chegar até 4 cm sobre comprimento. A denominação efémera tem relação com o fato de o adulto viver somente poucas horas, sem alimentação, com dedicação a só reproduzir e para postura de ovos da geração posterior. E apresentam asas membranosas, tendo numerosas veias, e asas posteriores se resumem menores em comparação com as anteriores.

Eles têm pequenas antenas, olhos formados muito desenvolvidos e 3 filamentos longos pelo abdome. As efêmeras adultas têm peças bucais atrofiadas e sistema digestivo não funcional, já as ninfas têm peças bucais de tipo mastigadoras.

As efémeras vivem em zonas próximas aos corpos de água doce parada ou de curso de lentidão. O grupo é fundamental à ecologia de próprios habitats devido à importância de suas ninfas em cadeia alimentar. Por causa da própria sensibilidade para condições físico-químicas do meio, efémeras se resumem um dos grupos de maior uso nos programas para biomonitoramento da qualidade da água.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

piranha entre as criaturas mais mortais da amazônia

Top 10 criaturas mais mortais da Amazônia

A Floresta Amazônica é um dos lugares mais fascinantes do mundo, e nesta seleção estão …

3 Comentários

  1. JANE TADEU DA SILVA

    E a vida dos pássaros qual é a expectativa delas, quando não são ceifadas pelo ser humano, porque a espécie dos papagaios vivem muitos anos e outros pássaros tem esse tempo também, agora sobre os ratos ao qual eu tenho horror já pensou se eles vivessem mais, hoje estaríamos com uma população menores que as deles no Mundo.

    • Mano deixa o cara em paz só por que ele não botou um animal que vc queria que estivesse aqui não precisa cobrar ele desse jeito. O site é ótimo então …. VAI SE FODER kk

      • JANE TADEU DA SILVA

        Quem falou que o Site não presta, eu fiz um questionamento por querer saber sobre os que citei, se tu quer saber eu acompanho o Adriano Lucas senão falhar a memória a mais de 4(quatro) anos, e sou uns de que acompanham ele aqui, que mais comento os temas dele que posta, portanto me desculpe não use palavras chulas sem saber qual foi minha intenção de querer saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *