Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 alimentos ricos em proteína

Top 10 alimentos ricos em proteína

Os aminoácidos são blocos de formação das proteínas e podem ser essenciais e não essenciais. Os não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, mas os essenciais não são fabricados pelo organismo, daí a necessidade de ingestão dos alimentos fontes de proteínas para obtenção destes aminoácidos essenciais.
As proteínas de origem animal são fornecedoras de aminoácidos de alto valor biológico, logo, é proteína completa, devido à mesma conter todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções adequadas para necessidades orgânicas.
E as proteínas de origem vegetal, são de baixo valor biológico, já que possuem quantidade menor de aminoácidos essenciais. A alimentação rica em proteína auxilia a ganhar massa muscular e na queima da gordura.
Porém o consumo destes alimentos ricos em proteína de origem vegetal é fundamental para o vegetariano, já que oferecem o crescimento de tecidos, unhas e cabelos. Nesta seleção estão os 10 alimentos ricos em proteína, com quantidade de proteína em destaque para porção de 100 g do alimento posicionado.

10°

Lentilha – 9,1 g/proteína vegetal

lentilhas proteina
As lentilhas apenas apresentam um aminoácido essencial, então devem ser consumidas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas, por exemplo, a sopa de lentilhas com pão. A dica para adicionar lentilhas no cardápio é acrescentando na sopa, em pratos recheados, cozidos.

Trigo Sarraceno – 11 g/proteína vegetal

trigo sarraceno um dos alimentos ricos em proteinas
Este alimento é denominado energizante e nutritivo, com altas quantidades de farelo, e disponível em variedades, leve ou integral, sendo a integral mais nutritiva. O trigo sarraceno não apresenta glúten, é adequado então para dieta celíaca. A quantidade de proteína encontrada é superior em comparação com arroz, milho ou trigo.

Quinoa – 12 g/proteína vegetal

quinoa um dos alimentos ricos em proteinas
A quinoa é rica em proteínas, e auxilia no fortalecimento muscular, em especial para os praticantes de exercícios físicos. As quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir colesterol.
A quinoa é alimento importante no cardápio, e também auxilia no fortalecimento dos ossos e para prevenir doenças como hipertensão e osteoporose, pelas quantidades de cálcio.

Soja – 12,5 g/proteína vegetal

soja um dos alimentos ricos em proteinas
A soja é um grão rico em proteínas, e o cultivo iniciou na Ásia há mais de 5 mil anos. A exploração comercial passou para o Ocidente somente na segunda década do século vinte, pelos Estados Unidos. A soja oferece muitos benefícios para saúde, ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e auxilia a elevar níveis de HDL, colesterol bom.

Ovo – 13 g/proteína animal

ovo um dos alimentos rocps em proteinas

Ovo é alimento fonte rica de proteína e mais 13 nutrientes essenciais. Os ovos apresentam grandes benefícios para olhos. Segundo estudo, um ovo diariamente pode prevenir degeneração ocular pelo conteúdo de carotenóides, em especial luteína e zeaxantina.

Pescada – 19,2 g/proteína animal

pescada um dos alimentos com mais proteinas
A pescada é determinada peixe de carne branca e por este detalhe é caracterizada por apresentar baixos teores de gordura, em torno de 5%, e elevados teores de proteínas. Trata-se de boa opção para indivíduos que estão em regime de dieta.
Em comparação com peixes gordos, a pescada tem menor teor de ácidos gordos ómega-3, mas favorece para melhoria de níveis de colesterol e permite reduzir a pressão arterial diastólica e perímetro da cintura.

Salmão – 23,8 g/proteína animal

salmao um dos alimentos ricos em proteinas
O salmão além de delicioso pode ser caracterizado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, pela presença de nutrientes capazes de melhorar humor, ainda reduzir flacidez, evitar envelhecimento precoce, prevenir contra doenças inflamatórias e do coração, entre outros benefícios.

Queijo – 26 g/proteína animal

queijo entre os limentos ricos de proteina
O queijo é alimento importante para ganhar peso. É item repleto de proteínas, cálcio, vitaminas, gorduras, e minerais. Para formação e crescimento do músculo, as proteínas são necessárias.
Já para processos baseados em gordura no corpo, e melhoria da função metabólica, respectivamente, são necessárias gorduras e cálcio. O adequado é comer quantidade ideal, realizar atividade e dormir o suficiente.

Carne de Vaca – 26,4 g/proteína animal

carne de vaca entre os limentos ricos de proteina
A carne de vaca apresenta significativo valor nutricional, como fonte por excelência de proteína animal, é rica em ferro. E representa boa fonte de vitaminas do complexo B, B1, B2, B3, B6 e B12. A carne de vaca ocupa a segunda posição entre os 10 alimentos ricos em proteína.

Carne de Frango – 32,8 g/proteína animal

carne frango e rico em proteina
A digestão do frango é mais fácil em comparação com a carne bovina, e é opção de proteína importante direcionada para dieta. A carne de frango apresenta quantidade de gorduras saturadas muito menor comparando com carne bovina. E estas gorduras são responsáveis pela maioria das situações de problemas cardíacos na atualidade.
Na carne de frango, é encontrada enorme variedade de vitaminas, em especial vitaminas do complexo B, fundamentais para metabolismo celular, pois são essenciais nos processos energéticos, e para órgãos internos como fígado, intestino, e estômago, como também além, para órgãos mais exteriores e visíveis como cabelo e pele.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

batatas entre os alimentos que você não vai acreditar que causam cancêr

Top 10 alimentos que você não vai acreditar que causam câncer

Qualquer alimento modificado por produtos químicos ou cultivados com produtos químicos pode ter uma reação …

7 Comentários

  1. Feijão preto tem 21g prot. por 100g.

  2. Não dissemine mentiras pesquisei e deu o mesmo resultado os alimentos com mais proteinas são os de origem animal e não vegetal , os vegetais com proteinas suprem a necessidade de proteina de vegetarianos mas os que tem mais proteina mesmo são os de origem animal

  3. Na verdade brocolis e couve não tem mais proteina que carne não eles são os que tem mais proteina no mundo vegetal mas em geral não são as carnes mesmo

  4. Vocês estão se esquecendo do brócolis e da couve!!! Elas contém muito mais proteínas que o frango, é só pesquisar!!!!!!! Além disso, são naturais, não contém hormônios, não incitam à crueldade animal. ; )

  5. JANE TADEU DA SILVA

    Só delicias, por isso devemos acatar a dica, porque a saúde é bem mais precioso que devemos preservar, pra sermos mais Matuzalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *